MC07
- ECoDI:
A
Criação
de
um
Espaço
de
Convivência
Digital
Virtual
para
a
Aprendizagem,
utilizando
mundos
virtuais
em
3D
(Active
Worlds
e
Second
Life)
Eliane
Schlemmer
-
autora
principal
Luciana
Backes
-
integrante
da
equipe
Helena
Soares
e
Bruno
de
Faria
Bandeira
-
bolsistas
de
iniciação
científica
Quais
os
objetivos
do curso?
O objetivo
desse
mini-curso
consiste
em
possibilitar
a
experimentação
de um
espaço
digital
virtual de
informação,
de
comunicação
e de
interação
para a
oferta de
processos
de ensino
e de
aprendizagem
na
modalidade
de
Educação a
Distância.
Esse
espaço por
meio da
sua
representação
em 3D e
das
possibilidades
que
oferece,
favorece o
desenvolvimento
de
propostas
metodológicas
que
promovam
processos
educativos
fundamentados
numa
concepção
epistemológica
interacionista/construtivista/sistêmica,
de forma
que
efetivamente
se
constituam
enquanto
espaço de
convivência
provocador
de
aprendizagens.
Como
será a
didática
do curso?
A
metodologia
do
mini-curso
está
fundamentada
na
concepção
epistemológica
interacionista-construtivista-sistêmica,
que se
revela na
seguinte
proposta:
A partir
de uma
conversa
inicial os
participantes
irão
explorar
os MDV3D (Active
Worlds e
Second
Life), por
meio de
desafios
serão
instigados
a realizar
determinadas
ações, que
permitirão
a eles
melhor
conhecer
as
possibilidades
desses
MDV3D
para o
contexto
da
Educação
Digital,
seguidas
de um
processo
de
reflexão e
socialização
com os
demais
participantes.
Como
sistematização
será
proposta
uma
discussão
final e um
registro
sobre as
aprendizagens,
sentimentos
em relação
à elas e
potencialidades
dos MDV3D
para os
processos
de ensino
e de
aprendizagem.
Para esse
curso está
previsto o
uso de
laboratório
com
acesso ao
Active
Worlds e
Second
Life.
Convido a
todos que
tenham
curiosidade
e
interesse
para
estarem
conosco
nesse
mini-curso.
Eliane
Schlemmer:
Doutora em
Informática
na
Educação -
Universidade
Federal do
Rio Grande
do Sul -
UFRGS,
Mestre em
Psicologia
- UFRGS,
Bacharel
em
Informática
-
Universidade
do Vale do
Rio dos
Sinos
UNISINOS.
Professora
e
Pesquisadora
do
Programa
de
Pós-Graduação
em
Educação
da
Universidade
do Vale do
Rio dos
Sinos -
UNISINOS;
Coordenadora
do Grupo
de
Pesquisa
Educação
Digital -
GP e-du
UNISINOS/CNPq,
no qual
atualmente
desenvolve
as
pesquisas
"A
FORMAÇÃO
DO
EDUCADOR
NA
INTERAÇÃO
COM O AVA
EM MUNDOS
VIRTUAIS:
Percepções
e
representações"
(coordenadora)
e
Aprendizagem
com
Mobilidade
no
contexto
organizacional
.
Conceptora
do
AVA-UNISINOS
, do
Agente
Comunicativo
Mariá, do
Mundo
Virtual
AWSINOS e
do Espaço
de
Convivência
Digital
Virtual (ECoDi).
Esse
último
integra a
tecnologia
de
Ambientes
Virtuais
de
Aprendizagem,
Mundos
Virtuais e
Agente
Comunicativo.
Membro do
Comitê
Gestor da
Comunidade
Virtual de
Aprendizagem
da Rede de
Instituições
Católicas
de Ensinos
Superior -
CVA-RICESU
Principais
áreas de
atuação:
Educação:
Informática
na
Educação,
Educação
Digital,
Novas
Modalidades
em
Educação
(Educação
a
Distância
(e-learning,
b-learning),
Educação
Pervasiva
(m-learning,
p-learning,
u-learning),
Ambientes
Virtuais
de
Aprendizagem,
Mundos
Virtuais,
Agentes
Comunicativos,
Comunidades
Virtuais,
Metodologia
de
Projetos.
Atua desde
1989 na
área, com
experiência
em
Educação
Infantil,
Ensino
Fundamental,
Ensino
Médio,
Ensino
Superior,
incluindo
Pós-Graduação
lato sensu
e stricto
sensu e
formação
de
professores.
Administração:
Tecnologias
de
Informação,
e-learning,
b-learning,
m-learning,
p-learning,
u-learning,
Gestão da
Informação
e da
Interação,
Comunidades
Virtuais e
Metodologia
de
Projetos.
Atua desde
1997, com
experiência
em Ensino
Superior,
assessoria,
consultoria,
formação,
capacitação
e
treinamento.
Luciana
Backes
é Mestre
em
Educação -
UNISINOS;
Especialista
em
Informática
- UFRGS e
Graduada
em
Pedagogia
-
UNISINOS.
Professora
do Curso
de
Especialização
em
Informática
na
Educação -
UNILISALLE
(Canoas -
RS);
Professora
do Curso
de
Especialização
Linguagem,
Escrita e
Tecnologia
- UNIVATES
(Lajeado -
RS) e
Participante
do Grupo
de
Pesquisa
GP e-du
UNISINOS/CNPq
|