MC
03
-
Política
e
Prática
da
Educação
Online
Colaborativa
Sinopse
Como fazer para que o meu curso on-line seja eficiente? ou ainda...Como me sentir a vontade na condição de professor-orientador de estudos online?
Se considerarmos que o aluno desempenhará um papel que, na maioria das vezes, não desempenha, ou seja, assumir responsabilidades sobre a produção do conhecimento, desenvolver a colaboração na comunidade e também realizar o gerenciamento deste processo de aprendizagem, então podemos medir o desafio ao professor. Tenho observado que o uso da Tecnologia de Informação de um curso é rapidamente assimilado pelos professores. Porém ter uma personalidade de facilitador não se constrói com a mesma simplicidade. Por isto vale a reflexão de se perguntar:
"- eu quero ser um facilitador da educação em ambiente virtual?
Nesta primeira hora do mini-curso também discutiremos o caráter da "estrutura do curso" e do "diálogo" de facilitação para a aula em ambiente virtual colaborativo. Trarei casos de como tem dado certo em minhas experiências como professor-orientador.
Na segunda hora o objetivo será propor uma maneira de fazer do curso virtual um sucesso, sem se sobrecarregar de trabalho. Pode acontecer com um professor ao entrar no ambiente virtual pense que deverá comprometer-se a responder “mail a mail” de seus alunos. Com a tendência de trabalharmos com turmas na ordem de 60 ou mais alunos e sendo a participação do aluno através de suas colocações um fator chave para a avaliação de um curso on-line constitui-se uma situação delicada. Neste momento pretendo conduzir os participantes ao entendimento prático de que realmente o professor tem que ser presente mesmo que seu compromisso oficial esteja marcado para um único dia na semana. Porém será apresentada em benefício a técnica da “costura virtual” a nós ensinada pelo eminente Dr. Andrew Feenberg pode garantir a qualidade do curso sem nos sobrecarregar de trabalho. Faremos alguns exercícios práticos. (http://www.textweaver.org/Manual%20de%20Uso%20do%20TextWeaver.htm )
Seguindo a prática das oficinas anteriores dos congressos ABED, a terceira hora dá início a 2ª etapa do mini-curso. Nesta pretende-se discutir objetivamente como planejar para a excelência, a estrutura do curso virtual.
O professor de um curso online é também seu administrador. A estruturação de um curso online nos torna melhores na concepção e planejamento de nossas atividades como professores em geral. Neste encontro quero detalhar como monto um plano de curso após minhas referências teóricas, pesquisas pessoais e experiências aplicadas. Vamos dialogar sobre o interesse do público-alvo que provoca a definição dos objetivos. Da avaliação continuada e mediadora que identificará a melhor estratégia para ser aplicada em benefício do público-alvo estabelecido. Da relação da estratégia com suas necessidades de recursos e da avaliação do curso e dos resultados dos alunos-participantes bem como nossos resultados de professores.
Na quarta hora abordaremos como efetivar na prática do seu curso virtual o “Aprender a Aprender”
A grande vantagem que o ambiente virtual de um curso colaborativo oferece é a de se fazer uma educação focada no aprendizado. Neste encontro pretendo passar minhas investigações que tem base teórica conhecida (Piaget, Maturana, Paulo Freire, Fredric Litto entre outros), com a minha prática de 20 anos realizando a educação da liberdade que leva a autonomia.
O que faço efetivamente para que o ambiente propicie o “Aprender a Aprender” será o foco deste encontro onde estaremos tratando de algo que, em minha opinião, é por vezes mais importante do que o próprio conteúdo que venha a ser tratado em nossas aulas.
Reiniciando o mini-curso em seu terceiro e último momento, proponho discutir como avaliar de forma contínua através da Educação Online Colaborativa. Uma avaliação não pode ser sinônimo de fiscalização. Neste encontro pretendo trazer minha experiência na indústria, na gestão da qualidade, além da minha crença de ser melhor fazer uma “Avaliação Mediadora”, no modelo teórico de Jussara Hoffmann e também Pedro Demo.
O mini-curso será finalizado por uma atividade de conversas cruzadas onde oferecerei o espaço para a discussão ampla fechando o mini-curso sobre questões e idéias revolucionárias que estão disponíveis, mas que ainda não estão sendo usadas. Estarei aberto para todo tipo de questionamento direto que pretendo humildemente responder na hora ou através de um fórum especialmente montado para valorizar as possíveis indagações e trocas inteligentes que aflorem a partir da atividade. Há muita coisa interessante para se falar a respeito da evolução da educação online colaborativa e o embalo que está tendo a partir da adoção declarada pela UK Open University em relação a ela no ano de 2007.
Posterior ao evento: fórum ou blog aberto aos participantes. Comprometo-me a dialogar por 30 dias sem ônus em termos de custos adicionais.
Marcelo
Cabeda
é
Oceanólogo
pesquisador,
trabalhou
por cinco
anos no
arquipélago
de
Fernando
de Noronha
onde
desenvolveu
a
consciência
ambiental
entre a
população,
na Escola
da IIha e
as bases
do Projeto
Tamar e do
Parque
Marinho
por lá
instalados.
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