OPERAÇÕES DE PENSAMENTO NO

MATERIAL INSTRUCIONAL PARA ENSINO A DISTÂNCIA

 

 

NELLY MOULIN

UNIVERSO

nmoulin@attglobal.net

 

VILMA PEREIRA

UNIVERSO

pereirav@infolink.com.br

 

 

Resumo

A partir das características da auto-aprendizagem e dos atributos esperados do material instrucional para a aprendizagem à distância, o estudo focaliza a construção e as formas de trabalhar o material instrucional, que, além de conteúdos significativos, deve favorecer o desenvolvimento de operações de pensamento que propiciem a formação de habilidades necessárias ao aprendiz independente, assim como ao profissional que se quer formar. O trabalho apóia-se em Morin (2001) e em Lipman (1995) quando recomenda que o material instrucional enfatize o desenvolvimento e fortalecimento da reflexão e do “pensar”.  São sugeridas operações de pensamento a serem trabalhadas no material instrucional destinado a cursos superiores ministrados à distância.

 

 

Palavras –chave:

Material instrucional para educação à distância;

Operações de pensamento;

 

Introdução

Está longe o tempo em que o ensino à distância se efetuava “por correspondência”, isto é, consistia no envio, por meio do Correio Postal, dos mesmos textos usados no ensino presencial. Ao longo do tempo, a evolução das ciências e da tecnologia vem contribuindo para a construção de material instrucional para ensino à distância com características próprias, específicas para o aprendizado independente da orientação presencial de um professor.  Outra grande revolução foi a diversificação da via de comunicação com o aluno, que passa a utilizar meios elétricos e eletrônicos, tais como o rádio, a Televisão, o vídeo, CD-ROM e a rede Internet, exigindo assim, que o material instrucional se adapte às novas formas de mediação.

Nosso aluno à distância hoje é um privilegiado quando comparado com os “pioneiros” que se aventuraram ao estudo à distância.  Atualmente, podem contar com recursos tecnológicos capazes de diminuir a sensação real e/ou psicológica de distância e de tempo que se interpõe a sua comunicação com o professor.   

No entanto, cresce a responsabilidade dos especialistas voltados para a construção de material instrucional, de quem se exige que tenham em vista a formação do indivíduo integral.  A par da preocupação de construir conhecimentos, é preciso que saberes e recursos técnicos estejam a serviço do desenvolvimento de operações de pensamento, que levem à formação do aluno independente, capaz de construir novos conhecimentos de forma autônoma, de aplicar conhecimentos a problemas e situações novas, enfim de pensar, imaginar, criticar e criar por si mesmo.

Qualquer que seja a mediação utilizada, o material instrucional no ensino à distância deve estimular o exercício de operações de pensamento lançando desafios para os alunos  enfrentarem e solucionarem situações novas com imaginação, criatividade e iniciativa própria.  Nesse sentido, este trabalho contém sugestões de  operações de pensamento a serem trabalhadas em materiais instrucionais destinados aos alunos dos cursos superiores ministrados à distância, principalmente do curso de Formação de Professores, isto porque, no  futuro, deverão trabalhar  operações de pensamento com seus alunos, desde as séries iniciais.

 

1 - CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA AUTO-APENDIZAGEM

 

Aprendizagem à distância pressupõe auto-aprendizagem, a qual  está associada à idéia de ausência física do professor, do aluno como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem, de responsabilidade, e formação do indivíduo capaz de realizar trabalho independente

. No entanto, é preciso distinguir entre auto-aprendizagem autônoma – que se refere ao modo não ordenado e assistemático como o autodidata procura, seleciona materiais e estuda, pesquisa sem apoio externo, i. e., por conta própria; e  auto-aprendizagem dirigida – a aprendizagem organizada e sistemática que se processa, na ausência do professor, mas com o apoio de um material-guia especialmente preparado para esse fim- um material organizador de sua auto-aprendizagem.

A auto-aprendizagem dirigida ou guiada é uma forma diferente e específica de aprender; mas se inscreve como uma variante especial da “aprendizagem” e, no ensino a distância, comporta os mesmos critérios básicos que devem estar presentes no material instrucional que orienta o estudo.

Superada a dicotomia “presencial x à distância”, todo aprendiz deve:

·        Desenvolver capacidades de estudo independente;

·        Construir conhecimentos relevantes significativamente aprendidos, enriquecidos, ampliando e modificando as estruturas cognitivas;

·        Exercitar operações de pensamento que propiciem o desenvolvimento de habilidades e capacidades necessárias ao cidadão profissional que está sendo formado.

 

Portanto, o material instrucional destinado à aprendizagem dirigida deve oferecer condições de o aluno cumprir essas três funções e, para tal, deve:

·        deixar um amplo espaço para a iniciativa dos destinatários e sua exploração pessoal;

·        apresentar conteúdos, proporcionando a informação para que o aprendiz se aproxime, progressivamente, de um conhecimento verdadeiro e não, de fragmentos.

·        propor e estimular exercícios e atividades de investigação, oferecer espaço para a re-descoberta, propiciar momentos de reflexão encaminhados para o desenvolvimento do pensamento autônomo e de outras operações de pensamento

 

 

2 - FUNÇÕES DO MATERIAL INSTRUCIONAL

 

Edgar Morin inspirou-se em Montaigne para compor o título de seu livro: “La tête bien faite”.  Assim como o filósofo do século XVI, Morin (2001) acredita que “mais vale uma cabeça bem feita que bem cheia”, ou seja, em vez de acumular conhecimentos é preciso saber como organizar e aplicar o saber acumulado.  Nas palavras do autor: “A educação deve favorecer a aptidão natural da mente para colocar e resolver os problemas e, correlativamente, estimular o pleno emprego da inteligência geral” (p.22).

Nesta mesma linha está Lipman (1995) quando afirma que "o fortalecimento do pensar” deveria ser a principal atividade das escolas (p.11).  Os objetivos do ensino ultrapassam a construção de conteúdos das diferentes disciplinas e se voltam para o “pensar bem”, para tanto é preciso oferecer atividades que estimulem o pensar dos alunos, que desse modo vai sendo desenvolvido e fortalecido. Na concepção do autor, “pensar é o processo de descobrir ou fazer associações e disjunções” [....] "pensar é fazer associações e pensar criativamente; é fazer associações novas e diferentes" (p.140).

Concordando com ao autores, nos sentimos desafiados a encontrar os caminhos que levem ao desenvolvimento do pensamento produtivo. No ensino presencial, é preciso estabelecer com os alunos uma relação que desperte a consciência sobre as potencialidades de suas mentes; que se estabeleça uma interação pedagógica que ofereça oportunidade e espaço para o aluno exercitar operações de pensamento que o tornem um ser reflexivo, questionador, crítico e criativo. 

No ensino à distância a provocação é ainda maior.  Trata-se de construir material instrucional que, a par de conteúdos significativos, contenha proposições instigadoras que estimulem o exercício de operações de pensamento, que incluem desde a observação sistemática, até o uso da lógica, da dedução, da indução, da análise, da síntese e do julgamento, consideradas operações mais complexas. Um pensar assim, para Lipman, é um “pensar bem”, é um pensar de ordem superior que é crítico e criativo.  (Lipman, 1995).  

O material instrucional hoje, seja ele texto impresso, áudio, vídeo ou hipertexto veiculado em software multimídia, deverá  suprir  a maior parte das funções tradicionalmente atribuídas ao professor, oferecer oportunidade e espaço para diálogo com o próprio material  e, mantendo coerência com os rumos da educação para o século XXI,  enfatizar seu papel de administrador das várias técnicas e recursos para aprendizagem do saber, assim como do saber- pensar. 

Para o aluno dos cursos de educação à distância, as primeiras operações a serem desenvolvidas têm relação com o “aprender a aprender”.  O material instrucional “bem feito” conscientiza o aluno de que, mais importante do que o volume de informações, que resultará em “cabeça cheia”, é aprender a elaborar e a usar as informações acumuladas, o que exige desenvolvimento de operações mentais que favorecem a auto-aprendizagem, assim como a formação do cidadão independente, sujeito reflexivo, capaz de raciocínio crítico e criativo.

 

 

3 - OPERAÇÕES DE PENSAMENTO

 

Entre os avanços científicos que têm influído para dar caráter próprio ao material instrucional em geral, mas principalmente para o ensino à distância, estão os resultados dos estudos na área da Neurociência, que trazem novos conceitos sobre o funcionamento do cérebro humano, a forma como se constroem conhecimentos e se elaboram as informações.

Estudos de Gardner (1995) sobre a inteligência humana nos alertam para as possibilidades que têm todos os indivíduos de trabalhar diferentes tipos de inteligência, por meio do exercício de modalidades diversas de aprendizagens, que preparam para o desenvolvimento de operações mentais, tanto cognitivas, como afetivas e motoras.

Assim, o material instrucional, na ausência do professor, deve privilegiar o pensar de ordem superior, que é crítico e criativo, segundo Lipman (1995), como continuação do desenvolvimento de um pensamento de ordem inferior, não tão conceitualmente rico, organizado e investigativo.

  Nesse estudo, selecionamos algumas operações de pensamento que consideramos essenciais no ensino superior e em alguns casos, sugerimos sistemática de trabalho, que pode ser incluída em textos destinados à aprendizagem à distância.

 

Observação

 

A observação é uma ação básica para se efetuar outras operações de pensamento.  Ligadas a ela, estão, por exemplo, as atividades de examinar e de perceber.  No entanto, a observação pode, ou não, ser metódica.  Como atividade intelectual, implica atenção direcionada a determinado fato ou fenômeno, com objetivo  previamente estabelecido.  O que se observa, ou deixa-se de observar, está diretamente relacionado aos nossos conhecimentos já construídos, à amplitude do objeto da observação, à capacidade de concentração/atenção, entre outros fatores.  A observação, via de regra, é registrada por meio de um tipo de linguagem: oral, escrita, pictórica, etc.

A observação de um objeto significativo pode ser facilitada com a adoção da seguinte sistemática:

 

·                Fixar limites do objeto de observação;

·                Planejar cuidadosamente a observação, estabelecendo objetivos e condições, além de submeter o resultado da observação à verificação e ao controle de validade;

·                Evitar confusão entre observação e suposição (cuidado com as interpretações);

·                Considerar semelhanças e diferenças;

·                Utilizar outras operações de pensamento;

·                Registrar as observações por meio de descrição, utilizando linguagem clara e precisa, ou de desenhos.

 

Campbell et al. (2000) enfatizam a importância do registro por meio do desenho citando Frederick Franck em The Zen of Seeing: “Aprendi que aquilo que eu não desenhei, jamais realmente vi e que, quando eu começo a desenhar uma coisa comum, percebo como ela é extraordinária” (p.211).  Esses mesmos autores acreditam que, para desenvolver determinadas habilidades, “é necessário ir além do olhar casual e chegar à interrogação ativa” (p.210), e sugerem que os alunos podem desenvolver suas habilidades respondendo às seguintes questões durante as observações:

·        O que estou vendo?

·        Como posso descrever minhas observações?

·        O que está acontecendo?

·        Por quê?

 

Para os autores, através da observação e do questionamento intencional, “tanto adultos quanto as crianças constroem significados e geram novas perguntas a serem respondidas” (Campbell et al., 2000, p.210).

 

Descrição   

 

A observação tem estreita relação com a descrição, como forma de expressá-la. A descrição é registrada em textos escritos ou em forma de desenhos.  Ao levar uma pessoa a fazer anotações, desenhar ou citar características, descrever detalhes, considerar semelhanças e diferenças sobre determinado objeto, estamos levando essa pessoa para além da observação.

Uma sistemática que facilita a descrição, consiste em estabelecer as categorias que constituem o objeto em estudo e enumerar características de cada uma das categorias.  Um segundo momento, consiste em enumerar as características que distinguem um objeto de outros.

 

Comparação

 

É uma operação de pensamento muito freqüente, podendo variar em complexidade e amplitude. Com o auxílio dessa operação de pensamento, fatos e idéias são relacionados, estabelecendo-se semelhanças e diferenças, contrastes e equivalências.  Comparar não significa, portanto, criticar ou julgar, o que leva à idéia de aceitação ou recusa de algum conceito. 

A sistemática proposta para efetuar esta operação de pensamento  está voltada para a percepção de:

·        Semelhanças entre os fatos, fenômenos, idéias que estão sendo comparados; 

·        Diferenças entre esses mesmos fatos, fenômenos ou idéias;

·         Igualdade entre eles; 

·        Descrever o resultado da comparação.

 

 

Relação                     

 

Esta operação de pensamento volta-se para o estabelecimento de ligações entre conceitos, fatos, fenômenos, idéias ou entre partes de um todo.  Segundo Piaget (1981, apud Kamii, 1992), a criança só é capaz de abstrair, reflexivamente, quando consegue estabelecer ligações, relações entre objetos, isto é, quando ultrapassa a condição de fixar-se em uma só propriedade do objeto, ignorando as demais.  Semelhantemente, só se consegue desenvolver essa operação de pensamento quando são estabelecidas ligações entre  duas ou mais idéias (ou conceitos, fatos, fenômenos, etc.)  ou, então, quando ligações são estabelecidas entre a idéia atual e as que já conhecemos. 

 

Análise e Síntese

 

A operação de análise está vinculada à decomposição de um todo em seus elementos mais significativos e ao exame minucioso de suas partes, tendo por objetivo conhecer sua natureza, suas funções, etc. Esse exame minucioso implica, necessariamente, uma crítica, e, também, o estabelecimento de relações entre as idéias significativas desse todo – um texto, por exemplo – com outras idéias semelhantes ou diferentes de autores já lidos, estudados, analisados.

Fugindo às severas críticas ao método de análise a partir de Descartes, o estudo pormenorizado de um todo – texto, por exemplo – cientistas recomendam a recomposição de seus elementos significativos em uma síntese (Danielli, 1996), um “novo” todo.  Fala-se, aqui, em “novo” todo porque esse “novo” todo é o “meu” todo, um texto constituído pelos elementos que considerei significativos e que talvez não sejam os mais significativos para o autor. É importante não esquecer que devemos considerar que cada um dos elementos, mesmo os mais significativos do todo, só tem sentido a partir do todo que o originou; e nem que o todo é sempre mais importante do que a simples junção de suas partes.

Uma sistemática que pode ser adotada para realizar uma análise é:

·        Determinar sob que aspecto(s) vai-se efetuar a análise;

·         Identificar os elementos significativos;

·         Estudar pormenorizadamente sua natureza, funções, etc.;

·        Elaborar a síntese (recomposição das partes em um “novo” todo), sem esquecer a crítica e as relações estabelecidas;

·        Registrar a operação realizada.

 

Crítica

 

Ao realizar uma crítica, utiliza-se julgamento e avaliação, valendo-se, para tanto, de critérios.  Critérios são um tipo confiável de razão, como padrões ou normas, empregando os já existentes ou os criados por aquele que critica.  É necessário, entretanto, fundamentar-se em provas e em qualidade de raciocínio para ressaltar qualidades positivas ou negativas, limitações, defeitos, omissões, entre outros.  É importante lembrar que o raciocínio possibilita evidenciar os fundamentos de uma tese, além de fazer uso do argumento – conjunto de indícios que pretende provar ou refutar uma proposição.  Uma forma sistemática para realizar uma crítica inclui:

·        Realizar a análise de um conceito, idéia, etc.

·        Estabelecer critérios para a crítica dos elementos significativos;

·        Fundamentar a crítica, no que foi apontado como qualidade, limitação, defeito, omissão, etc.; e

·        Terminar com uma descrição.

 

Fundamentação e Argumentação

 

Constatamos que a crítica se constitui em uma operação de pensamento superior bastante complexa, pois envolve análise, estabelecimento de critérios, julgamento, fundamentação e argumentação. Ao fundamentar apresentamos as leis, princípios e pressupostos teóricos, técnicos ou legais que dão suporte às idéias que estão sendo discutidas.

A argumentação é a arte do convencimento. Para Emenrenciano e Wickert (1997) argumentar é uma operação mental que mostra os raciocínios que constituem o argumento, com o objetivo de convencer, mostrando a consistência e a coerência da tese ou idéia defendida.

 

CONCLUSÃO

 

A proposta deste estudo está dirigida aos especialistas que se ocupam da construção do material instrucional para aprendizagem independente, assim como aos professores/orientadores/tutores e  aos alunos que buscam formação  á distância.  Consiste num alerta para o fato de que a informação não deve dominar o ensino, mas como aponta Morin (2001) “o conhecimento deve ser permanentemente revisitado pelo pensamento” e o pensamento “é, mais do que nunca, o capital mais precioso para o indivíduo e a sociedade” (p.18).

Foram selecionadas sugestões de atividades sistemáticas a serem incluídas no material instrucional destinado à aprendizagem à distância, voltadas para o exercício de operações consideradas complexas e inerentes ao ensino superior visando favorecer o “desenvolvimento da inteligência geral”. Desse modo estaríamos promovendo o que Morin considera a “reforma do pensamento” Para o autor, “trata-se de uma reforma não programática, mas paradigmática, concernente a nossa aptidão para organizar o conhecimento” (p.20).

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CAMPBELL, L. et al. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DANIELLI, I. Palavras especiais. Curso de Especialização de Filosofia e Existência. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 1996.

EMERENCIANO, M. S. J. e WICKERT, M. L. S. Uma concepção integrada. Curso de Educação a Distância. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 1997.

GARDNER, H.  Inteligências múltiplas: a teoria na prática.  Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995. 

KAMII, C. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus, 1992.

LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

MORIN, E.  A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2001.