Ymiracy N de Souza Polak*. UNOPAR.
Hélio Suguimoto** UNPAP
Maria Júlia Giannasi *** UNOPAR
Elisa Maria Assis**** UNOPAR
Mauro Cavalcante Pequeno****
José Castro Aires Filho*****
* Pós Dra Em EAD Pelo IOE Institut of London University 2202 Responsável
pela elaboração do Projeto de Criação de Centro
de Pesquisa UNOPAR. Professora Dra da UNOPAR.
** Professor Dr UNOPAR.Coordenador de Pesquisa UNOPAR.
***Profa Dra da UNOPAR, Pró Reitora de EAD da UNOPAR.
****Elisa Maria Assis. Pró Reitora de Planejamento da UNOPAR
****Professores Doutores da UFC
Formação em Educação a distância TC-A2-177
RESUMO.
O presente constitui-se num relato de experiência da implantação
de um Centro de Tecnologia e Pesquisa em Educação a Distância
na Universidade Norte do Paraná CTPEAD/ UNOPAR. O CTPEAD. Será
um centro Multi, interdisciplinar, transdiciplinar e Interinstitucional, que
congregará também, em seu seio, profissionais do mercado de trabalho.
O centro tem como finalidades: validar os processos implementados pela Instituição
na área; inserir a pesquisa em EAD no cenário educacional; criar
e fortalecer linhas de pesquisa mediante articulação de ações
de ensino, pesquisa e extensão;articular o ensino de graduação
com a pós-graduação. O Centro possui 2 Linhas de pesquisa
Gerência de Sistemas e Avaliação em EAD e Linguagens midiáticas
e Comunicação. Primeiro projeto Integrado Inserção
de Metodologias Mediadas ou Alternativas de Ensino: avaliando processos e produtos.
Esse projeto será constituído por 3 sub-projetos, que visam: avaliar
processos e produtos resultantes das aprendizagens mediadas em uso no SEPEC/
UNOPAR, tendo em vista a inserção de mudanças necessárias
aos diversos componentes do Sistema de EAD da Instituição em foco.
Esse projeto possui 2 doutores, 5 mestres, alunos de graduação
de especialização em Ead O segundo projeto: SISTEMA DE ENSINO
PRESENCIAL CONECTADO é um projeto integrado de pesquisa que tem por objetivo
desenvolver e apresentar modelos tecnológicos, pedagógicos, e
de gestão e comunicação em EAD, com a inclusão de
novos paradigmas, em um processo articulado na práxis educativa. O projeto
em tela é .constituído por 4 subprojetos, tendo como responsáveis
2 doutores, três mestres, professores tutores, alunos de graduação
e de pós- graduação a distância. Para a operacionalização
de suas atividades foi assinado termo de convênio com uma ONG IPTEC e
a UNOPAR.
Palavras-chave :
Pesquisa, Gestão, tecnologias; EAD
1JUSTIFICATIVA
A Sociedade do Conhecimento é uma sociedade planetária que exige das instituições de ensino a adoção e difusão de nova cultura de ensino e trabalho, que assegure a formação de profissionais competentes, a otimização e potencialização das estruturas educacionais vigentes.
Ciente dessa exigência a Universidade Norte do Paraná UNOPAR, soma esforços, articula ações e integra regiões, mediante o CTPEAD, que viabilizará a oferta do curso de Mestrado Profissionalizante - Formação de Docente no uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação em Ensino a Distância, a inserção da pesquisa no contexto da EAD, ao tempo em que se habilita para ser um centro de excelência na área e o lócus da construção e disseminação do conhecimento tecnológico e de mediação pedagógica.
O CTPEAD responde a uma necessidade socialmente definida: a de oportunizar a capacitação dos profissionais envolvidos com EAD e a sua instrumentalização para o desenvolvimento de protótipos, metodologias de ensino e trabalho, bem como a validação de todos os processo vivenciados no cenário da Ead, independente da sua natureza, ou seja, quer sejam administrativos, pedagógicos e tecnológicos.
A criação do Centro decorreu da percepção do Grupo envolvido com a temática na UNOPAR, de que será impossível persistir na EAD apenas no fazer pedagógico, sem a consolidação de linhas de pesquisa na área. A pesquisa e a extensão precisam estar presentes no cenário da EAD, para que essa modalidade de ensino possa ter maior visibilidade social e credibilidade no cenário acadêmico.
A criação do Centro também se constitui numa oportunidade para a consolidação da criação e de inserção de linhas de pesquisa em EAD, respondendo assim, a uma exigência dos Órgãos de fomento, os quais exigem produção na área, para que os projetos de EAD sejam aprovados.
O CPTEAD surge como algo inovador no cenário da pesquisa, o que se traduz na escolha da área em EAD, pelo envolvimento de profissionais não apenas docentes, mas também, pertencentes ao mercado de trabalho, buscando reforçar a sintonia existente entre a esfera do saber e do fazer.
O CPTEAD será um Centro de Pesquisa multi, inter e até mesmo transdiciplinar, envolvendo em seus projetos outras instituições de ensino e trabalho. Iniciará as suas atividades atuando com pesquisas de natureza qualitativa, quanti/qualitativa e quantitativa.
O Centro no momento é composto por 5 doutores do quadro da UNOPAR e 3 doutores externos; 6 mestres, vários especialistas, alunos de graduação e de pós-graduação, de professores tutores dos cursos em andamento no Sistema de Ensino Presencial Conectado SEPC/UNOPAR.
Espera-se que o CPTEAD venha oportunizar:
Dessa forma os estudos desenvolvidos pelo CTPEAD envolverão a análise e o desenvolvimento de tecnologias educacionais a serem utilizadas na formação de recursos humanos em diversas áreas do conhecimento.
No campo do ensino fundamental e médio o CTPEAD estudará as interfaces entre os diversos sistemas e ambientes colaborativos de aprendizagem, bem como, as questões inerentes à Gestão e ao desenvolvimento de sistemas e suas interfaces.Também, será de interesse do CPTEAD, o desenvolvimento de ferramentas adaptativas, cooperativas e interativas; o desenho de novas metodologias para o ensino a distância; a formação de recursos humanos especializados nas diversas áreas do conhecimento e a criação de modelos para análise da aprendizagem mediada, entre outros.
O CTPEAD possui duas linhas de pesquisa que também são as linhas do seu futuro Curso de Mestrado Profissionalizante, que são Gestão de Sistemas e Avaliação em Ead e Linguagens Midiáticas e Comunicação.
A 1ª Linha de Gestão de Sistemas e Avaliação em Ead tem como projeto principal Integrado Inserção de Metodologias Mediadas ou Alternativas de Ensino: avaliando processos e produtos.
Componentes: 4 mestres; 2 Doutores; alunos de Graduação
do Normal Superior a Distância; alunos de especialização
em EAD.
Coordenação do Projeto Ymiracy N De Souza Polak.
Descrição do projeto: o projeto visa avaliar processos
e produtos resultantes das aprendizagens mediadas em uso no SEPEC/ UNOPAR, tendo
em vista a inserção de mudanças necessárias aos
diversos componentes do Sistema de EAD da Instituição em foco.
O projeto encontra-se em desenvolvimento e está subdividido em 3 subprojetos:
2ª Linha de Pesquisa Linguagens Midiáticas e Comunicação
em EAD.
Projeto SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO: é um projeto integrado
de pesquisa, ligado ao Centro de Pesquisa tecnológico de Ensino em EAD
, CPTEAD.
Coordenação pela Dra Maria Júlia Giannasi.
Componentes: 3 doutoras; 3 mestres, Tutores e 6 alunos da Graduação
e de pós-graduação em EAD.
Descrição do Projeto: o projeto tem por objetivo desenvolver
e apresentar modelos tecnológicos, pedagógicos, e de gestão
e comunicação em EAD, com a inclusão de novos paradigmas
em um processo articulado na práxis educativa. O projeto já possui
vários dados coletados. O projeto em tela será apresentado no
congresso da ABED em setembro de 2004, bem como alguns resultados do mesmo.
O projeto é financiado pela UNOPAR. O projeto envolve 4subprojetos;
O projeto encontra-se em andamento
Início abril 2004, término abril 2006.
2 Implantação do CTPEAD /UNOPAR
Os programas tecnológicos se constituem novos modelos que correspondem a uma mudança nas relações entre ciência, técnica e sociedade, consolidado numa atividade sistemática interativa que permitem a produção conjunta de conhecimentos de base e de bens, destinados a satisfazerem a uma demanda ou á uma necessidade.específica Esses programas têm se tornado um dos principais instrumentos de gestão das políticas públicas. Dentre suas características, se destacam a existência de marcos temporais e o fato de se inserirem num contexto pré-existente com o objetivo de desenvolver novas competências.(PAULA, 2003)
Nessa concepção, a pesquisa torna-se uma atividade total que deve contribuir, simultaneamente, para a produção de conhecimentos certificados, de bens coletivos, de vantagens competitivas, de competências profissionais, mas também de uma cultura de tomada de decisões compartilhadas pelo maior número possível de atores.
Assim, o modelo de “programa tecnológico” é um modelo que compreende uma forma de atuação conjunta de diversos atores, de modo especial os poderes públicos e agentes econômicos. Pressupõe uma atuação coletiva que demanda novas formas de organização e de gestão, destacando-se as seguintes características: programação flexível e impacto multi contextuais (Paula,2004).
Como sabemos, a gestão de programas de maior complexidade exige regulamentações e intervenções constantes, exercendo a avaliação um papel fundamental. Na verdade, o nível de interação entre a avaliação e a gestão é tão grande que muitas vezes se confundem.(POLAK,2004) A maioria das atividades de gestão se baseiam em resultados de avaliação em rede. Nesse modelo de “redes” é a avaliação contínua dos objetivos, dos atores e dos resultados que permite as reorientações necessárias, no momento oportuno, corrigindo rumos e percursos no momento certo.
Neste cenário o processo de gestão compreende uma avaliação
e um acompanhamento permanente, considera os conteúdos científicos
e técnicos, os laços entre os atores, e também os resultados
obtidos e sua congruência com os objetivos do programa.
O Centro de Tecnologia e Pesquisa em EAD., é um centro multidisciplinar,
tem como finalidade:
Para tanto desenvolverá projetos multidisciplinares e integrados de pesquisa, envolvendo todos os segmentos relacionados com EAD, em todos os cenários e níveis de formação. A multidisciplinaridade e o apoio das tecnologias de comunicação e de informação serão forças motrizes nessa caminhada.
A UNOPAR ao criar o seu Centro, vinculado ao Centro de Estudos Superiores e Pesquisa do Paraná- CESP, está valorizando o processo de construção e difusão do conhecimento, ao tempo em que se torna um centro de excelência e referência na área, pois soma ao fazer pedagógico em EAD, a pesquisa e a reflexão sobre esse fazer, tendo como resultante o pensar, o refletir e o validar de seus processos. Com esse novo papel possibilitará o desenvolvimento de softwares, de novas plataformas de trabalho, a criação de novos instrumentos e metodologias de ensino e trabalho.
O CTPEAD/UNOPAR deverá possuir inicialmente duas linhas de pesquisa, que contemplem: as linhas de pesquisa, a área de concentração do programa de mestrado, que se encontra em fase de implantação e as grandes linhas indicadas pelo CNPq relacionadas à sub área em tela: Educação a Distância.
As linhas de pesquisas deverão ser coordenadas por doutores, envolverão vários docentes, alunos de graduação e pós- graduação, docentes e pessoal de apoio técnico.
O Centro após a sua constituição deverá elaborar
com os seus membros o seu Regimento no qual especificará as competências
de cada um dos segmentos envolvidos no mesmo. Os segmentos que comporão
o núcleo são: Coordenação Geral, coordenação
de projetos e sub coordenações e integrantes do projeto: bolsistas,
docentes, alunos de graduação, de pós-graduação
e pessoal técnico.
Para criação e operacionalização foi efetuado um
termo de Convênio com uma ONG Instituto de Pesquisa tecnológica
do Paraná e a UNOPAR, visa o processo de sustentabilidade do CTPEAD.
Considerando o exposto o centro tem como objetivo
Geral:
Implantar um núcleo de pesquisa em Ead na UNOPAR, tendo em vista contribuir
com o processo de construção e difusão do conhecimento
na área e transformar a Instituição num Centro de referência
em pesquisa em EAD., congregando equipe multidisciplinar representativa das
diversas áreas do conhecimento, provenientes dos diversos segmentos sociais.
3.2 Específicos
• Inserir e reforçar a pesquisa em EAD;
• Fazer levantamento da clientela e da realidade , da cadeia de arranjos
produtivos, tendo em vista delineamento de projetos.
• Desenvolver e aperfeiçoar sistemas de gerenciamento acadêmico,
modelos de gestão e novas metodologias de ensino e trabalho.
• Criar e organizar uma estrutura para o Ensino a Distância, no
sentido de assegurar a concepção, produção, difusão,
gestão e avaliação dos projetos e experiências..
4 Do Núcleo
4.1 Características
O CTPEAD/UNOPAR possuirá como objetivo o desenvolvimento de projetos
com as seguintes características:
• Serem Integrados;
• Envolverem profissionais de várias áreas do conhecimento;
e
• Serem interdisciplinares e interinstitucionais
No espelho do Núcleo o usuário interno ou externo deverá dispor das seguintes informações:
• nome do líder (ou líderes) do grupo e titulação;
• nome dos demais pesquisadores;
• endereço e formas de comunicação à distância;
• nome do grupo;
• área de conhecimento predominante em suas atividades;
• linhas de pesquisa desenvolvidas;
• especialidades do conhecimento a que se referem;
• setores de atividade a que se referem;
• comentário sobre as principais repercussões do trabalho
desenvolvido;
• produção científica e tecnológica dos cinco
anos de seus componentes.
Nos espelhos dos pesquisadores, as seguintes informações deverão estar disponíveis:
• nome do pesquisador;
• natureza do vínculo do pesquisador com a instituição
que abriga o grupo de pesquisa (Permanente/Visitante);
• regime de trabalho do pesquisador em relação ao grupo
de pesquisa (Integral/Parcial);
• especialidades do conhecimento em que atua;
• titulação máxima;
• linhas de pesquisa das quais participa;
• programas de pós-graduação dos quais participa
como docente.
5 Metas
3.1 Curto Prazo
Apresentar proposta à Direção da UNOPAR.
Agendar Reunião com os pesquisadores
Reunir os profissionais com projetos em andamento na UNOPAR até 6/05/04
Discutir a criação do Centro de pesquisa em 3/05/05 com os interessados;
Implantar o Centro;
Registrar o Centro até 30/06/04 na UNOPAR e no CNPq.
5.2 Médio Prazo
Envolver novos pesquisadores
Iniciar processo de coleta de dados até agosto 2004;
fazer levantamento bibliográfico até 10/04;
Fazer análise, discussão dos dados até janeiro 2005;
Elaborar projeto final de pelo menos 3 projetos até março de 2005.
Encaminhar trabalhos para publicação.
5.3 Longo Prazo
Publicar a produção da UNOPAR;
Promover um fórum em EAD;
Criar uma revista em EAD
6 IMPACTOS
O CTPEAD será uma iniciativa pioneira no país, vez que as Instituições que atuam em Ead, dedicaram- se em sua maioria ,até o momento apenas com o fazer pedagógico, sendo pequena a literatura decorrente de pesquisas na área, com exceção das grandes universidades que já atuam na pós-graduação na área de tecnologia de informação e comunicação em Ead, mesmo assim a literatura é escassa o que vem dificultando o reconhecimento dos cursos stricto sensu e a obtenção de financiamentos junto aos Órgãos de fomento, que exigem produção em EAD.
Com o advento do CTPEAD a UNOPAR tornar-se-á uma das poucas Instituições de ensino a desenvolver pesquisa em EAD no país, tornando- se.um Referencial em EAD,. ao produzir conhecimento e difundi-lo junto aos fóruns específicos e publicando na mídia impressa e on-line.
Numa perspectiva em longo prazo a UNOPAR poderá ter seu próprio instrumento de difusão, uma Revista, compartilhando assim, com a academia sua experiência, ao tempo em que possibilita as demais instituições de ensino uma plataforma de escoamento da sua produção científica.
7 Referências
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo:
Unesp, 1991. 177p.
PAULA M .C de Souza & T.W, Sáenz: Elaboração, A&A
de Projetos em C&T: Conceitos básicos, e Instrumentos. Internet 11/10/04
MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. GRUPOS DE PESQUISA. CONSELHO
Nacional de Pesquisa e desenvolvimento Científico e Tecnológico.
CNPq http://www.cnpq.br/plataformalattes/dgp/versao2/index.html
26/04/04
POLAK, Ymiracy A construção do Percurso do Curso: Formação
de tutores, 2ª ed Editora:Apta 2004.