Tecnologias Aplicadas à Educação:
acessibilidade e usabilidade
Andréa Miranda, M.Eng. andreamiranda@vias.org.br
Elisabeth Specialski, Dra elisabeth@vias.org.br
Janae Gonçalves Martins, Dra - janae@vias.org.br
Sabrina Vieira da Luz Loureiro, M.Eng. sabrinavll@vias.org.br
Silvana Pezzi, Dra silvana@vias.org.br
1. Justificativa
O avanço tecnológico nas telecomunicações combinado com as tecnologias web tem gerado uma nova área de aplicação e pesquisa chamada de “tecnologias de Internet e de suporte à aprendizagem”. Entretanto, nem sempre tais tecnologias são acessíveis e utilizáveis por diferentes tipos de usuários, em especial aqueles que possuem algum tipo de limitação física, sensorial ou motora. É de extrema importância que os educadores se envolvam em discussões, pesquisas, e experiências na área. Dessa forma, a aprendizagem suportada por tecnologia será utilizada de uma forma eficaz e eficiente, mantendo a qualidade necessária a qualquer empreendimento de educação de indivíduos e da sociedade em geral.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
O principal objetivo deste mini-curso é oferecer subsídios necessários à pesquisa, concepção, avaliação e uso das tecnologias aplicadas à educação considerando sua utilizabilidade por diferentes tipos de usuários.
2.2 Objetivos Específicos
v Analisar os princípios teóricos que promovem a aquisição e generalização da aprendizagem mediada por tecnologia;
v Analisar as aplicações básicas da tecnologia multimídia educacional no ensino;
v Compreender as configurações e conceitos básicos da tecnologia: terminologias, conectividades periféricas e telecomunicações;
v Compreender os tipos, características e usos de ambientes virtuais, ambientes de colaboração e portais de conhecimento;
v Selecionar e adaptar estratégias e materiais apropriados para os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes;
v Compreender a utilização da instrução ancorada multimídia no ensino regular e especial;
v Compreender os conceito de acessibilidade digital e usabilidade;
v Apresentar métodos e ferramentas de avaliação da acessibilidade e usabilidade;
3 Conteúdo
Fundamentos da Teoria Educacional; aplicação à aprendizagem mediada por tecnologia. Ensinando em ambientes mediados por tecnologia. Suporte ao ensino mediado por tecnologia. Fundamentos da acessibilidade digital. Relação entre acessibilidade e usabilidade. Apresentação de problemas de usabilidade e acessibilidade; apresentação de métodos e ferramentas de avaliação da usabilidade. Apresentação das limitações de Pessoa Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. Apresentação de Tecnologias Assistivas úteis a Pessoas com deficiência. Iniciativas de Acessibilidade na Web para pessoas com deficiência.
4 METODOLOGIA
v Aulas expositivas dialogadas;
v Debate em pequenos e grandes grupos;
v Uso de recursos audiovisuais;
v Dinâmicas de grupo.
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos