Interação, Mediação e
Prática: o universo possível em EaD
Marlei Pereira Cassol, M.Eng. marleicassol@univali.br;
Margarete Lazzaris Kleis, M.Eng margarete@univali.br;
Fernando José Spanhol, M.Eng
spanhol@led.br; Janae Gonçalves Martins, Dra
janae@vias.org.br
Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI
- http://www.univali.br
Departamento de Educação a Distância DEAD
ead@univali.br
1. Justificativa:
Conhecer a EAD implica buscar na historicidade dos atos e fatos a
compreensão das possibilidades de transformações,
das dificuldades e facilidades. Significa inserir-se e integrar-se
num tempo e espaço, num contexto de demandas por formação
e suas influências sobre a educação presencial
que conhecemos e a não-presencial, na reorganização
do trabalho docente e nos processos de aprendizagem (ZANETTE, 2003).
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
- Refletir acerca dos conceitos de Educação a Distância
e as suas implicações na prática docente, considerando
os avanços tecnológicos, relevantes nessa análise.
2.2 Objetivos Específicos
- Relacionar os conceitos norteadores da educação a
distância com mediação pedagógica do processo
ensino-aprendizagem.
- Conhecer os critérios de qualidade necessários à
produção do material didático impresso.
Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas
na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem.
Identificar as potencialidades da videoconferência.
3. Ementa
- Conceitos norteadores em educação a distância
- concepção de educação a distância;
mediação pedagógica em EaD: relação
professor x aluno;
- Produção de material impresso - o texto didático
impresso; recursos e orientações para a produção;
estratégias de produção textual; material didático
digitalizado;
- Possibilidades didático-pedagógicas na utilização
de ambientes virtuais de aprendizagem - ambiente virtual de aprendizagem;
princípio da autonomia; princípio da aprendizagem colaborativa
e cooperativa; princípio da interação e da interatividade;
comunidades virtuais de aprendizagem; ambiente virtual x comunidades
virtuais de aprendizagem;
- Potencialidades da videoconferência - tipos de videoconferência;
aula pela videoconferência; recursos técnicos da videoconferência;
recursos de áudio: potencializando a voz do professor; recursos
de vídeo: a narrativa televisiva; dinâmicas aplicadas
na videoconferência; recursos para a utilização
(para o professor; para o planejamento da aula; para a utilização
de arquivos do computador; para humanizar a sala virtual).
4. Metodologia
- Aulas expositivas dialogadas;
- Debate em pequenos e grandes grupos;
- Trabalho em pequenos grupos;
- Uso de recursos audiovisuais;
- Dinâmicas de grupo.
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos