Quanto um curso EaD é mais vantajoso que um presencial?

Por Quero Bolsa

Nos últimos anos, a modalidade de ensino a distância vem crescendo em número de adeptos na graduação e pós. Segundo o Censo da Educação Superior de 2018, pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), a modalidade correspondia a 24,3% dos números de matriculados e a 39,8% dos números de ingressantes.

Mas quais são os motivos para isso ocorrer? São vários. No ensino a distância, o aluno pode organizar sua rotina de estudos de maneira mais livre. Como muitas aulas são gravadas e a distância, ele pode dedicar o tempo necessário a se aprimorar como achar melhor. Além disso, não precisa levar em conta o deslocamento ao local e alimentação no espaço, já que você pode realizar tudo isso dentro de casa.

Isso não significa que o aluno não tem qualquer responsabilidade com o curso. Muito pelo contrário. Por conta de ter uma agenda mais livre, ele precisa ser bem mais organizado com os horários e muito responsável para conseguir dar conta da demanda que uma graduação EaD, que é do mesmo nível de cobrança do ensino presencial.

Por fim, o investimento financeiro para a realização do curso é muito grande. Como falamos, você não precisa gastar com deslocamento e com alimentação, mas, além disso, as mensalidades costumam ser mais vantajosas. Mas quanto?

As mensalidades dos cursos EaD são mais vantajosas que o curso presencial

Segundo levantamento do Quero Bolsa, utilizando as ofertas da plataforma, a média de mensalidade do ensino presencial no Brasil é de R$1.167,37, enquanto que a média de mensalidade do EaD é de R$340,95. Ou seja, os cursos EaD tem preços 70,8% mais baratos, em média. Os dados são de julho de 2020, considerando os preços sem bolsa de estudo.

Isso não necessariamente significa que os cursos EaD tem menor qualidade. Aliás, significa o contrário, já que a avaliação dos cursos vem melhorando ano após ano.

Em 2019, pela primeira vez, o EaD teve, proporcionalmente, mais cursos com nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do INEP do que o ensino presencial. Segundo a avaliação, 2,7% dos cursos da modalidade EaD receberam nota 5 contra 1,6% da presencial. Em 2017, a proporção era de 0,4% e 2,4%, respectivamente.

A questão é que abrir um curso EaD é, em suma, mais barato que um curso presencial. A estrutura necessária para fazer uma graduação de qualidade é menor, já que um polo pode ser reutilizado para várias turmas, o material pode ser gravado e utilizado por várias pessoas e sem limitação de pessoas.

Quais são os cursos de graduação EaD mais vantajosos?

Entre os cursos com mensalidade vantajosa dentro da plataforma Quero Bolsa, estão:

  1. Artes;
  2. Automação Industrial;
  3. Fotografia;
  4. R2 – Formação de Professor em História;
  5. R2 – Formação de Professor em Matemática;
  6. Letras – Português e Japonês;
  7. R2 – Formação de Professor em Português;
  8. R2 – Formação de Professor em Geografia;
  9. R2 – Formação de Professor em Biologia;
  10. Gestão do Terceiro Setor.

Mesmo que não estejam na lista, outros cursos tendem a ser mais vantajosos na modalidade EaD, em relação a presencial.