Construindo Comunidades de Aprendizagem com o Moodle
Lynn Rosalina Gama Alves -
Mestre e Doutora em Educação e Comunicação
Mario Brito -
Mestre em Saúde Coletiva
Apresentação
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVAS vem se constituindo
em novos espaços para ensinar e aprender, rompendo com a visão
de que a educação formal deve ocorrer em locais definidos
geograficamente e temporalmente. Desta forma cria-se possibilidades
de trocas que vão além dos encontros presenciais, permitindo
a professores e alunos através da mediação de ferramentas
síncronas e assíncronas estabelecerem diferentes vínculos
cognitivos, afetivos e sociais.
Nesse contexto, o ambiente Moodle, criado em 1999 pelo australiano
Martin Dougiamas caracteriza-se como um software livre e vem sendo usado
no Brasil por mais de vinte instituições de ensino e pesquisa,
agregando hoje uma grande comunidade mundial que discute a criação
de novas ferramentas e suporte para plataforma.
Assim, objetivando difundir este ambiente no Brasil, estamos nos propondo
a realizar o Mini-Curso Construindo Comunidades de Aprendizagem com
o Moodle.
A nossa intenção é assegurar ao grupo interessado
informações básicas que orientem a utilização
do ambiente e suas ferramentas nas condições de aluno
e professor, além de discutir os potenciais pedagógicos
das interfaces disponíveis.
Objetivos
Metodologia
O curso será dividido em três etapas:
1. Teórica: envolvendo discussão sobre ambientes virtuais
e comunidades de aprendizagem
2. Prática: experimentação das diversas interfaces
do moodle, sob a visão de aluno e professor.
3. Teórica: Apresentação de recursos de administração
do ambiente
Público Alvo
Profissionais envolvidos com o desenvolvimento de cursos on-line.
Pré-Requisitos
Conhecimentos de Microinformática básica e acesso à
Internet.
Recursos Necessários
Laboratório com 20 computadores
O ambiente Moodle versão 1.4.4 instalado no Servidor
Conexão com Internet
Projetor multimídia
Conteúdo Programático
Conteúdo
|
Carga Horária
|
1. Ambientes virtuais de aprendizagem conceito, exemplos
e características.
2. Diferença entre AVAs e CVAs
3. Moodle origem, ferramentas e aplicações
pedagógicas.
|
1 h
|
4. Interface do Aluno:
a. Perfil
b. Utilizando a barra de navegação
c. Fórum
d. Diário
e. Pesquisa de opinião
f. Chat
g. Acesso a material didático
h. Questionário
|
2 h
|
5. Interface do Professor:
i. Modo de Edição
j. Configurando o Curso
k. Inserindo Atividades
i. Fórum
ii. Diário
iii. Pesquisa de opinião
iv. Chat
v. Questionário
vi. Rótulos
l. Publicando Materiais Didáticos
m. Utilizando o Disco Virtual
n. Inserindo Mediadores e Estudantes
|
4 h
|
6. Visão Geral dos mecanismos de administração
o. Administrando usuários
p. Personalizando a interface
q. Procedimentos de Backup
|
1 h
|
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos