MC10 - Work-based Learning: Uma proposta de inovação no e-learning? Carmem Maia
No Brasil,
mais de
70% dos
adultos
trabalhadores
não
possuem
formação
acadêmica,
mas
possuem
ampla
experiência
profissional
em
diversas
áreas. A
proposta
da
educação
pelo
trabalho
é
oferecer
uma nova
alternativa
de
aprendizagem
para
adultos
trabalhadores,
aproveitando
a própria
experiência
desenvolvida
no
trabalho
como
conteúdo
de
aprendizagem. Programa: 6h O que é Work-Based Learning - Educação pelo Trabalho Experiências de sucesso Princípio da HEutagogia, Inteligência Coletiva, Comunidades de PRatica - um suporte pedagógico para o work-based learning; Diferenças entre e-learning e educação pelo trabalho; Desafios para professores , alunos, instituições de ensino e empresas;
Como
fazer-implantar
no Brasil. Objetivo: Trazer ao participante um panorama geral das diversas possibilidades do work-based learning, uma alternativa para a aprendizagem de jovens e adultos implementada e utilizada há mais de 20 anos no Reino Unido. Com a metodologia do work-based learning, o trabalho realizado na empresa torna-se a base para o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno-funcionário. Durante o mini-curso será discutido como esse formato pode ou não revolucionar o atual estágio de e-learning no ensino superior e nas universidades corporativas.
Público: Gestores e coordenadores de universidades corporativas, ávidos por novas metodologias de ensino; educadores e entusiastas da educação que sejam inovadores, criativos, open-minded e ousados, cansados do mesmo formato dos ambientes virtuais de aprendizagem e dos currículos engessados dos cursos superiores; pessoas despertas para seu processo de aprendizagem; e público em geral interessado no que acontece de novo no mundo, na vida, no trabalho e na sociedade.
Carmem Maia é jornalista de formação, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi diretora de ensino interativo da Universidade Anhembi Morumbi de 1990 a 2004, quando foi fazer pós-doutorado no Institute of Education da Universidade de Londres. BAseada em Londres como pesquisadora do London Knowledge LAb, voltou sua área de atuação para alternativas e oportunidades de aprendizagem no ensino superior. Pesquisando durante dois anos Work Based LEarning e suas aplicações no REino Unido. Atualmente pesquisa criatividade no ensino superior.
|