9 dicas incríveis para otimizar seus estudos em cursos online

A facilidade e as inúmeras vantagens ao estudar e se capacitar com cursos online faz dessa modalidade uma das que mais chama atenção das pessoas atualmente. Sabia que, de acordo com dados da ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância -, o ensino a distância teve um aumento de 2.588,5% em 2014, contra 66,9% da opção presencial?

Pois é, os números são animadores. Além da graduação e da pós, muita gente tem buscado fazer também muitos cursos profissionalizantes em casa, por meio da internet, em uma carga horária à escolha e a possibilidade de estudar no seu tempo, quando achar mais conveniente.

Mas, tanta comodidade, às vezes, pode levar alguns alunos a perderem o foco e deixar a famosa procrastinação tomar conta. Sabe quando você tem diversas coisas importantes para fazer, mas fica adiando? Quando soa mais interessante navegar nas redes sociais ”para nada” do que aproveitar o tempo livre para estudar? Esse termo refere-se justamente a ações como essa.

Pior que isso, é perceber que você perdeu o maior tempo no ócio, sendo improdutivo. Vem logo aquela culpa e bate até uma tristeza. Em todo caso, não precisa se desesperar, já que essas situações acontecem, mas o problema é quando permanecem e viram rotina. Nesse caso, é preciso agir e dar um jeito de otimizar os estudos de uma vez por todas.

Primeiramente, você deve ter em mente o que é necessário para começar a realizar cursos a distância, seja em casa ou outro local. Depois, é só seguir alguns passos fundamentais para não deixar a preguiça e a falta de motivação tomarem conta. É claro que preparamos este artigo para te ajudar, com algumas dicas preciosas que farão toda a diferença. Leia com atenção e, ao final, diga o que achou desse guia.

O que eu preciso para começar a fazer cursos online?

Pensar em alguns valores é essencial antes de começar a otimizar os estudos em cursos EAD. Independente se você é ansioso ou mais calmo, vale para todos colocar em prática essas qualidades para não fazer feio e evitar boicotar essa hora que fará toda a diferença para sua carreira profissional. Portanto, tenha sempre:

Foco

Já ouviu falar naquele termo ‘’foco, força e fé’’? Ele é o ápice da motivação para muitas pessoas, que usam para realizar diversas atividades que demandam foco total. De fato, você precisa estar 100% ligado em determinada situação para não cair na procrastinação e deixar que seus estudos vão por água abaixo.

Comece pensando nos benefícios que você terá ao tirar um tempo para estudar: conseguir um certificado de excelência, dominar um assunto que é primordial para sua função, conhecer um idioma novo, usar a carga horária como complemento às aulas da faculdade, em concursos públicos ou aprender mais para se dar bem no mercado de trabalho, por exemplo.

São muitas opções e objetivos, por isso os cursos online são tão valorizados hoje em dia. Então, escolha aquelas metas que mais te agradam e mantenha o foco, assim como você faria caso tivesse que frequentar uma sala de aula, fazer uma prova ou realizar qualquer atividade no trabalho, como redigir um texto ou preencher uma planilha.

Organização

Por outro lado, também não adianta pensar no foco se nada está organizado. Não adianta querer estudar largado no sofá com o notebook no colo, deitado na cama com o smartphone na mão, sem um tempo definido e em um ambiente totalmente desfavorável.

Antes de começar seus estudos com cursos a distância, prepare um espaço ideal para isso. Escolha um local silencioso e que não tenha movimentação. Coloque o notebook em uma mesa, sente-se em uma cadeira e deixe um caderno à disposição para fazer as anotações. Faça o login na plataforma e evite ao máximo abrir sites que não tem nada a ver com a matéria.

Além disso, é bom estabelecer um tempo: meia hora para aprender inglês online e meia hora para estudar espanhol, por exemplo. Assim, você não se cansa e mantém o pique para realizar as próximas atividades – além de assimilar o máximo de conteúdo, claro.

Disciplina

A disciplina anda lado a lado com o foco e a organização. Um valor depende do outro para que você tenha sucesso em qualquer objetivo. Sendo assim, nunca tente se auto sabotar e dar chance para ‘’burlar as regras’’ de seu estudo. Se chegou a hora de começar, vá e faça, sem adiar.

É claro que imprevistos acontecem, mas pense bem: um dia perdido pode significar muito para sua capacitação. Fora que, quando você dá um tempo, tem grandes chances de deixar os estudos de lado novamente no dia seguinte, o que se torna um ciclo prejudicial. Desligue o celular e, no horário correto, comece a estudar. Só saia para se alongar, ir ao banheiro ou em casos de extrema necessidade. Assim, você respeita seu tempo e trabalha a disciplina de modo efetivo.

Motivação

A motivação é o plus para otimizar seus estudos em cursos profissionalizantes. Se você está animado, tudo acaba fluindo naturalmente e o aprendizado melhora bastante. Para isso, vale escolher cursos online com ótimas metodologias, linguagem intuitiva e um ambiente virtual de aprendizagem que auxilie ao máximo o aluno.

Outra dica legal para manter a motivação é ouvir música enquanto estuda. Sabia que ela aumenta a concentração, deixa o cérebro mais relaxado e gera até uma sensação de bem-estar? Para isso, vale a pena caprichar na playlist (música clássica funciona bastante) para absorver o máximo do conteúdo e se manter motivado sempre.

otimizar os estudos com cursos online

9 passos para otimizar os estudos fazendo cursos online

Mantendo esses valores em alta, você já pode seguir nosso guia com os 9 passos para otimizar seus estudos fazendo cursos online. São dicas gerais e básicas, mas que farão toda a diferença e te deixarão motivado para aproveitar tudo o que os cursos a distância e seus materiais pedagógicos oferecem.

Comece com boas escolhas

Antes de começar qualquer curso, você precisa saber todas as informações sobre o plano de aulas para não se decepcionar, deparando-se com algo que não tem nada a ver com o que pensou. Sendo assim, é essencial fazer boas escolhas.

Nesse caso, a instituição conta bastante. Aquelas que possuem um grupo pedagógico profissional e sempre atento às necessidades dos alunos, com certeza se destacará. Então, pesquise bem antes de se matricular. Assim como nossas pesquisas revelam, independente da modalidade de ensino, existem escolas de alta e baixa qualidade, logo, pesquisar é preciso.

A partir daí, você opta pelos cursos online mais necessários e que tem tudo a ver com suas metas ou preferências. Nada melhor do que uma alternativa que, além de ter uma metodologia bacana e moderna, agregue valor a seu currículo e te deixe pronto para atuar na área relativa ao assunto que mais gosta.

Livre-se das distrações e dê um basta na procrastinação

Eis um dos maiores desafios para quem estuda em casa e em ambientes mais cômodos. Tem momentos em que tudo parece mais interessante do que aquilo que você precisa realmente fazer, até ficar olhando na parede e enrolando para começar. Essa desatenção é conhecida como procrastinação, e sua meta é vencê-la.

Eliminar as principais distrações é o primeiro passo. Smartphone na mesa, do lado do computador? Nem pensar. Deixe desligado ou o mais distante possível. Estudar com a TV ligada também não é recomendado.Nada de abrir sites que não tem nada a ver com seu curso. Evite também ficar conversando com alguém. Tente ficar em um local isolado, no silêncio, para se dedicar inteiramente à matéria.

Entenda que tudo tem sua hora, e se é preciso estudar, respeite o tempo. Pense em relaxar depois, quando estiver livre dos compromissos. Assim, você termina as obrigações mais rápido e otimiza tudo em sua vida.

Estabeleça um tempo padrão

Como dissemos, é necessário dedicação para tudo, ainda mais quando se trata de trabalho e estudos. Antes de começar a realizar os cursos online que escolheu, é interessante limitar um tempo para cada matéria, organizando do jeito que achar conveniente, com horários bem definidos.

Se é para se empenhar por 30 minutos para aprender inglês online, prenda-se inteiramente a essa opção. Depois, levante, tome uma água e retorne para estudar espanhol, por exemplo, por mais 30 minutos.

Ao final, quando o objetivo estiver cumprido, você verá que tudo passou rápido e ainda estará motivado para realizar as próximas atividades. Tente manter essa disciplina sempre e, mais importante que isso, não troque de turno: se estudou hoje pela manhã, mantenha o hábito no dia seguinte em vez de mudar para tarde ou noite.

Evite estudar de madrugada

Falando em turnos, é essencial estudar pelo menos até meia noite. Não é indicado virar a noite em frente ao computador assimilando diversas matérias, pois seu rendimento no próximo dia será comprometido. A hora de dormir é sagrada e, por mais que você tenha hábitos noturnos, use essa hora para relaxar até cair no sono.

É melhor deixar as obrigações pessoais e profissionais para fazer de manhã, a tarde ou no começo da noite, assim você fica animado, sem cansaço e tem muito pique para toda a semana.

Levante, alongue o corpo e exercite-se

Já que falamos de pique, não dá para deixar de lado o poder dos exercícios físicos para otimizar os estudos em cursos EAD e qualquer outra modalidade. Sabia que se movimentar é essencial para deixar o corpo mais leve e a mente motivada? Nessa linha, você precisa também sempre levantar um pouco da cadeira para não ficar muito tempo na mesma posição. Quando fizer isso, dê uma alongada no corpo todo e mande embora o cansaço.

E ainda nessa questão da saúde, os bons hábitos diários incluem também a alimentação. Pegue leve no consumo dos carboidratos e gorduras. Esses nutrientes demoram para serem digeridos pelo organismo, o que leva aquela preguiça que temos depois do almoço, ainda mais depois de comer uma feijoada ou uma massa, por exemplo. Não precisa abrir mão, só pondere na ingestão desses alimentos e coloque mais fibras e proteínas no seu cardápio para equilibrar. Ah, e não se esqueça de tomar muita água durante o dia também.

Troque de matéria para clarear as ideias

É muito chato ficar estudando a mesma coisa por horas, não acha? Imagine se você começa a aprender inglês online e fica só no verbo “To Be”. Vai chegar um momento em que não aguentará mais ver tantas ferramentas de texto. Logo, para balancear, é bom fazer uma troca para clarear as ideias e manter a animação.

Reveze a matéria de tempo em tempo. Se hoje você tirou para estudar gramática, amanhã pode dar ênfase para pronuncia ou conversação. Assim, além do conteúdo de todas as disciplinas ficar fresco na memória, você dá mais versatilidade aos estudos e fica menos propenso a cair no tédio e deixar de assimilar coisas importantes.

Não abra mão das anotações

Não adianta: para facilitar seu aprendizado e te ajudar na avaliação final, é fundamental fazer anotações das partes mais interessantes e primordiais. Deixe sempre um caderno de lado e escreva tudo que achar conveniente guardar. Não precisa copiar literalmente o conteúdo, apenas destacar aquilo que fará muita diferença na prova.

Além disso, uma tática bacana que muitas pessoas usam para entender melhor a matéria é passar a limpo tudo o que anotou depois. É um método bastante funcional e que contribui para a memorização de muitas coisas.

Consulte materiais complementares

Materiais complementares também ajudam e fortalecem sua base de estudos. Não precisa se prender apenas ao que está disponível na metodologia dos cursos EAD. Veja outros materiais, notícias a respeito do assunto e aspectos que contribuem para o tema. Só não se esqueça de procurar fontes confiáveis e que agreguem na hora da pesquisa.

Seja positivo sempre

Manter a positividade traz inúmeros ganhos para os mais variados objetivos de nossa vida. A motivação para fazer coisas novas, estabelecer metas e vencer os desafios vem justamente desse espírito, que mantém nossa mente em um estado emocional leve e contribui para a realização de tarefas e demais atividades. Seja otimista. Pense que você aprenderá muito com os cursos profissionalizantes e, com interesse total, eles serão ótimos para sua capacitação pessoal e qualificação profissional.

É bacana e instigante saber que existem muitas maneiras para otimizar os estudos em cursos online e, assim, ter sucesso em suas metas. Siga nossas dicas e comece já a mudar sua rotina para fortalecer o aprendizado e garantir ótimos ganhos.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Se tiver alguma dúvida ou ideia que deseja compartilhar, não deixe de comentar. Boa sorte e até mais.

Facebook Comments