MC03
-
Gestão
da
EaD:
A
Formação
de
Autores
e
Tutores
no
Modelo
Pedagógico
Rita
Borges
e
Heloisa
Argento
Ementa: A
formação
do
professor
autor-
Limites e
Possibilidades;
A
interatividade
e a
garantia
da
interdisciplinaridade
na geração
dos
materiais
instrucionais;
A formação
do tutor-
A teoria e
prática do
processo;
O
professor
autor e
tutor no
modelo
pedagógico.
Objetivos:
Discutir
os limites
e
possibilidades
na
formação
de
professores
autores em
programas
de EaD; -
Relacionar
a proposta
do
material
instrucional
com a
formação
do
professor
autor;
-
Contextualizar
a formação
dos
tutores no
programa
desenvolvido;
-
Relacionar
o
professor
autor e o
tutor no
modelo
pedagógico
de EaD;
- Discutir
as
vantagens
e
desvantagens
do
professor
autor
atuar como
tutor.
Prospecto:
Possui a
seguinte
ementa:
1 –
Discutir
as
possibilidades
na
formação
de
professores
autores em
programas
de EaD.
(1h):
Perfil do
professor
autor -
Como se
iniciam o
processo
de
produção
pelo
professor
autor e
sua
integração
no projeto
pedagógico
do curso;
A
capacitação
no modelo
desenvolvido
junto à
equipe de
professores.
A troca
intensa e
constante
entre os
diferentes
membros da
equipe de
EaD;
Possibilidades
e limites
do autor
interagir
com outros
autores
para expor
o conteúdo
de sua
disciplina;
A
integração
entre as
disciplinas;
Os nexos
entre os
diferentes
conteúdos.
2- A
interatividade
e a
garantia
da
interdisciplinaridade
na geração
dos
materiais
instrucionais
(2h): O
lugar
estratégico
que o
material
instrucional
assume em
programas
de EaD-
Funções
pedagógicas
na
elaboração
de
materiais
instrucionais-
A
linguagem:
hipertextual,
interativa,
o processo
comunicacional
e sua
aplicação
no modelo
pedagógico.
3- A
formação
do tutor-
A teoria e
prática do
processo
(2)
Habilidades
e
Competências
pretendidas;
As
competências
de tutoria
essenciais
ao EaD na
prática; O
papel da
tutoria no
desenho
pedagógico
do curso;
A gestão
do tutor e
sua
interação
na(s)
tecnologia(s)
utilizadas
no
programa
de EaD;
Funções do
tutor e o
atendimento
ao aluno
na
construção
do
conhecimento.
4- O
professor
autor e
tutor no
modelo
pedagógico(1)
Sujeitos
na
construção
do
conhecimento
coletivo e
colaborativo;
A
linguagem
dialógica
no
modelo/desenho
pedagógico
do curso;
A
avaliação
como
prática
pedagógica
de autores
e tutores;
A formação
continuada
no modelo
pedagógico.
Rita de
Cássia
Borges
–
Pedagoga,
Especialista
em Gestão
da EaD-
UFJF e
Planejamento
Educacional
- UCB,
Mestre em
Sociologia
pela UFRJ
e
Doutorado
em
Engenharia
de
Produção –
COPPE-UFRJ.
Atua há
mais de 20
anos em
educação,
como:
pesquisadora,
consultora
em
Sistemas
de
Educação
Básica,
Educação
Superior e
Educação
Corporativa
e Docente
em
Universidades.
Na
Universidade
Castelo
Branco foi
Coordenadora
Pedagógica
da EaD e
recentemente
atuou como
Coordenadora
Geral de
Educação a
Distância
do Centro
Universitário
Augusto
Motta
-responsável
pela
implantação
e direção
do
Programa
de EaD da
instituição.
É
Avaliadora
Institucional
e de
Cursos de
Graduação
do INEP/MEC
.
Atualmente
participa
na
qualidade
de Gestora
de
Produtos
da St@ff.Edu
Assessoria
e
Consultoria
Educacional,
empresa
que tem
como
objetivo
assessorar
às
Instituições
de ensino,
empresas
em geral e
Universidades
Corporativas
no
planejamento
e gestão
de
Projetos
de
Educação.
Atua
também na
Fundação
Pró-Cefet
como
Consultora
na
Implantação
do
programa
de EaD.
|