Usabilidade Pedagógica também se aplica
no ensino a distância:
Maria de Lourdes Oliveira Martins lourdes.martins@uol.com.br
e Ana Cristina Chagas Barbosa tinabarbosa@ig.com.br
lourdes.martins@mandic.com.br
Resumo: Apresentação
dos conceitos de usabilidade pedagógica e de usabilidade de design
e também de checklists para que os participantes tenham a oportunidade
de avaliar, revisar e assessorar o desenvolvimento de ambientes educacionais
via web durante e após este curso.
JUSTIFICATIVA
A escolha e/ou construção adequada de um ambiente educacional
via web é imprescindível para que um curso seja bem sucedido.
A usabilidade é o fator mais importante, pois, como indica a
ISO 9241-1: 1998, a medida da usabilidade é o que determina a
capacidade dos usuários de utilizar um sistema com eficácia,
eficiência e satisfação para atingir objetivos estabelecidos
em um contexto específico de uso. Tal mensuração
minuciosa deve ser conduzida por especialistas, mas educadores e desenvolvedores
de tais ambientes podem realizar medições de usabilidade
cujos resultados justificam e dão suporte às suas opções
pedagógicas e tecnológicas. Portanto, é essencial
que tais profissionais avaliem a usabilidade de seus sistemas para propiciar
a manutenção e/ou obtenção do sucesso em
cursos via internet.
PÚBLICO ALVO
Educadores, coordenadores e desenvolvedores de cursos via web, gerentes
de treinamentos e demais profissionais que participem de projetos educacionais
online.
OBJETIVO
Ao final do mini-curso, os participantes poderão avaliar, revisar
e assessorar o desenvolvimento de ambientes educacionais via web, conforme
os conceitos de Usabilidade Pedagógica e de Design, através
de instrumentos apresentados durante o mesmo.
CONTEÚDO
PARTE TEÓRICA
· Apresentação do conceito de usabilidade pedagógica
· Apresentação do conceito de usabilidade de
design
· Apresentação de checklists para avaliar ambientes
educacionais via web.
PARTE PRÁTICA
· Análise e avaliação de ambientes educacionais
via web com os instrumentos apresentados no curso.
Lourdes Martins é mestre em tecnologia educacional (CEFET-MG),
pós-graduada em informática na educação
(PUC-MG)e novas tecnologias em educação e treinamento
(UNI-BH), graduada em engenharia civil (KENNEDY-BH). Desenvolve pesquisas
nas áreas relacionadas portais corporativos e educacionais para
o ensino a distância com ênfase em usabilidade de design
e pedagógica e na utilização da tecnologia
da informação aplicadas a gestão do conhecimento.
Consultora, professora e palestrante nas áreas de Tecnologias
para o uso educacional, Gestão do Conhecimento e e-Learning.
Ana Cristina Chagas Barbosa é Consultora em Ensino Mediado por
Computador; Professora de Língua Inglesa, Metodologia e
Prática de Ensino de Inglês e Lingüística Aplicada.
Mestre em Lingüística Aplicada (FALE/UFMG) Especialista
em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica
de Minas Gerais. Licenciatura Plena em Letras - Habilitação:
Inglês - FALE/UFMG.
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos