Diferença entre diploma e certificado: entenda agora!

Atualmente, temos acesso a muitas informações na Internet. Diante de uma dificuldade, vamos procurar os conhecimentos e orientações que necessitamos para resolver os nossos problemas, nossas dúvidas. Diferentemente de anos atrás, quando o conhecimento estava reservado e guardado dentro dos muros das instituições de ensino, hoje todos temos acesso e podemos buscar os conhecimentos que desejamos e precisamos.

Porém, uma situação é procurarmos conhecimentos e outra bem diferente é termos um documento que confirma o conhecimento por nós adquiridos em trajetórias formativas, cuidadosamente planejadas e vivenciadas presencialmente ou mesmo a distância. E de quais documento estamos falando?! Dos certificados diplomas!

Sim, são documentos diferentes e têm relação com trajetórias formativas também diferentes, com objetivos e características próprias!

Vamos compreender melhor as diferenças entre diploma e certificado?

Comecemos pelo documento mais formal, relacionado com uma formação de nível superior como graduação e pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado. Ao concluir tais cursos, o estudante tem direito a um diploma, documento de caráter oficial, emitido somente por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC. O diploma também é reconhecido pelo Ministério. O diploma legitima a formação do estudante em determinada área do conhecimento.

Mas, temos muitas oportunidades de formação que não exclusivamente cursos de graduação ou de pós-graduação. Temos, por exemplo, os muitos cursos livres e tantas outras atividades formativas que qualificam os profissionais e contribuem com sua atualização e formação. São práticas educativas de caráter mais informal, planejados e oferecidos por diferentes instituições e que favorecem a formação de profissionais de forma mais ágil, dinâmica e alinhada com as novas demandas da contemporaneidade.

No caso dos cursos livres, que muitas vezes complementam a formação do profissional, os certificados são muito importantes para validação de seus conhecimentos e competências.

A instituição que oferece o curso ou a atividade formativa não precisa ser reconhecida pelo MEC, assim como não é necessário ter uma regulamentação específica. Por esse motivo, o certificado tem um caráter menos formal e atesta participação no curso ou na atividade proposta.

Sendo assim, temos certificados que atestam a participação em cursos, eventos, conferências, encontros, congressos, ciclos de estudos, rodas de conversa, palestras, vivências, simpósios, workshops, lives e tantas outras situações que promovem o aprendizado e o crescimento pessoal e profissional.

Importância do diploma e dos certificados

Vivemos em um mundo de constantes mudanças e cada vez mais o conceito da aprendizagem ao longo da vida torna-se importante para mantermo-nos atualizados e com alto grau de empregabilidade.

Por esse motivo a formação inicial do profissional e seus diplomas são importantes para o profissional, assim como na sua formação ao longo a vida, os certificados atestam o perfil e as novas competências que certamente tornam o profissional único e valorizado diante se suas qualificações.

Certificados x atividades complementares

Cabe ainda destacar que na matriz curricular dos cursos de graduação, há um componente denominado Atividades Complementaressão atividades que os alunos devem realizar ao longo de sua formação, que ampliam e complementam a trajetória formativa, trazendo dinamismo, flexibilidade e atualização ao currículo.

De acordo com a regulamentação da instituição de ensino superior e do curso especificamente, muitas atividades descritas são consideradas como atividades complementares e o estudante precisará do certificado de participação ou realização dessas atividades para composição dessas horas.

Sendo assim, é sempre muito importante cuidar da formação, buscar o conhecimento e construir um perfil profissional sempre atualizado, diferenciado e alinhado com as novas tendências do mercado.

Seja diferente, faça a diferença, valorize seu perfil profissional e tenha sucesso!!!

Autora: Rita Maria Lino Tarcia*

*Doutora e Mestre em Linguística: Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); licenciada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), gestão 2019 – 2023.