ABED

  Agradecimentos

  Apresentação

  Cidade

  Fale Conosco

  Encontros

  Evento On-Line

  Exposição

  Hospedagem

  Imagens

  Inscrições

  Localização

  Mini-Cursos

  Parceiros

  Programação

  Trabalhos

  Últimas

  Principal

 


I Encontro de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa  

 Os Ministros de Educação de Angola, Brasil, Cabo Verde, da Guiné-Bissau, Moçambique, de São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, reunidos em Fortaleza, Brasil, no dia 26 de maio de 2004, na V Reunião dos Ministros da Educação da Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa, decidiram dentre os temas prioritários à Comunidade incluir nas suas conclusões as seguintes recomendações relativas à Educação a Distância:

- “Registrar com agrado a disponibilidade manifestada pelos paises possuidores de metodologias e materiais na área de educação à distância, em apoiar os demais estados no desenvolvimento desta modalidade de ensino;

- Recomendar, como prioridade da cooperação no âmbito da CPLP*, a vertente da formação de professores através de ações concertadas, com recurso às tecnologias da informação e comunicação e ao ensino e formação à distância;

- Recomendar ao país coordenador, Portugal, a realização de uma reunião para identificação das áreas e dos conteúdos no ensino mediatizado e no ensino através da utilização de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC);”

Por sugestão da UNESCO - Brasil a ABED está organizando o primeiro Encontro de Educação a Distância dos Paises de Língua Portuguesa, dentro do 11º Congresso Internacional de EAD que acontecerá na cidade de Salvador - nossa primeira capital - e atual capital da Bahia.

Todos os Ministros presentes à Reunião de Fortaleza foram convidados a participar deste Primeiro Encontro de EAD, de 07 a 10 de setembro próximos. Espera-se ter a presença significativa de pesquisadores e profissionais dos oito países que compõem a CPLP.

O dia 09 de setembro de 2004 (quinta-feira) será dedicado a conhecer, divulgar e construir parcerias em EAD. Fieis ao princípio do multilateralismo os cursos e serviços em EAD serão disponibilizados gratuitamente ou a baixo custo aos oito países da CPLP.

A UNESCO – Brasil e a ABED estão se dirigindo à CPLP no sentido de receber o apoio da Comunidade, ao Primeiro Encontro, quando da reunião dos Chefes de Estados da CPLP que acontecerá em julho próximo em São Tomé e Príncipe.

O idioma Português é falado por mais de duzentos milhões de pessoas, constituindo-se no quinto idioma mais falado no Mundo. No entanto tem conteúdo disponibilizado na Internet alcança apenas 0,7 %; este baixo índice é inferior ao uso do idioma sueco na internet, que ocupa 1,1 % dos conteúdos que rodam na rede mundial, é curioso saber que a população da Suécia é equivalente ao contingente populacional de Portugal.

Deste modo, visando construir uma comunidade colaborativa de aprendizagem, a UNESCO e a ABED disponibilizarão em Salvador uma oportunidade impar em torno da Educação Aberta a Distância.

Espera-se que o primeiro encontro de EAD dos países de língua portuguesa constitua-se em um encontro de intercâmbio e oferta de experiências educacionais, utilizadas com as mais diversas modalidades de EAD, desde os cursos por correspondência,  rádio, televisão, computador e satélite; todos os meios disponíveis para o fortalecimento do idioma português e do multiculturalismo dos países da CPLP.

Pretende-se conjuntamente regar o solo fértil da EAD para que “A Última Flor do Lácio” continue verdejante e possa enfrentar os desafios da globalização econômica ao se organizar uma rede efetiva de educação globalizada de língua portuguesa.