Rui Seabra Ferreira Junior
(rseabra@cevap.org.br)–
Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Ana Silvia Sartori Barraviera,
(anasilvia@cevap.org.br)
Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Benedito Barraviera,
(bbarraviera@laser.com.br)
– Faculdade de Medicina, FMB –
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Tema: Educação a distância nos sistemas educacionais
Categoria: Educação Universitária
O Brasil atualmente passa por um momento de explosão da educação a distância (EAD). O novo perfil do profissional frente aos desafios de atuar numa sociedade onde a informação se dissemina de forma globalizada e em volume cada vez maior, o novo paradigma educacional que privilegia a aprendizagem e não mais o ensino e, finalmente a necessidade de atender a um pleito cada vez maior pelo ensino na área de Toxinologia e pela educação continuada, levou o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, a buscar modelos que atendam estas demandas. Diante disso, foi criado em 2003, um curso de Extensão Universitária a distância sobre “Acidentes com Animais Peçonhentos”. O aluno matricula-se via online e recebe pelo correio o material didático obrigatório composto por 2 livros e 2 CD-Roms, além de uma senha para a sala de aula virtual, onde encontrará ferramentas de interação síncrona e assíncrona com os outros alunos e professores, material didático complementar e avaliações online. À disposição do aluno estão a midiateca do CEVAP, composta por vídeos, CD-Roms, DVD-Roms, livros, apostilas e um portal na Web (www.cevap.org.br). Até o presente momento, já foram formados 141 alunos de todos os Estados brasileiros e países como Portugal, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina. Com esta modalidade de aprendizagem, o CEVAP proporcionou um programa educacional organizado no qual o professor e o estudante estão fisicamente separados pelo tempo ou geograficamente.
1.0 INTRODUÇÃO
Devido à grande diferença existente no modo de aprendizado entre as diversas pessoas, esta pode interferir como elas utilizam sistemas baseados em computador que extrapolam o simples aspecto dos elementos básicos da percepção humana; fatores como nível de habilidade individual, variações de personalidade e distensões comportamentais também interferem no processo.
Uma interface usada por duas pessoas com a mesma educação e formação cultural, mas com personalidades completamente diferentes, pode parecer adequada para uma pessoa e inadequada para outra.
Deve-se considerar que cada usuário de computador tem uma personalidade particular. Na maioria dos casos, esta está intimamente ligada ao seu estilo cognitivo.
Os crescentes avanços das tecnologias de informação e comunicação e a globalização da economia estão criando novos meios de interação entre as pessoas, mudando alguns hábitos e criando outros, tanto fora quanto dentro do Brasil. Estes avanços estão gerando grandes mudanças e expectativa no processo educacional.
Diante deste paradigma emergente, a educação a distância aparece como modalidade da educação tradicional propondo-se a incorporar esta nova mentalidade em um processo onde o aluno possa escolher como e onde estudar sem comprometimento da qualidade do estudo.
O planejamento de todo processo em torno da realização de um curso, torna-se um item fundamental no seu sucesso. Assim, a análise de estratégias para o design instrucional de cursos a distância, tendo-se com base a audiência, a instrução, as mídias e a equipe envolvida bem como o planejamento do material e avaliação do curso, foram os objetivos iniciais desse trabalho.
Assim, o Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos – CEVAP, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, criou um curso de Extensão Universitária sobre Acidentes com Animais Peçonhentos a Distância.
2.0 OBJETIVOS
• Planejar um curso intitulado “Acidentes com animais peçonhentos”,
ministrado a distância.
• Oferecer o curso “Acidentes com animais peçonhentos”
sob forma de Curso de Extensão Universitária .
• Oferecer o curso “Acidentes com animais peçonhentos”
como disciplina de Graduação a distância.
3.0 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As estratégias realizadas para o planejamento e oferecimento do curso “Acidentes com animais peçonhentos” obedecem a um modelo proposto por Lee and Owans (2000) e que se dividem em Análise, Design, Desenvolvimento/Implementação e Avaliação/Revisão.
3.1 Estratégia para a Análise
3.1.1– Identificar a filosofia da Instituição.
Foram realizados questionários e entrevistas com a administração e equipe técnica do CEVAP – UNESP, a fim de se identificar a missão e objetivos da Instituição para que o projeto possa ser inserido na realidade da mesma.
3.1.2– Analisar as necessidades
Identificou-se a real necessidade do curso por meio de entrevista e pesquisa a profissionais da Área da Toxinologia a fim de estimar o que os “clientes” esperam do curso.
3.1.3– Analisar a audiência
É de grande importância para um programa a distância o conhecimento de seu público alvo. Foi utilizado um questionário enviado por e-mail como formulário.
3.1.4- Análise da gestão tecnológica da Instituição
Identificou-se o parque tecnológico da Instituição e
como a mesma gerencia a tecnologia.
Foi analisado o acesso à Internet, a presença de um servidor e
o sistema operacional.
3.1.5- Análise de possíveis mídias
Paralelo à análise tecnológica, foram identificadas as
possíveis mídias a serem utilizadas no curso como vídeos,
materiais impressos, CD-Rom, Web sites, vídeo-conferência, etc.
Verificou-se a possibilidade da criação de novas mídias.
3.1.6 Análise de custos
Foi realizada a junção de todas as análises sendo realizada em conjunto com a administração da Instituição. Seu objetivo foi relacionar o custo benefício do curso e se este é viável.
3.2. Estratégias para o Design
Nesta fase, foi realizado o planejamento do curso, definindo as questões referentes a sua montagem.
3.2.1– Definição da Equipe
Foi realizada a definição de profissionais qualificados para a realização das diversas tarefas a serem realizadas no planejamento do curso.
3.2.2– Definição da grade curricular do curso
Definiu-se a grade do curso elencando os conteúdos que serão
trabalhados, dividindo-os em módulos.
Além da grade curricular, a carga horária do curso foi definida.
3.2.3– Definição de estratégias pedagógicas
Foram definidas as estratégias pedagógicas visando a aplicação de um curso a distância na construção do projeto pedagógico.
3.2.4– Definição de estratégicas tecnológicas
Definiu-se como a tecnologia fará parte do processo educativo.
Discutiu-se as ferramentas que serão utilizadas no curso. Além
do material didático disponível em diferentes mídias.
Com relação a Internet, escolheu-se um ambiente virtual de aprendizagem
para ser utilizado dentro das necessidades do curso e da Instituição.
3.2.5 Definição de cronogramas
Foi definido o cronograma de trabalho do curso, tarefas a serem realizadas, responsáveis e datas limite.
3.3. Estratégias de Desenvolvimento/Implementação
Esta fase abrangeu todas as etapas de criação e adaptação do material instrucional, instalação e configuração de ambientes virtuais de aprendizagem, produção de vídeos e outras mídias utilizadas, bem como gestão do curso.
3.3.1 Produção e Adaptação do Material
Todo o material que foi utilizado no curso foi formatado para um panorama não presencial de aprendizagem autônoma.
3.3.2 Montagem e configuração de ambientes
Caracterizou-se pela configuração e instalação dos ambientes virtuais que fizeram parte do curso.
3.3.3 Treinamento de professores e tutores
Os professores e tutores foram treinados a trabalhar com as diferentes mídias.
3.3.4 Definição de suporte técnico
Foi verificada a necessidade de profissionais preparados para resolver qualquer problema técnico, tanto dos alunos do curso quanto de professores e outras pessoas envolvidas no curso.
3.3.5 Definição do suporte pedagógico
Da mesma forma que o suporte técnico, o suporte pedagógico auxiliou o professor a colocar em prática as estratégias definidas.
3.4 Estratégias para avaliação/revisão
A avaliação e revisão foram realizadas no decorrer de
sua aplicação, sendo feito alguns ajustes se necessário.
Foi definido o que e como avaliar, como foi feita a revisão, avaliação
e eficiência do sistema e eficácia do curso.
4.0- Resultados
4.1 – Análises
Para o desenvolvimento do curso Acidentes com Animais Peçonhentos, em um contexto de aprendizagem não presencial, foram realizadas algumas análises para obter-se subsídios suficientes para a realização do curso com sucesso.
4.1.1– Identificação da Filosofia de EAD na Instituição.
Foi identificado junto aos profissionais do CEVAP algumas experiências ligadas a produção de materiais didáticos de Ensino a Toxinologia, visando o auto aprendizado com vídeos, CD Roms, sites da Internet, livros e apostilas além de uma revista científica eletrônica.
Verificou-se que o CEVAP já possui tradição na produção de material didático para ensino não presencial e que a UNESP possuía um Programa de Ensino a Distância, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX.
O CEVAP, após a aprovação de sua Diretoria, submeteu o projeto pedagógico do curso à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da UNESP para sua autorização.
Junto à PROEX, conseguiu-se apoio com o Programa de Ensino a Distância da UNESP.
4.1.2– Análise das necessidades
Verificou-se por meio de entrevista a profissionais em Toxicologia a necessidade de Educação Continuada na área, visto que este tema é pouco abordado nas escolas de Medicina, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia de nosso país.
O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP possui um curso de Especialização em Toxicologia e um Curso de Aprimoramento em Animais Peçonhentos contando com profissionais de alto nível para apoio ao curso. Além disso, realiza cerca de 60 cursos e palestras ao ano sobre Acidentes com Animais Peçonhentos.
4.1.3– Análise da Audiência
Por meio de questionário emitidos via e-mail a um banco de dados do CEVAP, a profissionais ligados à área de Animais Peçonhentos, pode-se verificar a real necessidade de um curso a distância visando alcançar profissionais e estudantes distantes dos grandes Centros de ensino, tendo já visto a pequena abordagem do assunto pelas Escolas de Ensino Superior do Brasil.
Ficou definido que o público alvo seria estudantes e profissionais da área da Saúde, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia.
4.1.4– Análise da Gestão Tecnológica da Instituição
O CEVAP possui um laboratório ligado a Internet de alta velocidade com computadores, máquinas fotográficas digitais, filmadoras digitais e ilha de edição de vídeo.
É responsável pela criação e edição da primeira revista científica eletrônica denominada The Journal Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (www.jvat.org.br).
Possui tradição da elaboração de material didático em diferentes mídias visando o auto aprendizado como livros, apostilas, CD-Roms, vídeos e sites da Internet.
4.1.5– Análise e definição de mídia
Com base na avaliação da necessidade e na gestão tecnológica da Instituição foram definidas como mídias principais do curso a Internet, CD-Rom e material impresso.
4.1.6– Análise dos custos
O CEVAP possui toda a infra-estrutura de Internet necessária ao curso, estando ligado a Rede Unesp; os profissionais envolvidos são funcionários já contratados da universidade; os equipamentos necessários já existiam.
Os gastos com material didático (apostilas e CD-Roms), enviados aos alunos e gastos pelo correio, serão cobertos com as matrículas dos alunos.
Portanto, os gastos com o curso estava dentro do orçamento do Centro, não havendo gastos extras.
Foi adotado o WebCT como plataforma virtual de aprendizagem devido ao Programa de Ensino a distância da PROEX – UNESP.
4.2- Desing
Com as análises realizadas passou-se ao design dos cursos para que o mesmo fosse modelado como base nos objetivos, mídias e na audiência.
4.2.1 – Definição da Equipe
O CEVAP possui dois especialistas em gestão do Ensino a Distância, que ficaram responsáveis pela coordenação, planejamento e logística do curso; um publicitário responsável pelo design do curso, professores (médicos, veterinários e biólogos) responsáveis pela produção do material didático e adaptação do conteúdo para um modelo a distância, auxiliado pelos especialistas, dois web designers responsáveis pelas atualizações e abrigo dos materiais do site do CEVAP e ambiente virtual WebCT. Os profissionais do CEVAP atuaram como tutores ao longo do curso.
4.2.2 – Definição da grade curricular do curso
A grade curricular do curso foi definida conforme o Plano de Ensino do CEVAP em parceria com os professores do curso.
Quadro – Grade Curricular
4.2.3 – Definição das estratégias pedagógicas
Com auxílio dos especialistas em gestão do EAD do CEVAP foram definidas as estratégicas pedagógicas para o curso a distância. Estas foram embasadas em teorias que primem por uma abordagem construtivista, ou seja, da construção individual ou cooperativa do conhecimento pelo próprio aluno mediada por mídias.
Para isto foram utilizadas estratégias como o uso de material didático que incite o aluno a pensar, colocando desafios (situações-problemas) incitando à pesquisa e ao aumento da colaboração e cooperação por meio da Internet utilizando o ambiente virtual de aprendizagem com lista de discussões e fóruns e participarão das aulas síncronas via Internet.
Foi colocado a disposição dos alunos um tutor responsável para resolver pequenos problemas, responder perguntas e “trazer de volta” alunos que não estejam participando do processo.
4.2.4 – Definição das estratégias tecnológicas
4.3- Desenvolvimento / Implantação
Nesta fase do processo definiu-se e adaptaram-se todos os materiais para o curso, bem como se configurou todas as ferramentas e ambientes para a aplicação do curso.
4.3.1- Produção e adaptação do material
Todo material do curso foi adaptado para uma abordagem não presencial. Os CD-Roms, vídeos e livros foram enviados pelo correiro. As aulas foram abrigadas na sala de aula virtual para seu acesso on line e off line.
Os CD-Roms contavam com vídeo clipe de ajuda e sistema de auto run, não havendo a necessidade de instalação pelo usuário.
4.3.2 – Montagem e configuração do ambiente
O site do CEVAP é hospedado em um provedor externo a Universidade, sendo um serviço pago para sua hospedagem e manutenção.
A sala de aula virtual com suas ferramentas, foram abrigadas no ambiente virtual de aprendizagem WebCT, que é de responsabilidade do Programa de Ensino a Distância da PROEX-UNESP, quanto a sua hospedagem, manutenção, segurança, suporte técnico e backups.
4.3.3 – Suporte
O suporte técnico para o curso foi dado pelo professor aos alunos, nas aulas síncronas, e pelo tutor em atividades assíncronas.
O coordenador do laboratório de informática do CEVAP também ficava a disposição dos alunos para eventuais problemas em relação ao acesso ao site e sala de aula virtual, bem como aos CD-Roms.
A secretaria do CEVAP trabalhou antes, durante e depois a realização do curso para prover informações, realizar matrícula e confeccionar certificados aos alunos, além de enviar o material didático pelo correio.
5.0- Avaliação / Revisão
Além das avaliações normais do curso, procurou-se avaliar o processo pelo qual os alunos estavam passando através dos alunos e do próprio professor.
5.1- Avaliação da eficácia
Através da percepção do professor e de avaliação realizada com os alunos, pode-se identificar pontos importantes para a melhoria do curso.
Uma deficiência do curso foi em relação aos alunos, que quando apresentados a novas ferramentas de ensino, mediado por tecnologias, tendo que abandonar as suas representações tradicionais (ensino presencial).
Esse novo meio, acabou por retrair a participação do aluno, que se concentrou apenas em fazer as tarefas obrigatórias, não produzindo conhecimento e colaborando pouco com os colegas.
O curso a distância de extensão universitária Acidentes com Animais Peçonhentos, foi oferecido em cinco oportunidades durante os anos de 2002, 2003 e 2004, tendo formado 141 alunos com seis alunos desistentes. Vale ressaltar que três alunos desistentes realizaram o curso em data posterior.
Foram matriculados alunos de quase todos os Estados brasileiros e 10 alunos estrangeiros de países como Portugal, Colômbia , Argentina, Peru e Paraguai.
5.2- Avaliação da eficiência
Todos os recursos tecnológicos utilizados se mostraram eficientes, sendo absorvidos pelos alunos sem maiores problemas.
Alguns alunos sem computadores em casa procuravam amigos, no trabalho ou em cyber cafés, computadores para realizar as atividades do curso.
6.0- Discussão e considerações finais
A tradicional sala de aula das Universidades pouco se modificou nos últimos cinqüenta anos, do ponto de vista da metodologia de ensino e aprendizagem. Assim, toda vez que surge uma inovação tecnológica, tenta-se de início utilizá-las de acordo com os antigos paradigmas.
A Educação a Distância (EAD) tem se mostrado cada vez mais evidente no cenário educacional. A quebra do paradigma educacional veio privilegiar as formas de aprendizagem a partir do momento em que quebra fronteiras de tempo e espaço. O aluno se mostra em maior contato com o professor a partir do momento em que as formas de interatividade interferem na motivação do mesmo frente ao assunto abordado.
O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP,
da Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, Brasil, vem
ao longo dos últimos 15 anos se especializando na produção
de material didático para o aprendizado a distância.
Dessa forma, diversos vídeos, CD-Roms, web-sites, livros, apostilas e
uma revista eletrônica científica foram elaborados para esse fim.
O CEVAP realiza em média 60 cursos e palestras sobre animais peçonhentos por ano. Sabendo que o Brasil possui dimensões continentais e distribuição heterogenia dos Centros de excelência em ensino, somente poderá levar ensino de qualidade a profissionais afastados destes centros utilizando novas ferramentas de ensino.
Diante deste paradigma emergente, a educação a distância aparece como modalidade da educação tradicional propondo-se a incorporar esta nova mentalidade em um processo onde o aluno possa escolher como e onde estudar sem comprometimento da qualidade do estudo.
Visando contribuir no ensino da Toxinologia, os pesquisadores do CEVAP, utilizando novas metodologias de ensino não presencial, promoveram a criação de um curso de Extensão Universitária a distância sobre Acidentes com Animais Peçonhentos
Até o presente momento, já foram formados 141 alunos de quase todos estados Brasileiros e países como Portugal, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina.
Com esta modalidade de aprendizagem, o CEVAP proporcionou um programa educacional organizado, no qual o professor e o estudante estão fisicamente separados pelo temp ou geograficamente.
7.0 – Referências Bibliográficas
Barraviera, B. Estudo clínico dos acidentes ofídicos, CD-ROM, EPUB, 1999.
Ferreira Junior, R.S.; Barraviera, B. Artrópodes de Interesse Médico, CD-ROM, EPUB, 2001.
Lee, William W. and Owens, Diana L.: Multimedia-Based Instrucional Design: Computer- Basead Training, Web.Basead Training, Distance Broadcast Tarining, 2000 – USA, Publish by Jossey-Bass Pfeiffer.
Pinheiro, M.A. Estratégias para o Design Instrucional de cursos pela Internet: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.