MC
01-
Estratégias
de
Marketing
na
Educação
a
Distância
João
Vianney
Objetivo:
Realizar
com
os
participantes
um
mergulho
em
profundidade
na
identificação
dos
principais
players
da
educação
a
distância
no
Brasil,
classificando-os
por
categoria
de
produto
ofertado,
por
público-alvo,
por
preço
praticado;
por
estratégia
de
comercialização
e
por
abrangência
para
decodificar
as
diferentes
estratégias
de
comunicação
e
marketing
utilizadas.
E,
ao
final,
realizar
exercícios
com
os
participantes
para
produzir
sugestões
de
estratégias
de
marketing
para
EaD
em
oficina
de
criatividade.
Programa:
1.
Os
diferentes
produtos
da
Educação
a
Distância
no
Brasil
-
Educação
aberta
profissionalizante
-
Educação
corporativa
não
certificada
-
Programas
preparatórios
para
exames
profissionais
-
Programas
preparatórios
para
concursos
públicos
-
Cursos
supletivos
-
Cursos
de
graduação
-
Cursos
de
pós-graduação
2.
A
segmentação
do
mercado
nos
diferentes
produtos
-
Os
principais
players
em
cada
categoria
de
produto
-
O
posicionamento
de
mercado
por
abordagem
metodológica
e
arranjo
tecnológico
3.
As
formas
de
comercialização
da
educação
a
distância
no
Brasil
-
Cursos
livres
e
gratuitos
oferecidos
pela
iniciativa
privada
-
Cursos
gratuitos
na
educação
regular
(instituições
públicas)
-
O
sistema
de
franquias
na
educação
a
distância
-
O
sistema
de
venda
em
modelo
vertical
(uni-institucional)
4.
As
estratégias
de
marketing
dos
principais
segmentos
-
O
marketing
de
massa
4P
no
segmento
de
comodites
na
educação
a
distância
-
A
comunicação
no
segmento
de
cursos
regulares
e
gratuitos
-
O
marketing
por
segmentação
na
categoria
de
produtos
diferenciados
-
Hipercompetitividade:
como
estabelecer
marca
e
posição
em
ambiente
de
superoferta?
5.
As
estratégias
one-to-one:
o
uso
dos
recursos
da
comunicação
digital
-
Estratégias
de
atração
de
candidatos
-
Mecanismos
de
confirmação
de
matrículas
-
Estratégias
de
manutenção
de
alunos
-
Estratégias
de
fidelização
de
ex-alunos
-
O
conceito
de
alumni
aplicado
ao
Brasil.
6.
Atividades
de
grupo
-
Exercícios
para
análise
e
decodificação
de
estratégias
em
campanhas
reais
-
Exercícios
de
proposição
de
campanhas
a
partir
de
produtos
reais
e
players
reais
João
Vianney
é
diretor
do
campus UnisulVirtual,
unidade
de
educação
a
distância
da
Universidade
do
Sul
de
Santa
Catarina
–
www.unisulvirtual.com.br
–
Vianney
é
psicólogo
e
jornalista.
Cursou
pós-graduação
em
Psicologia
da
Comunicação,
mestrado
em
Sociologia
Política,
e
doutorado
em
Ciências
Humanas.
Contato:
vianney@unisul.br
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