Componentes de avaliação continuada no ambiente de uma comunidade virtual

ABRIL/2004

 

Beatriz Rizek
Escola do Futuro da Universidade de São Paulo
biarizek@institutocrescer.org.br

 

Educação a Distância nos Sistemas Educacionais
Educação Fundamental, Média e Tecnológica

Resumo:
O Recriar Educação é um gerenciador de informações e conhecimentos capaz de simular os ambientes reais de uma escola, acrescido de recursos exclusivos do mundo digital, tais como correio eletrônico, fórum e listas de discussão, FAQ, chat, quadro de avisos, quadro de eventos, notícias e, principalmente, espaços para interatividade entre todos da comunidade escolar.
Utilizando uma tecnologia moderna baseada em Internet e Intranet, o Recriar Educação pode ser acessado pelos usuários tanto em seus locais de trabalho quanto em suas residências, dinamizando o processo de aprendizado e tornando-o, ainda, mais prático e confortável.
Além disso, as metodologias de ensino próprias de cada disciplina ou oriundas de projetos interdisciplinares são aplicadas por meio de técnicas multimídia, hipertextos e links, com uma completa adaptação ao meio virtual.
O ambiente atende aos princípios e aos fins da educação permanente e aberta, onde qualquer pessoa nele cadastrada pode adquirir conhecimento, fazendo uso de materiais educativos em vários formatos, reforçado pela utilização de diferentes meios de comunicação.

Palavras-chave:
Aprendizagem intuitiva, Ambiente colaborativo, Interatividade, Avaliação qualitativa processual

 


Justificativa e importância

A principal premissa do ambiente Recriar Educação será atendida a partir da implementação de uma rede integrada de comunicação entre alunos e professores, possibilitando acesso à apresentação institucional atualizada, aos diversos conteúdos pedagógicos e, sobretudo, uma ferramenta didática totalmente intuitiva e auto-instrucional. Há, também, planejamento específico para trabalhos em grupo e trabalhos comunitários, visando a beneficiar a população de forma geral, não importando o quão distante ela esteja da escola.

Por meio do Recriar Educação, será possível atingir aos seguintes objetivos:

Educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade. Temos feito apenas pequenas mudanças, pequenas alterações, mas sempre nos mantendo ligados à forma tradicional e convencional de aprender, ou seja, presencialmente. Com a internet, particularmente com o uso do ambiente do Projeto Recriar, estuda-se no trabalho, em casa e “até “ na escola, de forma a manter a continuidade do processo de aprendizagem e sua flexibilidade.

O presencial se virtualiza e a distância se presencializa. Os encontros em um mesmo espaço físico se combinam com os encontros remotos através da internet. E a educação a distância cada vez mais aproxima as pessoas pelas conexões on-line e/ou em tempo real, que permitem que alunos e professores falem entre si e possam formar pequenas comunidades de aprendizagem.

Ensinar e aprender, atualmente, não se limita ao trabalho dentro da sala de aula. Implica em modificar o que fazemos dentro e fora dela, no presencial ou no virtual, organizar ações de pesquisa e de comunicação que possibilitem continuar aprendendo em outros ambientes, acessando páginas da internet, pesquisando textos, recebendo e enviando mensagens, discutindo questões em fóruns ou em salas de aula virtuais, divulgando pesquisas e projetos.

A internet, consolidada neste caso sob a forma do Projeto Recriar Educação, abre um horizonte inimaginável de opções para implementação de atividades remotas e dinamização das presenciais. Pelo desenvolvimento da rede é possível disponibilizar, pesquisar e organizar, em páginas da WEB, conteúdos interligados por palavras-chave, links, sons e imagens e utilizar ferramentas de colaboração como correio eletrônico, fóruns e listas de discussão e outras mídias que favorecem a construção de comunidades virtuais de aprendizagem.

 

Interatividade

Permitindo a participação de diferentes pessoas no processo comunicacional, o ambiente Recriar Educação favorece consideravelmente a interatividade sob a ótica de Vygotsky e sua teoria sobre a “Zona de Desenvolvimento Proximal”, também chamada Interacionismo ou Sócio-interacionismo. Em linhas gerais, segundo Vygotsky, a interação social tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, considerando que toda função no desenvolvimento cultural aparece primeiro no nível social, entre pessoas, e depois no nível individual, dentro do próprio sujeito. Através das diferenças individuais, a aprendizagem cooperativa vai sendo edificada, a partir da reflexão e da construção social do conhecimento, ambas sustentadas pela integração dos indivíduos envolvidos. Os ambientes virtuais proporcionam conhecimento compartilhado, autoridade compartilhada, aprendizagem mediada, percepção das diversidades culturais e diferenças pessoais, construção de significações e resignificações no processo de aprendizagem, tudo promovido pela flexibilidade nos papéis e por espaços próprios, dentro do ambiente, que privilegiam novas leituras, interpretações, críticas e formação de opinião. A aprendizagem se dá por descoberta, e o professor passa a ser um facilitador, frente ao seu aluno, redesenhando um modelo pedagógico para as novas prioridades educacionais, que incluem o uso da informática previsto até mesmo nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Atento às descobertas, o professor incentiva, problematiza, promove socialização de idéias e conduz a comunidade para a solução de problemas. Com isso, desenvolvem-se não só a colaboração e cooperação, mas a autonomia, o senso crítico e a formação de opinião. Valorizando a capacidade de pensar e de se expressar com clareza por meio dos vários recursos computacionais (sejam programas para processamento da informação ou para comunicação síncrona e assíncrona), trabalham-se, também, as múltiplas inteligências, ou os estilos individuais de aprendizagem defendidos por H. Gardner.

A avaliação neste ambiente é processual e colaborativa, destacando avanços alcançados tanto do ponto de vista cognitivo como operacional (relação homem / máquina), estimulando a capacidade argumentativa que conduz ao pensamento convergente ou divergente, sem juízo de valor, apenas estimulando o raciocínio e sinalizando para o professor seu percurso.

 

Funcionalidade e Interação

O ambiente do Recriar Educação pretende ser uma interface amigável entre o usuário e os espaços virtuais disponíveis. A esta relação chamamos interatividade, ou seja, a relação homem / máquina, independentemente do conteúdo disponível.

A funcionalidade do Recriar reside nos princípios dos Objetos de Aprendizagem (Learning Objects), surgidos com o intuito de resolver problemas relacionados à distribuição e armazenamento de informações .

“Os objetos de aprendizagem são recursos digitais usados em processos de aprendizagem a serem reutilizados em vários contextos. A internet, por exemplo, é um dos objetos que pode ser usado em sala de aula. Eles são ideais para os próprios alunos que precisam de oportunidades reais para a utilização de seu aprendizado. A criação dos objetos de aprendizagem leva em conta as características das pessoas envolvidas (descritas pelas múltiplas inteligências), ressaltando que a tecnologia deve estar a serviço daquilo que os alunos têm interesse em aprender e não daquilo que os professores querer ensinar”

Todas as funções disponíveis no ambiente Recriar convergem para as características enfocadas pelos Objetos de Aprendizagem

 

Avaliação qualitativa do processo e da comunicação das ações pedagógicas

Dispondo de espaços pré-determinados, a avaliação qualitativa processual se torna mais simples e objetiva: inicialmente, temos a área de apresentação institucional, com espaço para hospedar notícias, carregar documentos, adicionar links e solicitar alerta pessoal para recebimento de informação sobre qualquer área de interesse disponível no site. Em seguida, as áreas destinadas aos grupos cadastrados (por disciplina ou por período).

Na seqüência, temos a sala dos professores, ocupando um dos principais pontos de encontro do ambiente. A sala dos professores privilegia os aspectos síncronos (comunicação instantânea) e assíncronos (não simultânea) da interatividade, proporcionando um diferencial na qualidade da preparação das ações pedagógicas, metodológicas, didáticas e outras quaisquer de interesse do grupo (até mesmo disciplinares ou comemorativas). Isto porque, por meio do ambiente, o espaço é totalmente atemporal para o planejamento, discussões teóricas, troca de idéias, indicação de leituras, links ou sites interessantes. Tudo pode ser feito da escola, de casa ou de um cyber-espaço com infra-estrutura para tal, sem que se perca o contato e o andamento dos trabalhos.

A título de ilustração: professores que participam de um congresso ou evento similar, poderão manifestar suas impressões a esse respeito quase que no mesmo dia, aproveitando o primeiro impacto. No dia seguinte, após reflexão e complementação com a participação em outros eventos (mesas-redondas, apresentação de pôsteres, grupos de trabalho), poderão voltar à sala de professores e dar continuidade aos seus comentários. Possivelmente, lá encontrarão perguntas de outros colegas, igualmente interessados no tema descrito, mas que não puderam participar presencialmente.

Desta forma, resgata-se um dos principais valores da educação a distância, que é o da autoria: a partir do momento em que o professor tem um espaço para se manifestar – mantidas as regras adequadas de comportamento na rede – ele se torna co-produtor de conhecimento, considerando as informações que disponibiliza e socializa.

Para além de toda essa movimentação pedagógica, a sala dos professores conta com os seguintes espaços:

MURAL DOS ALUNOS
O mural dos alunos cumpre com função similar à da sala dos professores, no entanto, o público alvo é outro e extremamente variado. Permanece, sobretudo, o valor da autoria e da co-autoria, tendo em vista trabalhos ou jogos cooperativos, coletivos, onde a noção de interação aparece indissociável da noção de interatividade. Alunos de diferentes ciclos poderão se comunicar e se manifestar, celebrando a pluralidade cultural, a educação orientada para a solução de problemas e criando ambientes de interesse comum às diferentes faixas etárias. Com isso, estimula-se o espírito curioso e investigador do aluno/ internauta que interage com a máquina para ser protagonista de seu aprendizado social e comunitário. O mural dos alunos assemelha-se às atividades de um Grêmio Escolar, com a vantagem de poder atuar a qualquer tempo, porém, mantendo sua característica fundamental que é a de estabelecer formas de socialização entre alunos e entre alunos e unidade escolar.
MEU SITE
Espaço para linkagem de site pessoal. Fundamentalmente, nesta webpart, o aluno terá oportunidade de fazer o memorial de sua vida sob o aspecto e de acordo com a cronologia que desejar (lembrando as regras de publicação e comportamento). Poderá expor seus talentos extra-classe (por exemplo, anunciando a apresentação de sua banda musical ou exposição de artesanato com material reciclado), montar um álbum de fotos, manifestar-se quanto às suas preferências de entretenimento, montar fã-clubes, anunciar compra, venda ou procura de algum produto ou serviço; além de poder, até mesmo, oferecer-se como aluno monitor para determinadas disciplinas. Mais do que isso, poderá ser o provocador na defesa de causas nobres, tais como sustentabilidade ambiental, reciclagem de lixo, campanhas de saúde (doação de sangue e de órgãos, conscientização anti-droga e anti-tabagismo) e outras tantas ações. Esta webpart é composta pelas seguintes opções:

Vale lembrar que toda a disponibilização de conteúdos do Recriar Educação voltados para a escola pode direcioná-la para ações sociais, tornando-a também um centro comunitário.

Modelos de ambientes vituais como este visam, sobretudo, à complementação do estudo presencial, possibilitando ao aluno e aos professores o estudo mesclado ao entretenimento e à busca do conhecimento movidos pela curiosidade e por desafios que a própria navegação pela internet impõe. Mobiliza as capacidades de concentração, seleção, leitura, escrita, análise e síntese, dentre outras fundamentais à escolarização, além de potencializar os canais de comunicação descritos nas múltiplas inteligências: expressão oral e escrita, orientação espacial (inteligência cinestésica, coordenação visomotora), pensamento abstrato (lógico/matemático), interpessoal (de interatividade com outros, conhecidos ou não) e intrapessoal (conhecer-se a si mesmo e aprendendo a aprender).

 


Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, Maria Isabel de. Os professores diante das mudanças educacionais. In: BICUDO, M. . V. E SILVA JR. C. A. Formação do educador e avaliação educacional- Organização da escola e do trabalho pedagógico. S. Paulo, Ed. UNESP, 1999 (p.249-262).
CONTRERAS, José. La autonomia del profesorado. Madrid. Ed. Morata. 1997.

PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002

PICONEZ, Stela C.Bertholo. Desenvolvendo a capacidade de pesquisar, o pensamento crítico e a construção social do significado. Cadernos Pedagógicos de Reflexões, número 25, NEA/FEUSP, 2003