Capítulo III - Da Inscrição e Recebimento dos Trabalhos
Art. 5 - O prazo final para inscrição no Prêmio
de Excelência em Educação a Distância ABED
2005 é 17 de agosto de 2005.
Art. 6 - Os trabalhos e a documentação comprobatória
podem ser encaminhados
1. Pela Internet (e-mail):
a. colocar como assunto Prêmio de Excelência em EAD-2005
e indicar, no e-mail, a categoria a qual o trabalho se encaixa e seu
título;
b. indicar o nome completo do(s) autor(es), endereço, telefone
e e-mail, número do RG e do CPF;
c. síntese do trabalho apresentado;
d. se for o caso, informações completas sobre a instituição
a qual o(s) autor(es) estiver(em) vinculado(s);
e. a resposta da ABED, via e-mail, acusando o recebimento do projeto
configura-se como comprovante de aceitação do trabalho.
2. Por correio:
a. em envelope lacrado, com a indicação Prêmio
de Excelência em EAD-2005 assim como a categoria na qual o trabalho
se encaixa e seu título;
b. a folha de rosto deve conter o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es),
assim como endereço, telefone, e-mail, RG e CPF;
c. síntese do trabalho apresentado;
d. currículo sintético do(s) autor(es);
e. caso o(s) autor(es) esteja(m) vinculado(s) a alguma instituição,
anexar informações completas sobre ela.
f. a resposta da ABED, via e-mail, acusando o recebimento do projeto
configura-se como comprovante de aceitação do trabalho.
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Somente após o recebimento
dos documentos complementares comprobatórios do trabalho, a comissão
de inscrição da ABED confirmará, por e-mail ao
responsável pela Inscrição, a aceitação
dos trabalhos que poderão participar do Prêmio.
PARÁGRAFO SEGUNDO - Os documentos comprobatórios
dos trabalhos inscritos, devidamente embalados e identificados com o
nome do autor/instituição responsável, título
do trabalho e a categoria a que o trabalho concorre, deverão
ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente no mesmo período
da inscrição, no seguinte endereço:
Associação Brasileira de Educação a
Distância - ABED
Rua Vergueiro, 875, 12 andar, conj. 123 - Liberdade
CEP 01504-000 São Paulo - SP
A/C: Equipe Prêmio de Excelência 2005
Art. 7 - A apresentação do trabalho via correio,
internet ou pessoalmente, equivale à inscrição
no Prêmio de Excelência em Educação a Distância
ABED 2005 e corresponde à aceitação, pelos participantes,
das disposições do presente regulamento.
Capítulo IV - Das Categorias de Trabalhos
Art. 8 - O Prêmio de Excelência em Educação
a Distância ABED 2005 é entregue a trabalhos classificados
em duas categorias:
Pesquisa - podendo inscrever-se trabalhos de pesquisa no campo
de Educação a Distância apresentados acompanhados
de documentos comprobatórios sob a forma de monografia, artigos
publicados em revistas científicas, teses acadêmicas, livros
ou trabalhos em suporte eletrônico tornados públicos até
o ano 2004.
Para facilitar a apresentação e o julgamento dos trabalhos
inscritos na categoria Pesquisa, a mesma foi dividida nas seguintes
sub-categorias:
I. Metodologias;
II. Tecnologias;
III. Análise de Cursos;
Relato de Experiência - podendo inscrever-se trabalhos
que descrevem a implementação de experiências inovadoras
em Educação a Distância, em qualquer plataforma
tecnológica e para qualquer tipo e nível de aprendizagem,
acompanhados de documentos comprobatórios sob a forma de materiais
didáticos, protótipos. Para facilitar a apresentação
e o julgamento dos trabalhos inscritos na categoria Relato de experiência,
a mesma foi dividida nas seguintes sub-categorias:
I.Cursos;
II. Modelos de Educação a Distância;
III. Materiais Didáticos de EAD;
Capítulo V - Da Forma de Apresentação dos Trabalhos
Art. 10 Os trabalhos devem ser apresentados:
Pesquisa - os documentos comprobatórios enviados pelo Correio
sob a forma de uma cópia integral do artigo, dissertação,
livro ou tese já publicados ou defendidos, junto com os arquivos
eletrônicos correspondentes.
Relato de Experiência - os documentos comprobatórios enviados
sob a forma de acesso à ambientes educacionais ou cursos on line,
ou via Correios sob a forma de material didático e/ou demo de
tecnologias, utilizados na experiência, junto com os arquivos
eletrônicos correspondentes.
Capítulo VII - Da Avaliação
Art. 11 - A avaliação será realizada em
duas etapas:
A comissão de inscrição selecionará, entre
os trabalhos inscritos, aqueles que preencham todos os requisitos exigidos
neste regulamento e que cujos documentos comprobatórios tenham
sido enviados no tempo hábil;.
Entre os trabalhos selecionados, a comissão julgadora escolherá
os vencedores, tendo como base os critérios definidos no Capítulo
VIII e IX.
Art. 12 - A comissão julgadora será composta por
profissionais de reconhecida competência no campo da Educação
a Distância, convidados pela ABED.
Capítulo VIII Dos Critérios de Avaliação
da Categoria Pesquisa
Art. 13 Na categoria Pesquisa, o material enviado e os
documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados
tendo em vista a sub-categoria a qual o trabalho se refere tais como:
Para a sub-categoria Metodologias para EAD serão considerados:
O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando
a relevância do tema para a área estudada;
A fundamentação da investigação, definindo
a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada
do conhecimento existente na área;
Análise e interpretação dos resultados, quando
couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação
teórica;
Sugestões e recomendações relevantes para o campo
da pesquisa;
Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre
o tema e sua possível utilização dentro de uma
prática pedagógica, compatíveis com a estrutura
geral do trabalho;
Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta
contribuição importante e original para o estudo e a prática
da educação a distância no País e no cenário
internacional.
Para a sub-categoria Tecnologias para EAD serão considerados:
O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando
a relevância do tema para a área estudada;
A fundamentação da investigação, definindo
a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada
do conhecimento existente na área;
Análise e interpretação dos resultados, quando
couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação
teórica;
Sugestões e recomendações relevantes para o campo
da pesquisa;
Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre
o tema e sua possível utilização dentro de uma
prática pedagógica, compatíveis com a estrutura
geral do trabalho;
Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta
contribuição importante e original para o estudo e a prática
da educação a distância no País e no cenário
internacional.
Protótipo ou endereço on line onde a tecnologia possa
ser visitada pela comissão julgadora;
Para a sub-categoria Análise de Cursos a Distância
serão considerados:
O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando
a relevância do tema para a área estudada;
A fundamentação da investigação, definindo
a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada
do conhecimento existente na área;
Análise e interpretação dos resultados, quando
couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação
teórica;
Sugestões e recomendações relevantes para o campo
da pesquisa;
Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre
o tema e sua possível utilização dentro de uma
prática pedagógica, compatíveis com a estrutura
geral do trabalho;
Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta
contribuição importante e original para o estudo e a prática
da educação a distância no País e no cenário
internacional.
A clareza e coerência interna do relatório devem propiciar
facilidade de compreensão também para o leitor leigo.
Demonstrativo do curso ou endereço on line onde o mesmo possa
ser visitado pela comissão julgadora do Prêmio.
Capítulo IX Dos Critérios de Avaliação
da Categoria Relato de Experiência
Art. 14 - Na categoria Relato de Experiência o material
enviado e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão
analisados tendo em vista a sub-categoria a qual o trabalho se refere
tais como:
Para a sub-categoria Curso serão considerados:
A descrição da situação anterior à
experiência e que justificou sua aplicação;
O objetivo da experiência apresentado com clareza;
Exemplos de efetiva produção de material didático;
Descrição do sistema de tutoria do curso;
Descrição do uso das tecnologias no curso;
Descrição do sistema de avaliação de resultados
propostos e do sistema de avaliação de aprendizagem e
de ensino;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência.
Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência
para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional
e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação da experiência,
ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em
outras circunstâncias;
Dados que comprovem o alcance dos resultados previstos;
Para a sub-categoria Modelo de Educação a Distância
serão considerados:
A descrição da situação anterior à
experiência e que justificou sua aplicação;
O objetivo da experiência apresentado com clareza;
Exemplos de efetiva implantação do modelo apresentado;
Descrição do modelo de educação a distância;
Descrição do modelo de gestão utilizado;
Descrição justificada dos arranjos tecnológicos
utilizados no modelo implantado;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;
Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência
para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional
e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação da experiência,
ou seja, que ela pode ser repetida em outras circunstâncias;
Dados que indiquem o alcance dos resultados previstos.
Exemplos de efetiva implantação do modelo
apresentado;
Descrição do modelo de educação
a distância;
Descrição do modelo de gestão utilizado;
Descrição justificada dos arranjos tecnológicos
utilizados no modelo implantado;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao
tipo da experiência;
Indicadores da pertinência e do caráter inovador
da experiência para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional
e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação
da experiência, ou seja, que ela pode ser repetida em outras circunstâncias;
Dados que indiquem o alcance dos resultados previstos.
Para a sub-categoria Materiais Didáticos
serão considerados:
O objetivo da experiência apresentado com clareza;
Exemplos de efetiva produção de materiais
didáticos;
Qualidade de produção (materiais empregados,
design, correção gramatical) dos materiais didáticos
apresentados;
Descrição do sistema de produção
dos materiais didáticos;
Descrição do uso de tecnologias na produção
dos materiais didáticos;
Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s)
em função dos conteúdos dos materiais didáticos;
Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s)
em função dos objetivos de ensino /
aprendizagem dos conteúdos dos materiais didáticos;
Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s)
em função do perfil dos destinatários dos materiais
didáticos;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao
tipo da experiência;
Indicadores da pertinência e do caráter inovador
da experiência para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional
e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação
da experiência, ou seja, a comprovação de que ela
possa ser repetida em outras circunstâncias;
Capítulo X - Da Premiação
Art. 15 -Os primeiros colocados em cada categoria
receberão um prêmio oferecido pelo patrocinador do prêmio
e uma placa de honra ao mérito, oferecida pela ABED.
Art. 16 -A cada um dos trabalhos selecionados em
cada categoria, independentemente do número dos autores, será
conferido um certificado emitido pela ABED.
Art. 17 - A inscrição no Prêmio
de Excelência em Educação a Distância ABED
2005 implica a autorização, pelo(s) autor(es), para a
publicação do trabalho pela ABED, independentemente da
forma que for considerada a mais adequada.
Art. 18 - Os 3 (três) melhores trabalhos
selecionados em cada uma das categorias, serão publicados na
página da ABED e apresentados por seus autores em sessão
especial durante o 12º Congresso Internacional de Educação
a Distância, que acontecerá em Florianópolis no
período de 18 a 22 de setembro de 2005.
Art. 19 Cronograma do Prêmio de Excelência
em Educação a Distância 2005
Data limite para envio de trabalhos 17 de agosto de 2005
Divulgação dos finalistas 5 de setembro de 2005
Premiação 18 de setembro de 2005, às 19
horas, durante cerimônia oficial de abertura do 12º Congresso
Internacional de Educação a Distância (Florianópolis
/SC)
Art. 20 - Os casos omissos serão resolvidos
pelas comissões organizadora e avaliadora.