MC 06 - Como planejar e implantar uma Web Rádio -  Uma  Fascinante e Simples Metodologia Colaborativa que Permite Ampliar o Alcance e o Público da EaD.

André Genesini, Monica Mandaji e Adriana Santos

 

Introdução

 

Fascinante. Este poderia ser um dos adjetivos utilizados para denominar o  rádio. O rádio atinge um público numeroso, anônimo e heterogêneo  que o caracteriza como um veículo de comunicação de massa. O rádio  “fala” a mensagem e o receptor ouve. Isso faz com o ouvinte não precise ser alfabetizado. O radio é emocional, pois cria um “diálogo” com o locutor e desperta a imaginação das pessoas, pelas palavras e pela sonoplastia. A voz do locutor, a música e os efeitos sonoros podem estimular a emoção do ouvinte. Comunicadores e pesquisadores definem o rádio como um veículo criativo por ser  propício ao experimento e a inovação.

A Web rádio supera as limitações tradicionais do rádio que é a comunicação por transmissão, unidirecional e sem interação. Como a Internet permite a colaboração, a rádio pela Web permite um grande nível de interação e uso combinado de outras tecnologias como flash, fórum, chat, ambientes lúdicos como o jogo Second Life  e sites feitos com a colaboração em mente.

O  Web-rádio é um instrumento simples que é usado pelos alunos para produzirem programas, com base em suas pesquisas, que leva o conhecimento para além dos muros da escola ou do ambiente de e-learning. Como  metodologia o web-rádio estimula a criatividade, o trabalho em grupo e a efetiva relação entre teoria e prática. As pautas na web-rádio são construídas de forma coletiva e neste exercício a construção dialógica  é uma relação fundamental do processo. Como o programa vai ser ouvido por um publico variado o conteúdo produzido deve ter relevância para a realidade do ouvinte e deve ser apresentado de modo atraente.

 

Estudo de Caso

O IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana (www.ipla.org.br) tem em seu site público uma rádio mantida pelos próprios alunos. Na rádio são debatidos os problemas do país mais tratados pela mídia, sob um enfoque psicanalítico. Os programas de rádio fazem parte  do planejamento  curricular do instituto e tem relação com outros textos, vídeos, aulas, debates e atividades interativas on-line.

A rádio funciona também como instrumento de ligação e interação com a comunidade interessada em psicanálise.

 

Objetivos

Ao final desse workshop os participantes serão capazes de:

*        Definir o que é um Web-rádio  e quais as possibilidades de uso como tecnologia educacional.

*        Compreender  o básico do processo de funcionamento e planejamento de um web-radio e quais as possíveis interações com o currículo educacional.

*&        Compreender  de maneira geral quais os recursos materiais e pessoais necessários para a implantação e operação de uma web-rádio.

*        Planejar, produzir e publicar um programa de rádio simples em um servidor de transmissão de mídia via web.

*        Debater sobre as principais teorias de ensino-aprendizagem que dão suporte ao uso educacional de um web-rádio.

*        Compreender como o web-rádio pode se beneficiar das ferramentas de interatividade da Internet para obter uma experiência educacional mais eficaz

 

Conteúdo do Mini-Curso

 
 

Módulo

Tempo

Breve história do uso educacional do rádio e estudo de casos de uso da rádio para fins educacionais.
 

1 hora

Estudo de caso detalhado:

Web rádio do IPLA (Instituto da Psicanálise Lacaniana).
Como foi planejado e  desenvolvida a Rádio Lacaniana. Operação e usos da rádio. Como a rádio se insere no currículo e no planejamento educacional do IPLA.
 

1 hora

Como desenvolver um roteiro para web-rádio.

Atividade teórico-prática aonde a classe se divide em grupos que vão desenvolver um roteiro. O roteiro será executado na segunda parte do curso. O roteiro deve aproveitar a experiência profissional dos grupos para produzir um conteúdo educacional relevante, que seja apresentado de maneira atraente para um público interessado em educação a distância.
 

1 hora

Almoço

 

Como produzir e publicar um programa de web-rádio em um servidor de transmissão via web.
- Atividade teórico-prática aonde os grupos vão produzir o roteiro planejado na atividade anterior e publicar um pequeno programa de web-rádio, que vai ficar disponível em um servidor de áudio na Internet.
- Serão também planejadas atividades de interação e colaboração via web, que usem o programa produzido como base.
- Antes e durante o processo de produção dos programas, serão introduzidos os principais conceitos educacionais que podem orientar a produção e utilização de programas de rádio para fins educacionais na era da Web 2.0 .
 

3 horas

 

 

Mônica Mandaji

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1990) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora da Universidade Paulista -Unip. Possui Especialização em Mídias Interativas aplicadas a Educação pela PUC SP e atualmente  cursa doutorado em Educação no núcleo de Educação e Currículo, sob a orientação da Professora Doutora Maria Elisabeth B. B Almeida. O tema de Estudo é: A Internet na Prática educativa e social. Durante a sua vida profissional atuou na área de Gestão Pública, onde foi Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo na Cidade de São Vicente. Atuou também como jornalista profissional junto a Sindicatos, empresas e Instituições com destaque para O Investnews (Gazeta Mercantil 2001/2003). Como professora atuou no Instituto Europanamericano de Ensino e Educação - Europan, onde foi coordenado do curso de Publicidade e Propaganda e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP.

 

Adriana Carvalho dos Santos

Coordenadora do CEAD (Centro de Educação a Distância) do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Professora de informática no Ensino Fundamental, Graduação e Terceira idade. Mestranda em Educação:Currículo pela PUC/SP, especialista em Informática na Educação.

 

André Gomes Genesini

Engenheiro de Sistemas Microsoft. Há mais de 10 anos consultor na área tecnológica, tendo prestado serviços para empresas como Fujitsu, General Motors e Hospital Pan-Americano. Professor de Gestão da Produção e Estratégia no Senac, no Centro Universitário de Maringá e na Uniasselvi de Blumenau. Bacharel em administração de empresas pela FGV-SP e Mestrando em Educação-Currículo pela PUC-SP. Desenvolvedor de conteúdos multimídia para educação a distância. Professor de confeitaria na USC de Bauru.