MINI-CURSO 08
 


Construindo Comunidades de Aprendizagem com o Moodle

Lynn Rosalina Gama Alves -
Mestre e Doutora em Educação e Comunicação


Mario Brito -
Mestre em Saúde Coletiva


Apresentação

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS vem se constituindo em novos espaços para ensinar e aprender, rompendo com a visão de que a educação formal deve ocorrer em locais definidos geograficamente e temporalmente. Desta forma cria-se possibilidades de trocas que vão além dos encontros presenciais, permitindo a professores e alunos através da mediação de ferramentas síncronas e assíncronas estabelecerem diferentes vínculos cognitivos, afetivos e sociais.

Nesse contexto, o ambiente Moodle, criado em 1999 pelo australiano Martin Dougiamas caracteriza-se como um software livre e vem sendo usado no Brasil por mais de vinte instituições de ensino e pesquisa, agregando hoje uma grande comunidade mundial que discute a criação de novas ferramentas e suporte para plataforma.
Assim, objetivando difundir este ambiente no Brasil, estamos nos propondo a realizar o Mini-Curso Construindo Comunidades de Aprendizagem com o Moodle.

A nossa intenção é assegurar ao grupo interessado informações básicas que orientem a utilização do ambiente e suas ferramentas nas condições de aluno e professor, além de discutir os potenciais pedagógicos das interfaces disponíveis.


Objetivos

  • Orientar, em nível prático e teórico, para uma interação efetiva e ativa com o ambiente Moodle.
  • Contribuir para a construção de um olhar diferenciado da modalidade de Educação a distância, indo além da mera transposição da prática presencial para prática pedagógica a distância.
  • Repensar a prática pedagógica mediante a interação com as tecnologias digitais.

Metodologia

O curso será dividido em três etapas:
1. Teórica: envolvendo discussão sobre ambientes virtuais e comunidades de aprendizagem
2. Prática: experimentação das diversas interfaces do moodle, sob a visão de aluno e professor.
3. Teórica: Apresentação de recursos de administração do ambiente

Público Alvo

Profissionais envolvidos com o desenvolvimento de cursos on-line.

Pré-Requisitos

Conhecimentos de Microinformática básica e acesso à Internet.

Recursos Necessários

Laboratório com 20 computadores
O ambiente Moodle versão 1.4.4 instalado no Servidor
Conexão com Internet
Projetor multimídia

Conteúdo Programático

Conteúdo
Carga Horária

1. Ambientes virtuais de aprendizagem – conceito, exemplos e características.
2. Diferença entre AVAs e CVAs
3. Moodle – origem, ferramentas e aplicações pedagógicas.

1 h

4. Interface do Aluno:

a. Perfil
b. Utilizando a barra de navegação
c. Fórum
d. Diário
e. Pesquisa de opinião
f. Chat
g. Acesso a material didático
h. Questionário

2 h

5. Interface do Professor:

i. Modo de Edição
j. Configurando o Curso
k. Inserindo Atividades
i. Fórum
ii. Diário
iii. Pesquisa de opinião
iv. Chat
v. Questionário
vi. Rótulos
l. Publicando Materiais Didáticos
m. Utilizando o Disco Virtual
n. Inserindo Mediadores e Estudantes

4 h

6. Visão Geral dos mecanismos de administração

o. Administrando usuários
p. Personalizando a interface
q. Procedimentos de Backup

1 h

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos