Mini-curso quebra velhos paradigmas de aprendizagem
O tradicional paradigma que diz que existe uma fonte
de ensino e um receptor da aprendizagem deve ser deixado de lado para
a compreensão do mini-curso "Algo de novo na Educação
a Distancia: Work-based Learning, a nova geração do u-learning",
ministrado por Carmem Maia.
Para os dois autores, o mini-curso é antes
de mais nada um desafio, pois é necessário esquecer tudo
o que já foi dito sobre e-learning, plataformas de aprendizagem
e comunidades virtuais de aprendizagem. De acordo com Carmem Maia, "não
existe mais uma única fonte do saber e um único lugar
para se ensinar e aprender". Neste contexto, entra o conceito de
ubiquitous learning, que diz que a tecnologia permite acessar informações
e conteúdos de qualquer lugar, necessitando apenas saber o que
se deseja.
Além do ubiquitous learning, o mini-curso
irá explorar outros conceitos como:Teoria da aprendizagem de
Gregory Bateson e Expansive Learning em empresas; teoria da Knowledge
Creation em empresas; Ubiquitous Technology; e-portfolio e personal
diary; Work-based learning e Sistemas de monitoramento e tracking da
aprendizagem.
Dividindo as experiências adquiridas no pós-doutorado na
Inglaterra no London Knowledge Lab, instituto de pesquisa vinculado
ao Instituto de Educação da Universidade de Londres, Carmem
Maia propõe-se a ministrar um curso com formato diferenciado
ou como ela mesmo diz, um "não-curso".
"Algo de novo na Educação a Distancia:
Work-based Learning, a nova geração do u-learning"
acontece durante o 12º Congresso Internacional de Educação
a Distância, em Florianópolis, no dia 18 de setembro, das 09:00
ás 12:30 0 e das 13:00às 16h00. Para mais informações
sobre os mini-cursos, clique aqui.