Gestão, planejamento e modelagem de cursos
a distância ou semi-Presenciais
Gley Fabiano Cardoso Xavier
Centro Universitário SENAC-SP / Escola
Politécnica da USP
Objetivos do curso
Apresentar os fundamentos de uma metodologia de processos e uma técnica
de modelagem que possibilite a construção de cursos a
distância, presenciais ou semi-presenciais, contemplando-se todas
as fases que antecedem a fase de produção. Com essas informações
espera-se uma ampliação da visão de funcionamento
do curso na fase de produção, além de se
propiciar: documentação sistemática do projeto;
maior reutilização de modelos e objetos de aprendizagem;
análise, comparação e métricas das atividades
de aprendizagem.
Público-alvo
Professores, coordenadores de cursos, gerentes de treinamentos e demais
profissionais que participem ou sejam responsáveis pela gestão
de projetos educacionais presenciais ou a distância.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos sobre educação e educação
a distância, de preferência com experiência na construção
ou coordenação de cursos presenciais e/ ou virtuais.
Conteúdo
Parte 1 Gestão de projetos educacionais
A convergência entre educação virtual e presencial
Planejamento estratégico educacional
Focos de um projeto educacional: pedagógico, tecnológico,
mercadológico e operacional
Métricas sobre distância
Parte 2 Criação e planejamento de cursos baseados
em Educação Virtual Interativa
Visões sobre as formas de planejamento de um curso (gestor e
professor)
Metodologia Spider Fase planejamento
Métodos de planejamento de conteúdo / habilidades
Taxonomia e representação iconográfica da mídia
na educação
Modelagem das Atividades de Aprendizagem e Programas de Aprendizagem
Parte 3 Produção e operacionalização
de cursos baseados em Educação Virtual Interativa
Metodologia Spider Fases produção, implantação,
operação e avaliação.
Tópicos vitais para produção de cursos
Gestão de gestores
Parte 4 Exemplos práticos da aplicação
dos conhecimentos
Curso
Gestão,planejamento e modelagem de cursos a distância
ou semi-presenciais.
O avanço das tecnologias de telecomunicação e computação,
aliadas às necessidades de educação continuada
e de flexibilização de competências e habilidades
dos profissionais no contexto de mercados globalizados, gerou uma expansão
do mercado de educação a distância (EaD) utilizando
a Internet.
O reflexo disso é sentido no aumento de iniciativas em se padronizar
o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas
à educação. Por outro lado, não houve uma
evolução, no mesmo ritmo, das metodologias de criação,
produção e operação de cursos a distância.
Enquanto o mercado de EaD se expande e se desenvolve tecnologicamente
não se encontram metodologias capazes de acompanhar tal expansão
e de ajudar no desenvolvimento de projetos com agilidade, qualidade,
confiabilidade e reusabilidade.
Esse curso, resultado da compilação de resultados de
pesquisas realizadas, mostrará uma metodologia, compostas de
fases bem definidas e pontos a serem observados para a construção
e operação de projetos de cursos a distância, sendo
encarados como uma composição de vários fatores
importantes (pedagógico, tecnológico, mercadológico
e operacional) que se complementam. Para facilitar a aplicação
dessa metodologia serão apresentadas uma taxonomia da mídia
na educação e uma linguagem gráfica de modelagem
de atividades de aprendizagem, que possibilitarão a documentação
e visualização dos modelos e fluxos de atividades. Todos
esses conhecimentos serão debatidos com o foco em gestão
de projetos educacionais (a distância ou presencial).
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos