MINI-CURSO 02
 


Avaliação em Educação a Distância: problema ou solução?
Lina Pastor Romiszowski* e Maria Isabel Rodriguez


Resumo:

O mini-curso “Avaliação em Educação a Distância: problema ou solução?” discute a importância da avaliação para a qualidade da EAD, nas áreas educacional e corporativa. Discute, especificamente, os principais desafios para a avaliação da aprendizagem, exemplificada pela EOL. Enfatiza que definição de critérios e procedimentos, crítica construtiva e análise científica pertinente, contribuem para a qualidade da experiência educacional sendo implementada e para a solidificação da avaliação como importante área do conhecimento.


1. Introdução

“Não julgues e não serás julgado”. Por muito tempo, esta frase foi usada fora de contexto e traduziu uma realidade que dificultou o desenvolvimento da avaliação enquanto ciência, pelo mundo. Mas, já vai longe o tempo em que a avaliação era associada apenas à crítica e que crítica era temida e não apontava para uma saída.
Hoje se sabe que a avaliação é fundamental à melhoria dos sistemas, ao aperfeiçoamento da qualidade de produtos e serviços, ao bom desempenho/desenvolvimento pessoal, e à produção intelectual, em geral.

A Educação a Distância não pode ficar fora deste processo de melhoria qualitativa, se queremos que ela se estabeleça de forma consistente em nosso país. Mas, ainda pouco se discute sobre avaliação em EAD. Parece que avaliar projetos e programas de educação e treinamento à distância seria um grande problema. No entanto, a avaliação – enquanto processo trans-disciplinar, sistêmico, sistemático – surge como inequívoca “solução” para promover a qualidade e apoiar a disseminação da EaD, vez que dispõe de métodos e técnicas para, não apenas julgar valor, mérito ou significância das propostas e soluções em implementação mas, também, para aumentar o conhecimento sobre o ensino-aprendizado à distância. É a avaliação na produção de conhecimento científico pertinente.

2. Objetivos

Discutir:
- a importância da avaliação (mundo educacional e corporativo), hoje;
- estratégias e procedimentos avaliativos;
- o desafio de flexibilizar sem perder o rigor científico;
- a avaliação da aprendizagem em sua relação com o design instrucional.

Orientar a elaboração de um plano de avaliação de aprendizagem, de interesse do participante.

3. Público-alvo

Pesquisadores, professores, instrutores de treinamento e demais profissionais envolvidos com ensino-aprendizagem à distância ou híbrido, em universidades, empresas e instituições educacionais diversas.

4. Conteúdo

  • Avaliação em EAD: importância e utilidade.
    • Modelos competitivos e paradigmas conflitantes;
    • Avaliação formativa, somativa, confirmativa;
    • Meta-avaliação
    • Papel do avaliador.
  • Avaliação da Aprendizagem e Design Instrucional: qual a relação?
    • O “agir pedagógico” e a avaliação da aprendizagem;
    • Critérios, métodos e técnicas;
    • Avaliação da aprendizagem on-line: meios tecnológicos/ferramentas
    • Triangulação e resultado de experiências de aprendizagem.
  • Avaliação da aprendizagem: aspectos de design, desenvolvimento e gestão

5. Estratégias

Discussão sobre a importância e a utilidade da avaliação em EAD, com ênfase na avaliação da aprendizagem, avaliação formativa e os principais desafios de hoje.
Orientação para elaboração, colaborativa, de um mini-plano de avaliação da aprendizagem de interesse do participante, enfatizando design, desenvolvimento e gestão do processo.


Lina Pastor Romiszowski é pedagoga, mestre em Tecnologia Educacional (UERJ,1987) e doutora em Design Instrucional, Desenvolvimento e Avaliação (Syracuse University, 1996). É diretora técnico-pedagógica da TTS - Tecnologia, Treinamento e Sistemas/Rio de Janeiro, com experiência em design de materiais e sistemas de EAD, avaliação de materiais didáticos e inovações educacionais; atua como docente em cursos de pós-graduação nas áreas citadas.

Maria Isabel Rodriguez é desenhista industrial, ergonomista, mestre em Design Instrucional, Desenvolvimento e Avaliação (Syracuse University, 2002) e atua na área corporativa, na DATAPREV, RJ. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo do processo de ensino-aprendizagem à distância. Está convencida do importante papel da avaliação para a qualidade de processos e produtos educacionais.

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos