MINI-CURSO 04
 


Tecnologias Aplicadas à Educação: acessibilidade e usabilidade

Andréa Miranda, M.Eng. – andreamiranda@vias.org.br
Elisabeth Specialski, Dra –
elisabeth@vias.org.br
Janae Gonçalves Martins, Dra -
janae@vias.org.br
Sabrina Vieira da Luz Loureiro, M.Eng. –
sabrinavll@vias.org.br
Silvana Pezzi, Dra –
silvana@vias.org.br


 

1.      Justificativa

O avanço tecnológico nas telecomunicações combinado com as tecnologias web tem gerado uma nova área de aplicação e pesquisa chamada de “tecnologias de Internet e de suporte à aprendizagem”. Entretanto, nem sempre tais tecnologias são acessíveis e utilizáveis por diferentes tipos de usuários, em especial aqueles que possuem algum tipo de limitação física, sensorial ou motora. É de extrema importância que os educadores se envolvam em discussões, pesquisas, e experiências na área. Dessa forma, a aprendizagem suportada por tecnologia será utilizada de uma forma eficaz e eficiente, mantendo a qualidade necessária a qualquer empreendimento de educação de indivíduos e da sociedade em geral.

 

2. Objetivos

2.1  Objetivo Geral

O principal objetivo deste mini-curso é oferecer subsídios necessários à pesquisa, concepção, avaliação e uso das tecnologias aplicadas à educação considerando sua utilizabilidade por diferentes tipos de usuários.

 

2.2  Objetivos Específicos

v     Analisar os princípios teóricos que promovem a aquisição e generalização da aprendizagem mediada por tecnologia;

v     Analisar as aplicações básicas da tecnologia multimídia educacional no ensino;

v     Compreender as configurações e conceitos básicos da tecnologia: terminologias, conectividades periféricas e telecomunicações;

v     Compreender os tipos, características e usos de ambientes virtuais, ambientes de colaboração e portais de conhecimento;

v     Selecionar e adaptar estratégias e materiais apropriados para os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes;

v     Compreender a utilização da instrução ancorada multimídia no ensino regular e especial;

v     Compreender os conceito de acessibilidade digital e usabilidade;

v     Apresentar métodos e ferramentas de avaliação da acessibilidade e usabilidade;

 

3        Conteúdo

Fundamentos da Teoria Educacional; aplicação à aprendizagem mediada por tecnologia. Ensinando em ambientes mediados por tecnologia. Suporte ao ensino mediado por tecnologia. Fundamentos da acessibilidade digital. Relação entre acessibilidade e usabilidade. Apresentação de problemas de usabilidade e acessibilidade; apresentação de métodos e ferramentas de avaliação da usabilidade. Apresentação das limitações de Pessoa Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. Apresentação de Tecnologias Assistivas úteis a Pessoas com deficiência. Iniciativas de Acessibilidade na Web para pessoas com deficiência.

 

 

4        METODOLOGIA

v     Aulas expositivas dialogadas;

v     Debate em pequenos e grandes grupos;

v     Uso de recursos audiovisuais;

v     Dinâmicas de grupo.

 

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos