MINI-CURSO 05
 


Usabilidade Pedagógica também se aplica no ensino a distância:

Maria de Lourdes Oliveira Martins lourdes.martins@uol.com.br e Ana Cristina Chagas Barbosa tinabarbosa@ig.com.br
lourdes.martins@mandic.com.br

Resumo: Apresentação dos conceitos de usabilidade pedagógica e de usabilidade de design e também de checklists para que os participantes tenham a oportunidade de avaliar, revisar e assessorar o desenvolvimento de ambientes educacionais via web durante e após este curso.


JUSTIFICATIVA

 
A escolha e/ou construção adequada de um ambiente educacional via web é imprescindível para que um curso seja bem sucedido. A usabilidade é o fator mais importante, pois, como indica a ISO 9241-1: 1998, a medida da usabilidade é o que determina a capacidade dos usuários de utilizar um sistema com eficácia, eficiência e satisfação para atingir objetivos estabelecidos em um contexto específico de uso. Tal mensuração minuciosa deve ser conduzida por especialistas, mas educadores e desenvolvedores de tais ambientes podem realizar medições de usabilidade cujos resultados justificam e dão suporte às suas opções pedagógicas e tecnológicas. Portanto, é essencial que tais profissionais avaliem a usabilidade de seus sistemas para propiciar a manutenção e/ou obtenção do sucesso em cursos via internet.
 
PÚBLICO ALVO

 
Educadores, coordenadores e desenvolvedores de cursos via web, gerentes de treinamentos e demais profissionais que participem de projetos educacionais online.
 
OBJETIVO
 
Ao final do mini-curso, os participantes poderão avaliar, revisar e assessorar o desenvolvimento de ambientes educacionais via web, conforme os conceitos de Usabilidade Pedagógica e de Design, através de instrumentos apresentados durante o mesmo.
 
CONTEÚDO

PARTE TEÓRICA
· Apresentação do conceito de usabilidade pedagógica
· Apresentação do conceito de usabilidade de design
· Apresentação de checklists para avaliar ambientes educacionais via web.
 
PARTE PRÁTICA
 
· Análise e avaliação de ambientes educacionais via web com os instrumentos apresentados no curso.


Lourdes Martins é mestre em tecnologia educacional (CEFET-MG), pós-graduada em informática na educação (PUC-MG)e novas tecnologias em educação e treinamento (UNI-BH), graduada em engenharia civil (KENNEDY-BH). Desenvolve pesquisas nas áreas relacionadas portais corporativos e educacionais para o ensino a distância com ênfase em usabilidade de design e pedagógica e na utilização da tecnologia da informação aplicadas a gestão do conhecimento. Consultora, professora e palestrante nas áreas de Tecnologias para o uso educacional, Gestão do Conhecimento e e-Learning.
 
Ana Cristina Chagas Barbosa é Consultora em Ensino Mediado por Computador; Professora de  Língua Inglesa, Metodologia e Prática de Ensino de Inglês e Lingüística Aplicada. Mestre em Lingüística Aplicada (FALE/UFMG) Especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Licenciatura Plena em Letras - Habilitação: Inglês - FALE/UFMG.

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos