Avaliação em Educação
a Distância: problema ou solução?
Lina Pastor Romiszowski* e Maria Isabel Rodriguez
Resumo:
O mini-curso Avaliação em Educação
a Distância: problema ou solução? discute
a importância da avaliação para a qualidade da EAD,
nas áreas educacional e corporativa. Discute, especificamente,
os principais desafios para a avaliação da aprendizagem,
exemplificada pela EOL. Enfatiza que definição de critérios
e procedimentos, crítica construtiva e análise científica
pertinente, contribuem para a qualidade da experiência educacional
sendo implementada e para a solidificação da avaliação
como importante área do conhecimento.
1. Introdução
Não julgues e não serás julgado. Por
muito tempo, esta frase foi usada fora de contexto e traduziu uma realidade
que dificultou o desenvolvimento da avaliação enquanto
ciência, pelo mundo. Mas, já vai longe o tempo em que a
avaliação era associada apenas à crítica
e que crítica era temida e não apontava para uma saída.
Hoje se sabe que a avaliação é fundamental à
melhoria dos sistemas, ao aperfeiçoamento da qualidade de produtos
e serviços, ao bom desempenho/desenvolvimento pessoal, e à
produção intelectual, em geral.
A Educação a Distância não pode ficar fora
deste processo de melhoria qualitativa, se queremos que ela se estabeleça
de forma consistente em nosso país. Mas, ainda pouco se discute
sobre avaliação em EAD. Parece que avaliar projetos e
programas de educação e treinamento à distância
seria um grande problema. No entanto, a avaliação
enquanto processo trans-disciplinar, sistêmico, sistemático
surge como inequívoca solução
para promover a qualidade e apoiar a disseminação da EaD,
vez que dispõe de métodos e técnicas para, não
apenas julgar valor, mérito ou significância das propostas
e soluções em implementação mas, também,
para aumentar o conhecimento sobre o ensino-aprendizado à distância.
É a avaliação na produção de conhecimento
científico pertinente.
2. Objetivos
Discutir:
- a importância da avaliação (mundo educacional
e corporativo), hoje;
- estratégias e procedimentos avaliativos;
- o desafio de flexibilizar sem perder o rigor científico;
- a avaliação da aprendizagem em sua relação
com o design instrucional.
Orientar a elaboração de um plano de avaliação
de aprendizagem, de interesse do participante.
3. Público-alvo
Pesquisadores, professores, instrutores de treinamento e demais profissionais
envolvidos com ensino-aprendizagem à distância ou híbrido,
em universidades, empresas e instituições educacionais
diversas.
4. Conteúdo
- Avaliação em EAD: importância e utilidade.
- Modelos competitivos e paradigmas conflitantes;
- Avaliação formativa, somativa, confirmativa;
- Meta-avaliação
- Papel do avaliador.
- Avaliação da Aprendizagem e Design Instrucional: qual
a relação?
- O agir pedagógico e a avaliação
da aprendizagem;
- Critérios, métodos e técnicas;
- Avaliação da aprendizagem on-line: meios tecnológicos/ferramentas
- Triangulação e resultado de experiências
de aprendizagem.
- Avaliação da aprendizagem: aspectos de design, desenvolvimento
e gestão
5. Estratégias
Discussão sobre a importância e a utilidade da avaliação
em EAD, com ênfase na avaliação da aprendizagem,
avaliação formativa e os principais desafios de hoje.
Orientação para elaboração, colaborativa,
de um mini-plano de avaliação da aprendizagem de interesse
do participante, enfatizando design, desenvolvimento e gestão
do processo.
Lina Pastor Romiszowski é pedagoga, mestre em Tecnologia Educacional
(UERJ,1987) e doutora em Design Instrucional, Desenvolvimento e Avaliação
(Syracuse University, 1996). É diretora técnico-pedagógica
da TTS - Tecnologia, Treinamento e Sistemas/Rio de Janeiro, com experiência
em design de materiais e sistemas de EAD, avaliação de
materiais didáticos e inovações educacionais; atua
como docente em cursos de pós-graduação nas áreas
citadas.
Maria Isabel Rodriguez é desenhista industrial, ergonomista,
mestre em Design Instrucional, Desenvolvimento e Avaliação
(Syracuse University, 2002) e atua na área corporativa, na DATAPREV,
RJ. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo do processo de
ensino-aprendizagem à distância. Está convencida
do importante papel da avaliação para a qualidade de processos
e produtos educacionais.
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos