A Utilização de Ferramenta
EAD, como apoio ao Ensino de Estatística em um Curso de Graduação em
Administração: Um Estudo de Caso
Sabrina de
Oliveira Fernandes Viana
Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
saofviana@hotmail.com
Daielly
Melina Nassif Mantovani
Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
daimantovani@hotmail.com
Amanda
Ribeiro Vieira
Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
amandaribeiro@yahoo.com
Adriana
Backx Noronha Viana
Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
backx@usp.br
RESUMO
No contexto de um Curso de Graduação, disciplinas que
envolvam atividades semipresenciais consistem no aumento da responsabilidade do
aluno mediante a sua própria aprendizagem, podendo este estudar no momento mais
adequado à sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e
testes, quantas vezes desejar. Com objetivo de desenvolver atividades
semipresenciais, buscou-se neste trabalho o planejamento do ensino
semipresencial da disciplina RAD 1509 - Estatística Aplicada a Administração II
do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP),
utilizando para tanto, a plataforma WebCT (Web Course Tools). Neste artigo,
apresentamos os passos utilizados para o desenvolvimento do trabalho, bem como
os resultados parciais obtidos.
Palavras Chaves: Estatística Aplicada à
Administração; Plataforma WebCT; Ensino Semi Presencial.
A presença do
computador nas mais diversas áreas da sociedade é uma realidade reconhecida em
todo o mundo. O início da informática foi caracterizado pela utilização dos
computadores, restritos somente às empresas e instituições de pesquisa, com
algumas raras exceções. Atualmente, a disseminação do computador nas escolas e
residências cresce rapidamente, com uma velocidade que impressiona até mesmo os
especialistas.
Em 1992, a grande São Paulo
registrava uma marca de 4% de residências que utilizavam o computador. Quatro
anos depois, em 1996, as residências que utilizavam computador chegaram a 16%
(Godoy, 1996). Nos Estados Unidos, para aquele ano, a marca atingida foi de 23%
(Godoy, 1996). Hoje o domínio da informação é um fator diferencial e
predominante para alcançar o êxito em qualquer ramo de atividade. Esta nova
realidade juntamente com a rede mundial de computadores concretiza a integração
e o compartilhamento das informações.
Voltando esta tecnologia para a educação, é possível
questionar os métodos tradicionais de ensino que ainda estão centralizados na
figura do professor onde o aluno tem um papel passivo em seu processo de
aprendizagem. Aprender significava reproduzir a informação. O uso do computador
no ensino viabiliza o estudo de uma nova maneira de transmissão de conhecimento
onde aprender significa entender. Neste caso, o estudante é o protagonista de
sua aprendizagem o que possibilita o desenvolvimento de sua capacidade crítica.
Propostas como ensino à
distância, educação continuada e escolas virtuais são uma realidade levada a
sério por diversas instituições de pesquisa no mundo todo. Esta mudança só foi
possível com o advento da tecnologia atual: o computador e seus coadjuvantes.
Para que esta nova proposta possa chegar às pessoas interessadas, tem-se a rede
mundial de computadores, a Internet. Muitas das instituições que estão adotando
esta nova proposta de ensino/treinamento apontam a Internet como ferramenta
indispensável para o sucesso deste projeto.
Está claro que o uso de informática não é a solução
de todos os problemas da qualidade de ensino, pois, conforme Boruchovitch (1993),
"esta questão envolve complexos e múltiplos determinadores sociais,
políticos e econômicos". Mas se for possível encontrar algumas formas
(cientificamente observável em termos de contribuições) das entidades
usufruírem recursos de computação para tornar mais produtiva a tarefa de
ensinar e melhor qualificar os formandos, já se terá obtido avanço
significativo, uma vez que, além dos benefícios diretos, isto poderá servir de
motivação e base para o envolvimento de outros segmentos da sociedade no refinamento
desse caminho (Pereira, 1997).
Diante deste contexto, o estudo realizado tratou
desta nova realidade do ensino e do treinamento baseado por computador. O
objetivo principal deste trabalho consistiu no planejamento e desenvolvimento
do ensino semipresencial das disciplinas de Estatística do curso de Graduação
em Administração da FEA-RP/USP, auxiliado pela plataforma WebCT (Web Course
Tools).
WebCT (Web Course Tools) é um programa para
criação de ambientes educacionais na World Wide Web e foi desenvolvido
pela University of British Columbia. Uma vez instalado em um servidor,
pode abrigar inúmeros cursos e treinamentos. Permite a elaboração de cursos
inteiramente on-line ou como ferramenta de apoio a cursos presenciais.
Este programa possibilita ao professor interessado,
disponibilizar o sumário do seu curso com ou sem o conteúdo; divulgar o
calendário com datas importantes, as tarefas, exercícios e trabalhos, bem como
transmitir a seus alunos gabaritos, resultados etc. Além disso, facilita a
comunicação entre os alunos e entre os alunos e o professor, tanto on-line
quanto via "correio eletrônico".
O WebCT apresenta ferramentas
administrativas de fácil assimilação, permitindo ao professor estruturar,
alterar e atualizar todos os dados que formam seu curso e requer quase nenhum
conhecimento técnico tanto por parte do desenvolvedor do curso quanto por parte
do estudante.
É totalmente baseado na World Wide Web.
Uma vez instalado em um servidor, permite sua utilização a partir de um navegador
sem que seja necessária a instalação de qualquer software adicional por
parte do aluno ou do instrutor.
Fornecidos o nome de usuário e senha corretos, o
WebCT autoriza o acesso à Home Page do curso, que normalmente apresenta
o título do curso, um texto introdutório e uma série de ícones, cada um
representando uma opção do WebCT. Estes dados devem ser fornecidos previamente
pelo docente ao aluno
Alguns cursos podem ter mais ou menos
ícones de acordo com a configuração feita pelo docente. De modo geral, o WebCT
é fácil de usar, pois tem grande semelhança com sites da Internet. A
Figura 1 mostra a página de acesso à plataforma WebCT
Figura 1: Página de acesso à plataforma WebCT.
O presente trabalho
teve como principal objetivo desenvolver a disciplina semipresencial RAD 1509 –
Estatística Aplicada à Administração II, do curso de graduação em Administração
da FEA-RP/USP, que utiliza a plataforma WebCT.
Para tanto,
elaborou-se um plano de trabalho com o intuito de orientar as atividades a
serem realizadas. De acordo com RODRIGUES (2002), quando se trata de
desenvolver processos de ensino-aprendizagem, o primeiro passo é o
desenvolvimento de um plano de trabalho do educador.
O plano de
trabalho elaborado contemplou as seguintes etapas: definição dos objetivos;
definição dos conteúdos a serem abordados nas disciplinas em estudo;
planejamento das atividades dos alunos; planejamento das ferramentas do WebCT a
serem utilizadas; desenvolvimento dos conteúdos a serem disponibilizados e
planejamento das atividades do instrutor (Noronha e Vieira, 2002). Estas etapas
são interligadas e algumas são realizadas concomitantemente, ou seja, não é
necessário terminar primeiramente uma etapa para depois começar outra.
A Figura 2
apresenta um fluxograma das principais etapas que devem ser planejadas para o
êxito na implementação do ensino semipresencial. A utilização do fluxograma
consiste em colaborar e facilitar a organização da preparação do curso
utilizando-se a plataforma WebCT
Definição
dos Objetivos
(Resultado
pretendido de um processo de aprendizagem)
Definição dos
Conteúdos a serem estudados
(Conjunto
dos temas ou assunto estudados durante o curso)
Planejamento das Atividades Planejamento
das Ferramentas
dos
alunos
do webct a serem utilizadas
Desenvolvimento
dos conteúdos a serem disponibilizados.
Planejamento das Atividades do instrutor
Figura 2: Fluxograma das etapas para implementação
do ensino semipresencial em Estatística Aplicada à Administração
A seguir,
encontra-se o detalhamento de cada etapa de implementação da disciplina RAD
1509 - Estatística Aplicada à Administração II.
Para GARCIA ARETIO (1994), objetivo educativo é o
resultado pretendido de um processo de aprendizagem Para serem úteis ao
processo de ensino-aprendizagem, os objetivos devem ser construídos para os
alunos, servindo para mostrar a estes o que eles vão fazer para aprender, o que
eles já aprenderam, além de fornecer subsídios para mensurar a aprendizagem no
processo de avaliação e orientar os elaboradores no desenvolvimento dos
conteúdos (BARRETO et al. (2002)).
Os objetivos da disciplina devem ser escritos de
forma clara e breve (RODRIGUES, 2002) e tem por função ser um ponto de
referência do professor para evitar discrepâncias na ação pedagógica, ser um
argumento de contraste na situação atual e desejada, auxiliar na observação e
na avaliação do resultado pretendido e servir de orientação para escolha de
métodos, meios e estratégias de ação (BARRETO et al. (2002)).
Na disciplina Estatística Aplicada à Administração II
definiu-se como objetivo educativo: mostrar a importância da utilização de técnicas
estatísticas em decisões administrativas e introduzir técnicas multivariadas e
suas aplicações em Administração de Empresas.
Nesta etapa
definem-se os conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso,
considerando-se os objetivos de aprendizagem propostos. Trata-se de um conjunto
de temas ou assuntos que são estudados durante a disciplina. Tais assuntos são
selecionados e organizados a partir da definição dos objetivos. Assim, os
diferentes temas são um meio para que o aluno atinja os objetivos.
Os conteúdos
selecionados para esta disciplina foram:
ü Módulo 1 –
Introdução a Análise Multivariada: que introduzirá o
conceito de análise multivariada e uma visão geral do conjunto de técnicas para
análise de dados;
ü Módulo 2 –
Análise Fatorial: abordagem
estatística que pode ser usada para analisar inter-relações entre um grande
número de variáveis, bem como para explicar estas variáveis com relação a
fatores ou dimensões comuns. O objetivo é condensar a informação contida na
variáveis originais em um conjunto de variáveis (fatores), com uma perda mínima
de informação;
ü Módulo 3 –
Análise de Clusters: técnica estatística usada para classificar casos com
opiniões semelhantes, agrupando-os em um grupo homogêneo;
ü Módulo 4 –
Análise Discriminante: Técnica estatística usada para definir que variáveis
conseguem discriminar as categorias que representam grupos já pré
definidos.
Após a definição do tipo de atividade que será
desenvolvida e o grau de interatividade desejado, definem-se as ferramentas do
WebCT que serão utilizadas. O WebCT disponibiliza algumas ferramentas que se
dividem em dois grupos: síncronas e assíncronas.
Para o uso das ferramentas síncronas, como por
exemplo, o chat, é necessário a presença simultânea do grupo de
participantes, obtendo-se um alto grau de interatividade entre os
participantes. No entanto, o planejamento prévio destas atividades é de grande
importância para a obtenção de êxito na utilização desta ferramenta.
No caso de ferramentas assíncronas como o fórum, os
participantes enviam suas mensagens e comentários a qualquer hora e estas
participações são acompanhadas pelo professor/instrutor e outros participantes
no horário que os mesmos acessarem o sistema, não havendo a necessidade
simultânea do grupo.
Assim, nesta
etapa do planejamento do curso, são definidos como, em que momento e
de que forma cada ferramenta do WebCT poderá ser utilizada. A seguir,
encontra-se uma breve explicação de algumas das ferramentas disponíveis na
disciplina apresentada:
-
Programa da Disciplina: Conteúdo da disciplina, explicitando
como serão realizadas as avaliações bem como o Cronograma geral do curso;
-
Módulos: Conteúdo e seqüência de atividades que os alunos
deverão estar consultando ao decorrer do curso;
-
Agenda: Apresentação das datas de atividades pertinentes ao
curso, tais como, provas, datas máximas para envio de trabalhos, encontros on-line
etc;
-
Fórum: Espaço para discussões sobre a matéria; onde os
alunos inserem as dúvidas a respeito do assunto estudado; todos os alunos têm
acesso às dúvidas;
-
Notas: O aluno tem acesso a notas obtidas nas atividades
desenvolvidas durante o curso; o interessante deste item é que o aluno tem
acesso somente à sua nota;
-
Trabalho dos Módulos: Para cada módulo, com objetivo de
verificação de aprendizagem, o aluno estará efetuando um trabalho em grupo.Este
link explica como os trabalhos dos módulos deverão ser feitos;
-
Avaliação On Line: Testes de múltipla escolha que são
disponibilizados para o aluno testar seu aprendizado;
-
Glossário: Definição dos termos principais de estudo;
-
Ferramentas WebCt de auxílio a Estudo: São ferramentas que identificam para o
aluno o último item estudado e a possibilidade de reunir informações para
impressão;
-
Trabalho em grupo: Neste item é possível o aluno
enviar/apresentar trabalhos em grupos ou individuais;
A Figura 3 apresenta as ferramentas
do WebCT utilizadas na disciplina de Estatística Aplicada à Administração II.
Figura 3: Ferramentas do WebCT utilizadas na disciplina
semipresencial RAD 1509 - Estatística
Aplicada à Administração II.
Esta fase teve a intenção de demonstrar
como o curso deveria ser ministrado em função das atividades dos alunos, as quais
foram liberadas de acordo com o cronograma de cada ferramenta. Esta forma de
trabalho foi possível devido a um recurso disponível no WebCT.
As atividades foram planejadas com os
seguintes tópicos:
ü
Conteúdo: o aluno deverá ler os conteúdos
disponibilizados, antecipadamente, porque
no caso de eventuais dúvidas pudessem ser tiradas em aula;
ü Transparências: terá a mesma função que o tópico conteúdo
e serão utilizadas para anotações em sala de aula;
ü Links: Este item ficará mais como curiosidade para alunos interessados
em saber como a ferramenta estatística é utilizada em artigos, ainda se estuda
um modo de criar interesse nos alunos para acessá-lo.
ü Lista de exercício: Os alunos farão esta, subdividida em
teóricos e práticos, para estudo doméstico;
ü Utilizando o SPSS: Estas tabelas geradas no software SPSS
serão usadas em sala de aula, onde, juntamente com o professor, os alunos
analisarão as saídas e anotarão como se deve interpretar tal dado;
ü Analisando Tabelas: Este tópico será destinado à dúvidas que
surgirem sobre o SPSS, pois contém as mesmas tabelas usadas em sala de aula com
as explicações;
ü Avaliação On Line: Após o conteúdo ser ministrado em aula,
os alunos deverão realizar uma prova sobre a matéria, que será disponibilizada
uma semana antes do término do módulo em questão.
ü
Trabalho
dos Módulos: Os alunos
deverão estar fazendo a cada final de módulo um trabalho consolidando a
ferramenta estatística aprendida, com a ressalva de que cada trabalho terminado
serve de banco de dados para os próximos.
Um dos grandes desafios de qualquer curso on-line
é apresentar o conteúdo de forma clara, colaborando com a auto-aprendizagem do
aluno. Textos escritos ou transcritos exatamente como de um livro, muitas vezes
não acrescentam grandes conteúdos ao aluno, ou ainda tornam a tarefa de estudo
através da Internet enfadonha e desestimulante.
O desenvolvimento de conteúdos didáticos para Web
compreende a produção de um texto recortado em porções que se interconectam (o
hipertexto), pressupondo uma hierarquia entre essas porções do conteúdo
facilitando assim a navegação no hipertexto (BARRETO et al. (2002)).
Para disponibilização dos conteúdos da disciplina
semipresencial RAD 1509 - Estatística Aplicada à Administração II foi
desenvolvido um sistema interativo para o processo de ensino-aprendizagem
desta. Primeiramente, foram elaborados textos de fácil interpretação e
visualização, pois, caso contrário, poder-se-ia cansar os alunos e
desestimulá-los e exercícios interativos com feedback simultâneo, no qual o
aluno saberá em que está errando ou receberá um estímulo, quando acertar.
Também foram geradas tabelas com explicações passo a passo de como fazer uma
análise estatística utilizando o software SPSS.
A elaboração dos
textos contidos no sistema interativo foi realizada concomitantemente à sua
implementação. Esta estratégia foi utilizada para melhor dimensionamento dos
textos às telas do sistema, evitando-se desta forma, a elaboração de conteúdos
longos, que desmotiva os aprendentes. Outro aspecto relacionado à formulação
dos conteúdos corresponde à interatividade com o leitor para estimular seu
aprendizado.
Os conteúdos
foram organizados em módulos, nos quais os alunos conseguem visualizar todas as
atividades relacionadas com aquele conteúdo selecionado.
Foram desenvolvidos conteúdos práticos que despertem o interesse e envolvam o
aluno em situações atuais de utilização das técnicas estatísticas em questão.
Quanto aos softwares empregados na implementação do sistema, utilizou-se o
software FrontPage da Microsoft. A
escolha deste aplicativo se deu em razão da facilidade em manipulá-lo, dado que
se trata de um software bastante auto-explicativo. Utilizou-se também do
software SPSS para a obtenção de tabelas com interpretações estatísticas, pois
este software é solicitado aos alunos nesta disciplina.
A figura 4 mostra um dos conteúdos
da disciplina, Avaliação on line, no qual o aluno respondeu um dos testes
propostos e obtendo feedback.
Figura 4: Avaliação On Line realizada por um aluno
teste.
Após o curso pronto, é
necessário, no momento em que este for disponibilizado aos alunos ter o
acompanhamento do instrutor. Constata-se aqui que dois papéis são fundamentais,
o do professor e do instrutor. Logicamente, em algumas situações, poderá ser a
mesma pessoa. Mas em linhas gerais, o professor, considerado como o detentor do
conhecimento, é o maior responsável pelo desenvolvimento do conteúdo, das atividades
pertinentes e supervisão geral do desempenho dos alunos.
Por outro
lado, o Instrutor será responsável pelo acompanhamento do curso, desempenhando
as seguintes atividades: atendimento a consultas/dúvidas (através de e-mail e chat);
organização dos materiais no ambiente WebCT;
acompanhamento do desempenho/envolvimento dos alunos; geração de outros
exercícios e disponibilização de gabarito;
atualização da agenda etc.
De modo geral, estas atividades estão relacionadas
com a administração do curso, quando este está sendo utilizado. É importante o
planejamento de tais atividades, evitando possíveis dificuldades que
prejudiquem o andamento do curso.
No contexto de um Curso de Graduação, disciplinas que
envolvam atividades semipresenciais consistem no aumento da responsabilidade do
aluno mediante a sua própria aprendizagem, podendo este estudar no momento mais
adequado à sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e
testes, quantas vezes desejar.
Com objetivo de desenvolver atividades
semipresenciais, buscou-se neste trabalho o planejamento do ensino
semipresencial da disciplina RAD 1509 - Estatística Aplicada a Administração II
do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP),
utilizando para tanto, a plataforma WebCT (Web Course Tools).
Foram definidos os objetivos educativos a serem
atingidos, os conteúdos a serem abordados nas disciplinas em estudo, o planejamento
das atividades dos alunos, o planejamento das ferramentas do WebCT a serem
utilizadas e o desenvolvimento dos conteúdos a serem disponibilizados.
Com este trabalho, pretendeu-se obter uma ferramenta
de auxílio no ensino dos conteúdos de Estatística para o curso de Administração
que possibilitasse: o aumento do tempo empregado em sala de aula para o
desenvolvimento de outros conhecimentos; maior eficiência do material didático
na transmissão das idéias, conceitos e informações; adequação da tecnologia
empregada (plataforma WebCT) para o processo de ensino-aprendizagem; análise da
qualidade do instrumento pedagógico utilizado em relação à necessidade do
aluno.
Destaca-se ainda, que a carga horária desta
disciplina é de 30 horas e com o auxílio do WebCT está sendo possível
ministrá-la em 15 horas, liberando o professor para maior tempo dedicados à
pesquisa e desenvolvimento junto ao aluno. Uma vez preparada a disciplina na
plataforma WebCT, o trabalho do professor diminui significativamente, salvo a necessidade
de algumas atualizações, em relação à formulação de conteúdos e atividades,
pois estas podem ser disponibilizadas para apresentação aos alunos de acordo
com as datas programadas pelo professor.
Uma primeira experiência foi realizada no primeiro
semestre de 2003 e conforme os resultados parciais, de modo geral os objetivos
foram alcançados. Os problemas ou erros encontrados (conteúdos, trabalhos e ou
provas on-line) estão sendo corrigidos, objetivando-se uma segunda experiência
no segundo semestre de 2003.
Um resultado inesperado do trabalho foi o fato de que
alunos que já cursaram a disciplina solicitaram o acesso ao trabalho
desenvolvido, como fonte de informação, para relembrar o conteúdo já aprendido
e, possibilitar a utilização do mesmo em trabalhos de outras disciplinas, que
exigem análise estatística.
Destaca-se ainda um outro resultado interessante
descrito a seguir. Quando o trabalho era entregue em papel, alguns alunos
reclamavam dificuldade em relação à impressão ou a falta de papel. Com este
novo processo (os alunos postam o seus trabalhos diretamente no webct) tais
problemas terminaram, facilitando ainda o professor, por não precisar mais
manipular uma quantidade razoável de papel. Logicamente tem-se ainda o aspecto
ambiental, pela redução do uso de papel.
Observou-se a dificuldade dos alunos estarem atentos
a todas as atividades a serem cumpridas, conforme agenda webct. Para tanto,
planeja-se utilizar as ferramentas do yahoogroups com objetivo de utilizar o
e-mail externo dos alunos e não apenas o e-mail interno do webct e o fórum.
De acordo com MORAN (2002), aprender e ensinar,
integrando ambientes presenciais e virtuais é um dos grandes desafios que se
enfrenta, atualmente, na educação no mundo inteiro, portanto a integração de
professor e plataforma será o principal instrumento das atuais e novas gerações
de educadores.
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Este
trabalho conta com o apoio do NPT (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Ambiente
Educacional) da FEA-RP/USP (www.npt.com.br)