O papel do Ensino a Distância no Desenvolvimento Sustentável
Leslie Paas*
Naná Mininni Medina*
Sueli Amália de Andrade*
Para que o desenvolvimento sustentável se torne uma realidade, pessoas em todo o mundo precisam aprender a pensar e de maneira diferente. Esta aprendizagem deve acontecer não apeas na escola, mas durante toda a vida, porque “o desenvolvimento sustentável requer cidadãos organizadas e informadas, capazes de tomar as decisões certas diante das situações complexas, cada vez mais enfrentadas pelas sociedade hoje em dia,” conforme Koïchiro Matsuura, Diretor Geral da UNESCO.
Para acelerar este processo, o período de janeiro de 2005 a dezembro de 2014 foi declarado pela ONU a “Década de Educação para Desenvolvimento Sustentável”. Até final deste período, cada país deverá ter formulado e implantado um plano de ação nacional de EDS, de maneira colaborativa e participativa com a sociedade. Serão formulados diversos tipos de programas que promovem os conceitos e práticas de sustentabilidade e que utilizam os métodos e meios mais adequados para este fim. Neste cenário, este mini-curso mostrará que os praticantes de Ensino a Distância se encontram diante de uma oportunidade inédita – e de importância fundamental para o desenvolvimento do país, apresentando a fundamentação teórica necessária e possíveis estratégias de ação.
Tópicos tratados neste mini-curso:
-O que é a Educação para Desenvolvimento Sustentável (ESD)
-Qual é o papel de Ensino a Distância no ESD?
-Quais são os objetivos da “Década de ESD”
-Como o EAD deve ser configurado para contribuir com a promoção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil? (Com exemplos).
*Leslie Paas é mestre e doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.Participou na implementação da primeira universidade virtual do mundo – o Virtual-U do Simon Fraser University, Canadá, onde completou dupla licenciatura em Comunicação e Estudos Latino Americanos.Há 8 anos exerce diversas funçoes no Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Leslie Paas é natural de Winnipeg, Canada.
*Naná Mininni Medina é Doutora em Educação e Mestre em Educação
Ambiental. Ela atuou como Consultora do PNUD/UNESCO no Programa de
Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Atualmente
é Coordenadora Geral da FUNIBER no Brasil.
*Sueli Amália de Andrade é Assessora de Ensino e Coordenadora de Projetos
Ambientais na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Ela é Engenheira
Florestal e professora aposentada da UFSC. Foi assessora em Meio
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na formulação da Agenda 21
Catarinense - Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento
Sustentável. Também atuou como conteudista e professora no curso básico
de educação ambiental a distância, oferecido pelo Ministério do Meio
Ambiente em 2000, que atingiu milhares de professores em todo o Brasil.
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos