MC 02 - Produção de Material Didático Impresso para EaD Janae Gonçalves Martins e Bernadétte Beber
Conhecer a
EaD
implica
buscar na
historicidade
dos atos e
fatos a
compreensão
das
possibilidades
de
transformações,
das
dificuldades
e
facilidades.
Significa
inserir-se
e
integrar-se
num tempo
e espaço,
num
contexto
de
demandas
por
formação e
suas
influências
sobre a
educação
presencial
que
conhecemos
e a
não-presencial,
na
reorganização
do
trabalho
docente e
nos
processos
de
aprendizagem.
Tem como
objetivo
ensinar
técnicas
para
tornar o
material
didático
atrativo e
compatível
com as
propostas
institucionais
de cada
escola.
Por outro
lado,
destina-se
espaço,
também, ao
conteúdo
impresso
digitalizado.
Em ambos
os casos,
há
necessidade
de
conhecimento,
devido às
características
intrínsecas
e
específicas
de cada
linguagem. · Conhecer as continuidades e rupturas entre educação presencial e a distância; · Relacionar os conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do processo ensino-aprendizagem; · Identificar os critérios de qualidade necessários à produção do material didático; · Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas na utilização de material didático instrucional; · Estabelecer o perfil e habilidades do profissional da equipe de produção do desenvolvimento do material didático instrucional. · Situar a produção de material instrucional no processo da modalidade de educação a distância.
Conteúdo 1) A Mediação Pedagógica em EaD: relação professor X aluno 2) Redimensionando Tempo e Espaço na Educação a Distância 3) Etapas para Construção do Projeto de Material Didático para EaD 4) O Texto Didático Impresso para EaD: 4.1) Recursos e Orientações para a Produção de Material Didático 4.2) Recursos e Dicas Para a Produção de Material Didático 4.3) Estratégias de Produção Textual
Metodologia Aulas expositivas dialogadas; Debate em pequenos e grandes grupos; Uso de recursos audiovisuais; Dinâmicas de grupo; Trabalho individual.
Janae Gonçalves Martins Doutora: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação: Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Atualmente, trabalha no Instituto Superior de Tecnologia – IST – SOCIESC, como professora e no departamento de EaD. Atuou como pesquisadora no Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS no ano de 2005. Atuou também como Coordenadora Operacional do Departamento de Educação a Distância da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, de 2002 a 2004, onde gerencio uma equipe composta por quinze profissionais que são doutores, doutorandos e mestres onde o campo de pesquisa é na área de tecnologia e educação. De 1995 a 2000 ministrou disciplinas de estatística e matemática nos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Univali. Atuo como professora colaboradora do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina como Tutora de Orientação de 39 Dissertações, participação em 80 bancas de mestrado, qualify e doutorado, 52 trabalhos publicados em anais de eventos e outros. Esteve envolvido com a área tecnológica e educação desde 1996, mais especificamente com a Educação a Distância (EaD). Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância.
Áreas de Pesquisa: ü Educação a Distância ü Jogos na Educação ü Aprendizagem Baseada em Problemas
ü
Tecnologia
e Educação Modelos de Educação a Distância;
Disciplinas: ü Teorias contemporâneas de aprendizagem aplicadas na tecnologia ü Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambientes virtuais de aprendizagem ü Tecnologia e educação ü Ambiente virtual de aprendizagem ü Educação a Distância ü Matemática
ü
Estatística Bernadétte Beber. Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) - na área de mídias e educação. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) na área de mídia e conhecimento. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná e em Psicopedagogia pela Fundação Regional Jaraguaense (FERJ) (1995). Graduada em Pedagogia - Habilitações em Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Didática e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Itajaí (1995).
|