Dia 06/08 - Segunda-feira
- Das 16h00 às 18h00 |
A Evasão nos Cursos de Formação
Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação
a Distância Via Internet
Maria de Lourdes Coelho
Universidade Federal de Minas Gerais
Ampliando a Noção de Colaboração
num Ambiente de Aprendizagem a Distância para Gestão do
Conhecimento
Elizabeth Furtado
Universidade de
Fortaleza
Francisco J. Azevedo Alves
Universidade de
Fortaleza
Wilker Bezerra Silva
Universidade de
Fortaleza
Felipe Távora Pereira
Universidade de
Fortaleza
Oscar Sarquis G. Braga
Universidade de
Fortaleza
As Empresas no Brasil e a Cultura Tecnológica:
a Internet, os Avanços e as Universidades Corporativas
Thais Waisman
Escola do Futuro - Universidade de São
Paulo
Relação entre
Referenciais Pedagógicos e o Uso de Ferramentas de Courseware:
Desafios ao Promover Aprendizagem Colaborativa Online
Maria Inês de Matos Coelho
Universidade do Estado de Minas Gerais (pesquisadora com apoio
do CNPq)
Considerações Teórico-metodológicas
para Elaboração e Realização de Cursos Virtuais
Fábia Magali Santos Vieira
Universidade Estadual de Montes Claros -
Unimontes
Criação de uma Ferramenta
de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista de
Aprendizagem a Distância
José Antonio Gameiro Salles
Universidade Federal do
Rio de Janeiro
Míriam Struchiner
Universidade Federal do
Rio de Janeiro
Fases da Concepção de um Projeto
de EAD, Utilizando como Pano de Fundo a Aprendizagem da Língua
Portuguesa por Deficientes Visuais
Glória Maria Cascais Meleiro
Caixa Econômica Federal
Mônica Almeida Gonczarowska
Elizabete
Ribeiro Macedo
Laboratório de Ambientes Virtuais
de Aprendizagem - LAVIA
Eliana M. do Sacramento
Soares
Universidade de Caxias do Sul
A Educação Profissional, a
EAD e as Universidades Corporativas: um Mercado Emergente
Marcos Baptista
L. Dalmau
Universidade Federal de Santa Catarina
Rosângela S. Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
Amir
Mattar Valente
Universidade Federal de Santa
Catarina
Ricardo Miranda Barcia
Universidade Federal de
Santa Catarina
A Produção de um Ambiente
de Aprendizagem em Educação a Distância com o Uso
de Mídias Integradas: a PUCRS Virtual
Marilí Fontoura de Medeiros
PUC RS
Gilberto
Mucilo de Medeiros
PUC RS
Anamaria Lopes Colla
PUC
RS
Maria Bernadette P. Herrlein
PUC RS
Avaliando Distâncias na Educação
Romero Tori
Universidade de São Paulo
Aventuras y Desventuras de Una Microexperiencia
de Educación a Distancia
Sonia Oddino
Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Villa María
- Argentina
Elisabet Silleoni
Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Villa María
- Argentina
A Mediação Pedagógica
em Proposta de Formação Continuada de Professores em Formação
em Informática na Educação
Maria Elisabette B. B.
Prado
Nied/Unicamp
Maria Cecília Martins
Nied/Unicamp
A Telemática na Intervenção
da Prática Docente
Odete Sidericoudes
PUC-SP
Ambiente Educacional Rico em Tecnologia: A Busca do Sentido
Eloína de Fátima Gomes dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
Dulce Márcia Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina
Vilma Tereza
Pazzetto
Universidade Federal de Santa Catarina
As Teorias de Aprendizagem e os Recursos
da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento
Ana Maria Mielniczuk de Moura
Universidade Federal
do Rio Grande do Sul
Ana Maria Ponzio de Azevedo
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas
de Porto Alegre
Querte
Mehlecke
Faculdade de Educação de Taquara/RS
Construindo a Melhoria do Judiciário
Brasileiro Através da Educação a Distância
João Raimundo A. dos Santos
INFM
Curso Presencial ou Curso a Distância?
Aspectos Econômicos do Processo Decisório
Vânia Lomônaco Bastos
CEAD/UnB
Custos: Uma Análise Comparativa entre
Educação Presencial e a Distância
José Antonio Lisoni
PUC
Campinas
Waldomiro Loyolla
PUC Campinas
Educação a Distância
e seu Emprego no Ensino Contábil no Brasil
Leda Bezerra da
Silva
Universidade de São Paulo
Edgard Bruno Cornachione
Jr.
Universidade de São Paulo
Dia 07/08 - Terça-feira
- Das 16h30 às 18h30 |
Educação a Distância
e Políticas Públicas no Brasil. Uma Experiência
do Núcleo de Educação a Distância da Universidade
de Brasília
Flávio Castro
Universidade de Brasília
Ferramental Pedagógico da Educação
a Distância Mediada por Computador (EDMC)
Waldomiro
Loyolla
FISP/PUC Campinas
Maurício Prates
FISP/PUC Campinas
Gestão de Sistemas de Educação
a Distância: Proposta de Reflexão e Prática em Ambiente
On Line
Carmenísia Jacobina A. Gomes
Universidade de Brasília
Ruth Gonçalves de Faria Lopes
Universidade de Brasília
Programa de Adaptação e Dependência
Via Internet:
Uma Experiência Pioneira no Espírito Santo
Daísa Teixeira
IESPNAA/Humanas
Claudia
Murta
IESPNAA/Humanas
Sandra Brasil
Olírica Zardo
Linguagem Audiovisual e Objetivos Educativos:
Uma Reflexão Sobre os Vídeos do Curso TV na Escola e os
Desafios de Hoje
Vânia L. Quintão Carneiro
Universidade de Brasília
Método Informatizado para Tópicos
de Estudo da Disciplina Engenharia de Alimentos e Meio Ambiente
Celso Costa Lopes
Unicamp
Cristian Eugenio O.
Pino
Unicamp
Metodologia Construtivista Usando um Ambiente de Software Baseado
na Web
Maria Cristina Pfeiffer
Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
José Rodrigues Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
Modelando Ambientes de Aprendizagem a Distância
Baseado no Uso de Mídias Integradas: um Estudo de Caso
Beatriz Franciosi
PUC RS
Adja F. de
Andrade
PUC RS
Adriana Beiler
PUC RS
Paulo R.
Wagner
PUC RS
GESTA Virtual
Lien Valdés Izquierdo
Centro de Gestión Empresarial, Superación Técnica
y Administrativa - Cuba
Junior Gonzalez Ramos
Centro de Gestión Empresarial, Superación Técnica
y Administrativa - Cuba
O Ensino Presencial e Via Internet: Uma
Experiência Comparativa em Educação a Distância
Aldemir
Cacique
CEFET - Minas Gerais
Ser Presença como Educador, Professor
e Tutor
Maria do Socorro J.
Emereciano
Universidade Católica de Brasília
Carlos Alberto
L. de Sousa
Universidade Católica de Brasília
Lêda Gonçalves de Freitas
Universidade Católica de Brasília
Uma Experiência no Ensino de Química
Geral em Curso a Distância de Graduação
Paulo A. Z.
Suarez
PUC RS
Julieta B. R. Desaulniers
PUC
RS
Considerações Sobre a Convivência
da Informação Impressa, Virtual e Digital no Século
XXI : O Perfil dos Profissionais de Informação Diante
das Tecnologias para Auxílio no Ensino a Distância
Gildenir Carolino
Santos
Unicamp
Rosemary Passos
Unicamp
Sérgio Ferreira do Amaral
Unicamp
Construção e Reconstrução
de um Ambiente de Aprendizagem para Educação a Distância
Martha Barcellos
Vieira
Universidade de Caxias do Sul
Naura Andrade
Luciano
Universidade de Caxias do Sul
Formação Continuada a Distância
de Professores de Física do Nível Médio: Desenvolvimento
e Avaliação de Um Curso Piloto com Suporte na Internet
Ernesto Macedo
Reis
CEFET-Campos
Flávia Rezende
NUTES-UFRJ
Susana de Souza
Barros
IF-UFRJ
Formação de Orientadores para
Educação Continuada de Professores a Distância:
Contribuições dos Recursos de Comunicação
Síncrona e Assíncrona
Henriette dos
Santos
NUTES-UFRJ
Flávia Rezende
NUTES-UFRJ
Sistema de Gerenciamento de Instrumentos
para Avaliações Via Web
Zilá Aparecida P. de Moura e Silva
Universidade Norte do Paraná
Paulo Ricardo Torres
Diniz
Universidade Norte do Paraná
Fabrício Baptista
Universidade Norte do Paraná
Maria Fátima V. Z. Magro
Universidade Norte do Paraná
Wilson Francisco Eugênio
Universidade Norte do Paraná
Sistema Integral para el Aprendizaje em
La Web(sia) Aplicable em La Educación a Distancia
Jorge Manuel López Telis
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
Ruth Isela
Garcia Galeana
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
Juan
Carlos B. Sanches
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
Software para Educação Via
Internet e a Exclusão Digital no Brasil
Joni de Almeida
Amorim
Unicamp
Tecnologia e Andragogia: Aliadas na Educação
a Distância
Rita de Cássia G. Gomes
Universidade Federal de Santa Catarina
Silvana
Pezzi
Universidade Federal de Santa Catarina
Ricardo Miranda Barcia
Universidade Federal de Santa
Catarina