Faculdade EaD: Os 10 cursos com mais matriculados do Brasil

Ao todo, já são mais de 2 milhões de alunos dessa modalidade no ensino superior

Nos últimos anos, a modalidade de ensino a distância vem aumentando muito! A praticidade de poder montar seu próprio horário, economizar tanto com locomoção quanto com as mensalidades e de obter um diploma para crescer na carreira vem atraindo cada vez mais estudantes para a faculdade EaD.

Assim, cada vez mais o preconceito com os cursos vem caindo, tanto pelos próprios estudantes quanto pelo mercado de trabalho, que vem valorizando os cursos de tiro curto e a possibilidade do aluno conseguir se aprimorar enquanto adquire experiência prática.

Mas quais os principais cursos? Listamos aqui os 10 com mais matriculados do Brasil. Os números foram levantados pelo Quero Bolsa, plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior, utilizando os dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep, mais recente (2018). Confira!

Antes de mais nada, qual a situação do ensino superior?

Os dados de 2018 do Censo do Ensino Superior apontam que o EaD já tem uma fatia bem relevante das novas matrículas. 40% dos calouros que entraram naquele ano escolheram a modalidade, chegando a 1,3 milhão de alunos. No geral, entre todas as matrículas, são 24% a distância.

É considerada a idade ideal para entrar no ensino superior aquela que corresponde ao momento em que o estudante sai do ensino médio. Assim, considera-se o período dos 17 a 24 anos.

Em 2010, com essa faixa etária, víamos 7,27% escolhendo a modalidade EAD. Em 2018, esse número mais que triplicou, chegando a 22,09%.

A percepção da qualidade do EAD também vem aumentando

Em 2019, pela primeira vez, o EAD teve, proporcionalmente, mais cursos com nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do INEP do que o ensino presencial. Segundo a avaliação, 2,7% dos cursos da modalidade EaD receberam nota 5 contra 1,6% da presencial. Em 2017, a proporção era de 0,4% e 2,4%, respectivamente.

Quais os 10 cursos com mais matriculados no ensino superior na modalidade EaD?

Analisando os principais cursos no ensino superior EaD, chegamos aos 10 com mais matriculados. Confira:

  1. Pedagogia

Matriculados: 478.103

O curso de Pedagogia visa formar pessoas para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Além da preocupação com a pesquisa, o profissional vai atuar com o foco na inclusão dentro das escolas, tanto quanto a deficiências físicas e cognitivas, quanto a questões de gênero, cor da pele e direitos humanos.

  1. Administração

Matriculados: 221.602

O estudante de Administração terá competência para gerenciar recursos humanos, infraestrutura e finanças de uma organização. Assim, ele adquirirá capacidade para atuar em todas as áreas da empresa, tendo a visão global sobre o funcionamento dela. As principais atuações são tanto empreendendo e criando novos negócios quanto atuando em cargos gerenciais de uma empresa já criada.

  1. Ciências Contábeis

Matriculados: 132.401

Em Ciências Contábeis, o profissional terá a capacidade de planejar e gerenciar contabilmente empresas e pessoas físicas, controlando despesas e lucros. Os conteúdos são como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além de Legislação.

Além de se capacitar para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma instituição, o estudante torna-se capaz de orientar estratégias empresariais e prestar assessoria contábil. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis.

  1. Recursos Humanos

Matriculados: 98.838

O profissional de Recursos Humanos é capaz de lidar com as questões que envolvem os trabalhadores das empresas. Ele consegue gerir as atividades da área de RH, como contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias.

  1. Serviço social

Matriculados: 86.447

O curso de Serviço Social abrange uma estrutura de conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca pela defesa e ampliação dos direitos sociais. O profissional irá se relacionar com os níveis federais, estaduais e municipais, em políticas de habitação, educação, justiça, segurança pública, política agrária e meio ambiente.

  1. Formação de professor em educação física

Matriculados: 72.190

O curso de Educação Física na modalidade licenciatura tem como foco formar professores capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais. Ao final, o aluno se qualifica para supervisionar programas de exercícios físicos, ginástica, jogos, artes marciais e dança.

  1. Gestão de negócios

Matriculados: 59.110

O curso de Gestão de Negócios tem diversas similaridades com o de Administração, ensinando estratégias para gerenciar empresas, sendo indicado tanto para profissionais quanto empreendedores. Ele é do modelo de tecnólogo, sendo assim mais focado na prática e de tiro mais curto.

  1. Educação física

Matriculados: 58.361

O bacharel em Educação Física trabalha em academias, hospitais, postos de saúde, ONGs, empresas, clínicas e até mesmo hotéis e acampamentos. O profissional também pode ser personal trainer e atuar nos setores organizacionais e administrativos do esporte.

  1. Sistemas de informação

Matriculados: 50.708

O curso de Sistemas de Informação forma profissionais capazes de administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização.

O aluno aprenderá a criar, adaptar e instalar programas que facilitam as consultas de dados, além de administrar redes de computadores.

  1. Logística

Matriculados: 45.429

O curso de Logística capacita profissionais para avaliar, projetar e implementar sistemas de transporte, armazenamento, distribuição e entrega de produtos de uma empresa ou instituição.

Ao final do curso, o aluno está apto a gerenciar as redes de distribuição, acompanhar processos de compra, identificar fornecedores, negociar e estabelecer formas de entrega.

Como ingressar em uma faculdade EaD

A partir de 2020.2, o Sisu começou a oferecer, dentro da plataforma, faculdades EaD. No geral, a modalidade em instituições de ensino público chegou a 173 mil estudantes em 2018, representando um crescimento de 45% desde 2016.

É possível também se utilizar de programas privados de bolsas de estudo, como o caso do Quero Bolsa, que conectam estudantes e instituições de ensino, oferecendo até 75% de desconto.

E você? Se interessou por alguma faculdade de Ensino a Distância? Qual curso pretende prestar? Conta para a gente!