A Utilização de Ferramenta EAD, como apoio ao Ensino de Estatística em um Curso de Graduação em Administração: Um Estudo de Caso

 

 

 

Sabrina de Oliveira Fernandes Viana

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

saofviana@hotmail.com

 

Daielly Melina Nassif Mantovani

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

daimantovani@hotmail.com

 

Amanda Ribeiro Vieira

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo,  Ribeirão Preto

amandaribeiro@yahoo.com

 

Adriana Backx Noronha Viana

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo,  Ribeirão Preto

 backx@usp.br

 

RESUMO

No contexto de um Curso de Graduação, disciplinas que envolvam atividades semipresenciais consistem no aumento da responsabilidade do aluno mediante a sua própria aprendizagem, podendo este estudar no momento mais adequado à sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e testes, quantas vezes desejar. Com objetivo de desenvolver atividades semipresenciais, buscou-se neste trabalho o planejamento do ensino semipresencial da disciplina RAD 1509 - Estatística Aplicada a Administração II do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), utilizando para tanto, a plataforma WebCT (Web Course Tools). Neste artigo, apresentamos os passos utilizados para o desenvolvimento do trabalho, bem como os resultados parciais obtidos.

Palavras Chaves: Estatística Aplicada à Administração; Plataforma WebCT; Ensino Semi Presencial.

 

1 - INTRODUÇÃO

A presença do computador nas mais diversas áreas da sociedade é uma realidade reconhecida em todo o mundo. O início da informática foi caracterizado pela utilização dos computadores, restritos somente às empresas e instituições de pesquisa, com algumas raras exceções. Atualmente, a disseminação do computador nas escolas e residências cresce rapidamente, com uma velocidade que impressiona até mesmo os especialistas.

Em 1992, a grande São Paulo registrava uma marca de 4% de residências que utilizavam o computador. Quatro anos depois, em 1996, as residências que utilizavam computador chegaram a 16% (Godoy, 1996). Nos Estados Unidos, para aquele ano, a marca atingida foi de 23% (Godoy, 1996). Hoje o domínio da informação é um fator diferencial e predominante para alcançar o êxito em qualquer ramo de atividade. Esta nova realidade juntamente com a rede mundial de computadores concretiza a integração e o compartilhamento das informações.

Voltando esta tecnologia para a educação, é possível questionar os métodos tradicionais de ensino que ainda estão centralizados na figura do professor onde o aluno tem um papel passivo em seu processo de aprendizagem. Aprender significava reproduzir a informação. O uso do computador no ensino viabiliza o estudo de uma nova maneira de transmissão de conhecimento onde aprender significa entender. Neste caso, o estudante é o protagonista de sua aprendizagem o que possibilita o desenvolvimento de sua capacidade crítica.

Propostas como ensino à distância, educação continuada e escolas virtuais são uma realidade levada a sério por diversas instituições de pesquisa no mundo todo. Esta mudança só foi possível com o advento da tecnologia atual: o computador e seus coadjuvantes. Para que esta nova proposta possa chegar às pessoas interessadas, tem-se a rede mundial de computadores, a Internet. Muitas das instituições que estão adotando esta nova proposta de ensino/treinamento apontam a Internet como ferramenta indispensável para o sucesso deste projeto.

Está claro que o uso de informática não é a solução de todos os problemas da qualidade de ensino, pois, conforme Boruchovitch (1993), "esta questão envolve complexos e múltiplos determinadores sociais, políticos e econômicos". Mas se for possível encontrar algumas formas (cientificamente observável em termos de contribuições) das entidades usufruírem recursos de computação para tornar mais produtiva a tarefa de ensinar e melhor qualificar os formandos, já se terá obtido avanço significativo, uma vez que, além dos benefícios diretos, isto poderá servir de motivação e base para o envolvimento de outros segmentos da sociedade no refinamento desse caminho (Pereira, 1997).

Diante deste contexto, o estudo realizado tratou desta nova realidade do ensino e do treinamento baseado por computador. O objetivo principal deste trabalho consistiu no planejamento e desenvolvimento do ensino semipresencial das disciplinas de Estatística do curso de Graduação em Administração da FEA-RP/USP, auxiliado pela plataforma WebCT (Web Course Tools).

 

2 – A FERRAMENTA WEBCT

WebCT (Web Course Tools) é um programa para criação de ambientes educacionais na World Wide Web e foi desenvolvido pela University of British Columbia. Uma vez instalado em um servidor, pode abrigar inúmeros cursos e treinamentos. Permite a elaboração de cursos inteiramente on-line ou como ferramenta de apoio a cursos presenciais.

Este programa possibilita ao professor interessado, disponibilizar o sumário do seu curso com ou sem o conteúdo; divulgar o calendário com datas importantes, as tarefas, exercícios e trabalhos, bem como transmitir a seus alunos gabaritos, resultados etc. Além disso, facilita a comunicação entre os alunos e entre os alunos e o professor, tanto on-line quanto via "correio eletrônico". 

O WebCT apresenta ferramentas administrativas de fácil assimilação, permitindo ao professor estruturar, alterar e atualizar todos os dados que formam seu curso e requer quase nenhum conhecimento técnico tanto por parte do desenvolvedor do curso quanto por parte do estudante.

É totalmente baseado na World Wide Web. Uma vez instalado em um servidor, permite sua utilização a partir de um navegador sem que seja necessária a instalação de qualquer software adicional por parte do aluno ou do instrutor.

Fornecidos o nome de usuário e senha corretos, o WebCT autoriza o acesso à Home Page do curso, que normalmente apresenta o título do curso, um texto introdutório e uma série de ícones, cada um representando uma opção do WebCT. Estes dados devem ser fornecidos previamente pelo docente ao aluno

Alguns cursos podem ter mais ou menos ícones de acordo com a configuração feita pelo docente. De modo geral, o WebCT é fácil de usar, pois tem grande semelhança com sites da Internet. A Figura 1 mostra a página de acesso à plataforma WebCT

Figura 1: Página de acesso à plataforma WebCT.

3 - DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

O presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver a disciplina semipresencial RAD 1509 – Estatística Aplicada à Administração II, do curso de graduação em Administração da FEA-RP/USP, que utiliza a plataforma WebCT.

Para tanto, elaborou-se um plano de trabalho com o intuito de orientar as atividades a serem realizadas. De acordo com RODRIGUES (2002), quando se trata de desenvolver processos de ensino-aprendizagem, o primeiro passo é o desenvolvimento de um plano de trabalho do educador.

O plano de trabalho elaborado contemplou as seguintes etapas: definição dos objetivos; definição dos conteúdos a serem abordados nas disciplinas em estudo; planejamento das atividades dos alunos; planejamento das ferramentas do WebCT a serem utilizadas; desenvolvimento dos conteúdos a serem disponibilizados e planejamento das atividades do instrutor (Noronha e Vieira, 2002). Estas etapas são interligadas e algumas são realizadas concomitantemente, ou seja, não é necessário terminar primeiramente uma etapa para depois começar outra.

A Figura 2 apresenta um fluxograma das principais etapas que devem ser planejadas para o êxito na implementação do ensino semipresencial. A utilização do fluxograma consiste em colaborar e facilitar a organização da preparação do curso utilizando-se a plataforma WebCT

Definição dos Objetivos

                             (Resultado pretendido de um processo de aprendizagem)

 

 

 

          Definição dos Conteúdos a serem estudados

     (Conjunto dos temas ou assunto estudados durante o curso)

 

                                            

 

 

       Planejamento das Atividades                                 Planejamento das Ferramentas

dos alunos                                                      do webct a serem utilizadas

 

 

    

 

                                        Desenvolvimento dos conteúdos a serem disponibilizados.                        

 

 

 

                                          Planejamento das Atividades do instrutor

    Figura 2: Fluxograma das etapas para implementação do ensino semipresencial em Estatística Aplicada à Administração

 

A seguir, encontra-se o detalhamento de cada etapa de implementação da disciplina RAD 1509 - Estatística Aplicada à Administração II.

 

3.1 - DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

Para GARCIA ARETIO (1994), objetivo educativo é o resultado pretendido de um processo de aprendizagem Para serem úteis ao processo de ensino-aprendizagem, os objetivos devem ser construídos para os alunos, servindo para mostrar a estes o que eles vão fazer para aprender, o que eles já aprenderam, além de fornecer subsídios para mensurar a aprendizagem no processo de avaliação e orientar os elaboradores no desenvolvimento dos conteúdos (BARRETO et al. (2002)).

Os objetivos da disciplina devem ser escritos de forma clara e breve (RODRIGUES, 2002) e tem por função ser um ponto de referência do professor para evitar discrepâncias na ação pedagógica, ser um argumento de contraste na situação atual e desejada, auxiliar na observação e na avaliação do resultado pretendido e servir de orientação para escolha de métodos, meios e estratégias de ação (BARRETO et al. (2002)).

Na disciplina Estatística Aplicada à Administração II definiu-se como objetivo educativo: mostrar a importância da utilização de técnicas estatísticas em decisões administrativas e introduzir técnicas multivariadas e suas aplicações em Administração de Empresas.  

3.2 - DEFINIÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS

Nesta etapa definem-se os conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso, considerando-se os objetivos de aprendizagem propostos. Trata-se de um conjunto de temas ou assuntos que são estudados durante a disciplina. Tais assuntos são selecionados e organizados a partir da definição dos objetivos. Assim, os diferentes temas são um meio para que o aluno atinja os objetivos.

Os conteúdos selecionados para esta disciplina foram:

ü      Módulo 1 – Introdução a Análise Multivariada: que introduzirá o conceito de análise multivariada e uma visão geral do conjunto de técnicas para análise de dados;

ü      Módulo 2 – Análise  Fatorial: abordagem estatística que pode ser usada para analisar inter-relações entre um grande número de variáveis, bem como para explicar estas variáveis com relação a fatores ou dimensões comuns. O objetivo é condensar a informação contida na variáveis originais em um conjunto de variáveis (fatores), com uma perda mínima de informação;

ü      Módulo 3 – Análise de Clusters: técnica estatística usada para classificar casos com opiniões semelhantes, agrupando-os em um grupo homogêneo;

ü      Módulo 4 – Análise Discriminante: Técnica estatística usada para definir que variáveis conseguem discriminar as categorias que representam grupos já pré definidos. 

 

3.3 - PLANEJAMENTO DAS FERRAMENTAS DO WEBCT A SEREM UTILIZADAS

Após a definição do tipo de atividade que será desenvolvida e o grau de interatividade desejado, definem-se as ferramentas do WebCT que serão utilizadas. O WebCT disponibiliza algumas ferramentas que se dividem em dois grupos: síncronas e assíncronas.

Para o uso das ferramentas síncronas, como por exemplo, o chat, é necessário a presença simultânea do grupo de participantes, obtendo-se um alto grau de interatividade entre os participantes. No entanto, o planejamento prévio destas atividades é de grande importância para a obtenção de êxito na utilização desta ferramenta.

No caso de ferramentas assíncronas como o fórum, os participantes enviam suas mensagens e comentários a qualquer hora e estas participações são acompanhadas pelo professor/instrutor e outros participantes no horário que os mesmos acessarem o sistema, não havendo a necessidade simultânea do grupo.

Assim, nesta etapa do planejamento do curso, são definidos como, em que momento e de que forma cada ferramenta do WebCT poderá ser utilizada. A seguir, encontra-se uma breve explicação de algumas das ferramentas disponíveis na disciplina apresentada:

-     Programa da Disciplina: Conteúdo da disciplina, explicitando como serão realizadas as avaliações bem como o Cronograma geral do curso;

-     Módulos: Conteúdo e seqüência de atividades que os alunos deverão estar consultando ao decorrer do curso;

-     Agenda: Apresentação das datas de atividades pertinentes ao curso, tais como, provas, datas máximas para envio de trabalhos, encontros on-line etc;

-     Fórum: Espaço para discussões sobre a matéria; onde os alunos inserem as dúvidas a respeito do assunto estudado; todos os alunos têm acesso às dúvidas;

-     Notas: O aluno tem acesso a notas obtidas nas atividades desenvolvidas durante o curso; o interessante deste item é que o aluno tem acesso somente à sua nota;

-     Trabalho dos Módulos: Para cada módulo, com objetivo de verificação de aprendizagem, o aluno estará efetuando um trabalho em grupo.Este link explica como os trabalhos dos módulos deverão ser feitos;

-     Avaliação On Line: Testes de múltipla escolha que são disponibilizados para o aluno testar seu aprendizado;

-     Glossário: Definição dos termos principais de estudo;

-     Ferramentas WebCt de auxílio a Estudo: São ferramentas que identificam para o aluno o último item estudado e a possibilidade de reunir informações para impressão;

-     Trabalho em grupo: Neste item é possível o aluno enviar/apresentar trabalhos em grupos ou individuais;


A Figura 3 apresenta as ferramentas do WebCT utilizadas na disciplina de Estatística Aplicada à Administração II.

Figura 3: Ferramentas do WebCT utilizadas na disciplina semipresencial RAD 1509 - Estatística Aplicada à Administração II.

 

3.4 - PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS

 

Esta fase teve a intenção de demonstrar como o curso deveria ser ministrado em função das atividades dos alunos, as quais foram liberadas de acordo com o cronograma de cada ferramenta. Esta forma de trabalho foi possível devido a um recurso disponível no WebCT.

As atividades foram planejadas com os seguintes tópicos:

ü     Conteúdo: o aluno deverá ler os conteúdos disponibilizados, antecipadamente, porque  no caso de eventuais dúvidas pudessem ser tiradas em aula;

ü      Transparências: terá a mesma função que o tópico conteúdo e serão utilizadas para anotações em sala de aula;

ü      Links: Este item ficará mais como curiosidade para alunos interessados em saber como a ferramenta estatística é utilizada em artigos, ainda se estuda um modo de criar interesse nos alunos para acessá-lo.

ü      Lista de exercício: Os alunos farão esta, subdividida em teóricos e práticos, para estudo doméstico;

ü      Utilizando o SPSS: Estas tabelas geradas no software SPSS serão usadas em sala de aula, onde, juntamente com o professor, os alunos analisarão as saídas e anotarão como se deve interpretar tal dado;

ü      Analisando Tabelas: Este tópico será destinado à dúvidas que surgirem sobre o SPSS, pois contém as mesmas tabelas usadas em sala de aula com as explicações;

ü      Avaliação On Line: Após o conteúdo ser ministrado em aula, os alunos deverão realizar uma prova sobre a matéria, que será disponibilizada uma semana antes do término do módulo em questão.

ü      Trabalho dos Módulos: Os alunos deverão estar fazendo a cada final de módulo um trabalho consolidando a ferramenta estatística aprendida, com a ressalva de que cada trabalho terminado serve de banco de dados para os próximos.

 

3.5 - DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS A SEREM DISPONIBILIZADOS

Um dos grandes desafios de qualquer curso on-line é apresentar o conteúdo de forma clara, colaborando com a auto-aprendizagem do aluno. Textos escritos ou transcritos exatamente como de um livro, muitas vezes não acrescentam grandes conteúdos ao aluno, ou ainda tornam a tarefa de estudo através da Internet enfadonha e desestimulante.

O desenvolvimento de conteúdos didáticos para Web compreende a produção de um texto recortado em porções que se interconectam (o hipertexto), pressupondo uma hierarquia entre essas porções do conteúdo facilitando assim a navegação no hipertexto (BARRETO et al. (2002)).

Para disponibilização dos conteúdos da disciplina semipresencial RAD 1509 - Estatística Aplicada à Administração II foi desenvolvido um sistema interativo para o processo de ensino-aprendizagem desta. Primeiramente, foram elaborados textos de fácil interpretação e visualização, pois, caso contrário, poder-se-ia cansar os alunos e desestimulá-los e exercícios interativos com feedback simultâneo, no qual o aluno saberá em que está errando ou receberá um estímulo, quando acertar. Também foram geradas tabelas com explicações passo a passo de como fazer uma análise estatística utilizando o software SPSS.

A elaboração dos textos contidos no sistema interativo foi realizada concomitantemente à sua implementação. Esta estratégia foi utilizada para melhor dimensionamento dos textos às telas do sistema, evitando-se desta forma, a elaboração de conteúdos longos, que desmotiva os aprendentes. Outro aspecto relacionado à formulação dos conteúdos corresponde à interatividade com o leitor para estimular seu aprendizado.

Os conteúdos foram organizados em módulos, nos quais os alunos conseguem visualizar todas as atividades relacionadas com aquele conteúdo selecionado. Foram desenvolvidos conteúdos práticos que despertem o interesse e envolvam o aluno em situações atuais de utilização das técnicas estatísticas em questão.

Quanto aos softwares empregados na implementação do sistema, utilizou-se o software FrontPage da Microsoft. A escolha deste aplicativo se deu em razão da facilidade em manipulá-lo, dado que se trata de um software bastante auto-explicativo. Utilizou-se também do software SPSS para a obtenção de tabelas com interpretações estatísticas, pois este software é solicitado aos alunos nesta disciplina.


A figura 4 mostra um dos conteúdos da disciplina, Avaliação on line, no qual o aluno respondeu um dos testes propostos e obtendo feedback.

 Figura 4: Avaliação On Line realizada por um aluno teste.

3.6 - PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO INSTRUTOR

Após o curso pronto, é necessário, no momento em que este for disponibilizado aos alunos ter o acompanhamento do instrutor. Constata-se aqui que dois papéis são fundamentais, o do professor e do instrutor. Logicamente, em algumas situações, poderá ser a mesma pessoa. Mas em linhas gerais, o professor, considerado como o detentor do conhecimento, é o maior responsável pelo desenvolvimento do conteúdo, das atividades pertinentes e supervisão geral do desempenho dos alunos.

 Por outro lado, o Instrutor será responsável pelo acompanhamento do curso, desempenhando as seguintes atividades: atendimento a consultas/dúvidas (através de e-mail e chat); organização dos materiais no ambiente WebCT;  acompanhamento do desempenho/envolvimento dos alunos; geração de outros exercícios e disponibilização de gabarito;  atualização da agenda etc.

De modo geral, estas atividades estão relacionadas com a administração do curso, quando este está sendo utilizado. É importante o planejamento de tais atividades, evitando possíveis dificuldades que prejudiquem o andamento do curso.

4 - CONCLUSÕES E PERSPECTIVAS

No contexto de um Curso de Graduação, disciplinas que envolvam atividades semipresenciais consistem no aumento da responsabilidade do aluno mediante a sua própria aprendizagem, podendo este estudar no momento mais adequado à sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e testes, quantas vezes desejar.

Com objetivo de desenvolver atividades semipresenciais, buscou-se neste trabalho o planejamento do ensino semipresencial da disciplina RAD 1509 - Estatística Aplicada a Administração II do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), utilizando para tanto, a plataforma WebCT (Web Course Tools).

Foram definidos os objetivos educativos a serem atingidos, os conteúdos a serem abordados nas disciplinas em estudo, o planejamento das atividades dos alunos, o planejamento das ferramentas do WebCT a serem utilizadas e o desenvolvimento dos conteúdos a serem disponibilizados.

Com este trabalho, pretendeu-se obter uma ferramenta de auxílio no ensino dos conteúdos de Estatística para o curso de Administração que possibilitasse: o aumento do tempo empregado em sala de aula para o desenvolvimento de outros conhecimentos; maior eficiência do material didático na transmissão das idéias, conceitos e informações; adequação da tecnologia empregada (plataforma WebCT) para o processo de ensino-aprendizagem; análise da qualidade do instrumento pedagógico utilizado em relação à necessidade do aluno.

Destaca-se ainda, que a carga horária desta disciplina é de 30 horas e com o auxílio do WebCT está sendo possível ministrá-la em 15 horas, liberando o professor para maior tempo dedicados à pesquisa e desenvolvimento junto ao aluno. Uma vez preparada a disciplina na plataforma WebCT, o trabalho do professor diminui significativamente, salvo a necessidade de algumas atualizações, em relação à formulação de conteúdos e atividades, pois estas podem ser disponibilizadas para apresentação aos alunos de acordo com as datas programadas pelo professor.

Uma primeira experiência foi realizada no primeiro semestre de 2003 e conforme os resultados parciais, de modo geral os objetivos foram alcançados. Os problemas ou erros encontrados (conteúdos, trabalhos e ou provas on-line) estão sendo corrigidos, objetivando-se uma segunda experiência no segundo semestre de 2003.

Um resultado inesperado do trabalho foi o fato de que alunos que já cursaram a disciplina solicitaram o acesso ao trabalho desenvolvido, como fonte de informação, para relembrar o conteúdo já aprendido e, possibilitar a utilização do mesmo em trabalhos de outras disciplinas, que exigem análise estatística.

Destaca-se ainda um outro resultado interessante descrito a seguir. Quando o trabalho era entregue em papel, alguns alunos reclamavam dificuldade em relação à impressão ou a falta de papel. Com este novo processo (os alunos postam o seus trabalhos diretamente no webct) tais problemas terminaram, facilitando ainda o professor, por não precisar mais manipular uma quantidade razoável de papel. Logicamente tem-se ainda o aspecto ambiental, pela redução do uso de papel.

Observou-se a dificuldade dos alunos estarem atentos a todas as atividades a serem cumpridas, conforme agenda webct. Para tanto, planeja-se utilizar as ferramentas do yahoogroups com objetivo de utilizar o e-mail externo dos alunos e não apenas o e-mail interno do webct e o fórum.

De acordo com MORAN (2002), aprender e ensinar, integrando ambientes presenciais e virtuais é um dos grandes desafios que se enfrenta, atualmente, na educação no mundo inteiro, portanto a integração de professor e plataforma será o principal instrumento das atuais e novas gerações de educadores.

5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Este trabalho conta com o apoio do NPT (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Ambiente Educacional) da FEA-RP/USP (www.npt.com.br)