Ensino a distância: desmitifique seus aspectos com este guia essencial

Ensino a distância: você está preparado para essa modalidade? Estudar exclusivamente usando o computador, tablets ou via smartphone é uma tendência que conquista milhares de pessoas. Indivíduos de todas as regiões do país conhecem seu valor e se rendem a essa proposta que deve continuar ascendente nos próximos anos graças às inúmeras vantagens.

Segundo o censo atual que divulgamos, órgão máximo quando se trata desse conceito no país, em 2015 mais de 5 milhões de pessoas se matricularam em cursos EAD, sobretudo aqueles classificados como cursos livres, com mais de 3 milhões de alunos. Esses dados mostram a popularidade e ascensão em uma prática que, até então, era pouco conhecida por aqui, já que frequentar uma sala de aula sempre foi vista como uma maneira única de estudar e receber um certificado.

Se você ficou surpreso com a estatística e está interessado em saber mais sobre o ensino a distância, esse guia essencial vai te mostrar todo o valor em fazer cursos online remotamente. Essa é a tendência para o futuro e já podemos ver isso agora.

Desmitificando o ensino a distância

Graduação e cursos de extensão

Sempre vemos na TV, em outdoors e na internet muitos anúncios de universidades destacando a educação a distância. A maioria delas usa o fato da flexibilidade e conforto para vender seus principais cursos, seja uma graduação ou um curso de extensão. Não dá para negar que, a possibilidade de estudar em casa ou qualquer outro ambiente que não seja uma sala de aula, encanta e facilita muita coisa. A questão, porém, é saber se esse método é tão eficiente quanto o presencial.

Para frequentar a sala de aula de uma faculdade, você precisa de disciplina, tanto no cumprimento de horários quanto na entrega de trabalhos e realização de provas. Ao contrário do que alguns possam pensar, isso não muda na EAD, é basicamente a mesma coisa. Quando se trata de ensino e metodologia, tanto na opção presencial quanto a distância eles precisam ter os mesmos temas, matérias e carga horária. A diferença é apenas o espaço físico, e não é porque você está estudando em casa que deve se dedicar menos.

O ensino a distância, quando se trata de graduação e extensão, precisa seguir as normas do Ministério da Educação, assim como o presencial. O órgão tem, inclusive, um campo específico para essa modalidade, que atua conforme a legislação vigente no país: o Decreto 5622/05, que valida o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação: ”O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.

Já notou que, na publicidade de seus cursos EAD de graduação, as universidades dão ênfase para a parte ”reconhecido pelo MEC”? Pois é, a instituição só pode ministrar determinado curso de longa duração desde que este siga as normas estabelecidas e tenha o aval do MEC. Por isso, no caso da graduação e cursos de extensão, não são todos os lugares que podem oferecer metodologias do gênero, apenas aqueles autorizados.

Esse é o método de educação a distância que logo vem à cabeça das pessoas que desejam fazer uma faculdade ou se especializar numa área em que já é graduada. Mas, além dessa modalidade, existe outra categoria que está chamando atenção de muita gente, justamente porque é ainda mais flexível e democrática: os cursos livres, que, embora não precisem da legislação do MEC, também devem seguir padrões de qualidade que serão reconhecidos em um certificado final.

Se a EAD já encanta por suas diversas possilidades na graduação e extensão, quando se trata de alternativas que podem ser feitas em tempo hábil e com total versatilidade, fica ainda mais interessante apostar nessa tendência. Imagine realizar um curso de modo independente e alternativo, para metas de qualificação e atualização, em ambientes virtuais de autoaprendizagem e com as inúmeras opções para todas as áreas? Essa é a máxima dos cursos livres, que destacaremos no próximo tópico.

Cursos livres

Quem prefere se capacitar em determinado ramo com cursos profissionalizantes também pode contar com o melhor da EAD para isso. Assim como existem cursos com carga horária distinta e recursos mais versáteis no modo presencial, também há cursos online que podem ser realizados de maneira semelhante. Ambas opções se enquadram na segunda classe do ensino a distância: os cursos livres.

O próprio nome já leva à interpretação dessa alternativa. Versáteis e ágeis, tais cursos não precisam do MEC para serem oferecidos pelas instituições de ensino, mas também não é por isso que qualquer lugar possa ministrá-los. Quem legisla e ampara os cursos livres é o artigo 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que revela: “as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade”.

Nesse contexto, os cursos livres, sejam online ou presenciais, entram em uma categoria não formal, para que as pessoas em geral se qualifiquem, atualizem ou conheçam determinada área e assunto. Ou seja, se você quiser se matricular em um portal de cursos a distância para estudar e se certificar a respeito do ramo de Recursos Humanos, por exemplo, pode fazer tudo de modo ágil e eficiente, com um aprendizado que serve tanto para subir de cargo em uma empresa quanto para compreender os desafios desse campo e saber se é nisso que você deseja seguir carreira.

Você pode pensar que, por serem mais flexíveis, os cursos livres são mais simples e fáceis de fazer, ainda mais na versão online. Esse é um equívoco comum de muitas pessoas. A dedicação e o empenho vale para todas as modalidades se você quiser conquistar um certificado de excelência com uma carga horária ideal. Logo, as instituições que investem em cursos desse tipo devem sempre ter muita qualidade e estarem interessadas em passar o melhor conteúdo para os alunos.

O reconhecimento do MEC só deve ser levado em consideração caso o edital, empresa ou determinado local exigi-lo na certificação. Ou seja, se pedem a graduação em Psicologia para prestar um concurso, você precisará dessa qualificação. Caso contrário, se o certificado de um curso livre for aceito, sem especificação ou restrição dessa modalidade, é ótimo apostar nesse tipo, desde que você se matricule em uma instituição séria, com certificados seguros e cursos de qualidade. Portanto, é sempre bom ficar atento nos detalhes.

Presencial ou online: quais os melhores cursos livres?

”A sala de aula é o lugar onde menos se aprende”. Quem defende essa teoria é o especista da Universidade Nacional de Brasília (UNB), Marcos Formiga, com base em estudos da neurociência. Em um periódico que divulgamos recentemente, o educador opina que ”não há mais espaço, nem tempo para longas e enfadonhas aulas expositivas unidirecionais professor-aluno”. Para ele, mais do que nunca, é essencial pensar em outros métodos mais efetivos, como o ensino híbrido (levando os meios digitais para a sala) ou totalmente a distância – que define como ”aprendizagem flexível”.

De fato, se formos pensar em termos práticos, no mundo moderno em que vivemos hoje, precisamos de alternativas otimizadas e que melhorem o padrão já conhecido e utilizado há tempos. Não dá para deixar de lado o poder da tecnologia, e é justamente isso que o ensino a distância propõe. Sendo assim, se muitas pessoas e instituições estão cada vez mais investindo na EAD quando se trata de graduação, por que não colocar os cursos livres online no mesmo patamar?

Com quase 4 milhões de alunos matriculados em 2015, cerca de 1 milhão a mais do que no ano anterior – dados que a ABED já mostrou aqui no portal – não dá para deixar de lado toda a popularidade dos cursos a distância. Hoje em dia, as pessoas buscam conforto e facilidade em todos os aspectos da vida, sobretudo na hora de estudar e se qualificar.

Tanto pela correria do dia e visando a otimização do tempo, o número de alunos que confiam e gostam dos cursos a distância é cada vez mais latente. Embora ainda não tenham sido divulgados dados oficiais, na lógica essa modalidade continua crescente, tanto no ano passado quanto agora, ponderada pela recessão econômica do país e a necessidade de se destacar no mercado de trabalho para conseguir boas vagas.

Assim, com a possibilidade de estudar em casa ou em qualquer ambiente favorável, não precisar se locomover (e gastar mais por isso) e ter a sua disposição cursos EAD de qualidade, em plataformas de autoaprendizagem intuitivas e eficientes, não dá para negar que é mais vantajoso realizar cursos online do que presenciais. Essas são apenas algumas vantagens, pode acreditar. Ainda há muito o que desbravar sobre os cursos profissionalizantes feitos remotamente, e é isso que vamos abordar no próximo tópico.

ensino a distância

Quais as vantagens de fazer cursos online?

Aproveitar o máximo do ensino a distância fazendo cursos online é essencial para diversos objetivos tanto profissionais quanto pessoais. No primeiro caso, você pode usar todo o conhecimento de um curso para conseguir um cargo mais alto na empresa em que trabalha, dar um upgrade em seu currículo e deixá-lo mais atrativo para as corporações, se atualizar a respeito de uma área específica, entre outras metas. Já no outro termo, fazer cursos EAD é recomendado para ficar por dentro e conhecer as peculiaridades de tal ramo, usar um certificado e o tempo de estudo como horas complementares na faculdade e até abrir um negócio.

Melhor que tudo isso, é se capacitar de maneira efetiva e sem perder tempo, fazendo um ótimo investimento e com total segurança. O que não faltam são benefícios ao apostar na modalidade EAD fazendo cursos online, e o primeiro deles é o preço. Fazer uma graduação depende de um bom investimento, independente se é a distância ou presencial. O mesmo vale para cursos de extensão e técnicos. Sendo assim, os cursos profissionalizantes surgem como uma opção interessante. Você pode se qualificar e estudar com ótimos materiais sem gastar muito, já que grande parte conta com planos mais acessíveis.

Muitas instituições possuem cursos profissionalizantes de qualidade que ficam à disposição do aluno por um longo período, com o investimento de um valor único e sem mensalidades, pagando apenas pela certificação de acordo com a carga horária. Sendo assim, há a possibilidade de aprender bastante e, melhor que isso, economizar.

Mas, por que as condições nos cursos online são melhores? Bom, isso se deve ao fato da infraestrutura física. Para ministrar esses cursos, as escolas precisam apenas de bons aparatos tecnológicos e servidores robustos, eliminando a necessidade de montar salas de aula equipadas e toda aquela estrutura essencial para receber os alunos e passar o conteúdo. Por isso, os gastos mudam bastante de um método para o outro. Também é importante destacar que, por não precisar sair de casa, você deixa de pagar transporte ou combustível (necessários para a locomoção), além de economizar com a alimentação, fatores que fazem toda a diferença para quem está desempregado.

Outros benefícios incríveis ao escolher o melhor ambiente para fazer cursos a distância são conforto e segurança. Você pode estudar no seu quarto, com o máximo silêncio e quando achar conveniente. Com isso, estará mais seguro e livre das adversidades que podem acontecer tanto na ida e volta quanto na própria instituição, como os temidos assaltos. Infelizmente, quem mora em cidades grandes e estuda à noite, principalmente, está mais propenso a ser afetado por esses problemas graves que colocam até sua vida em risco.

Já a flexibilidade de escolher o melhor horário para estudar e a carga horária de acordo com seus objetivos também inspira e encanta muita gente. Como a plataforma pode ser acessada sempre que você quiser, dá para otimizar tudo e decidir qual o melhor dia, turno e hora para começar a fazer seus cursos online. Mas, por outro lado, é preciso ter disciplina e motivação para não boicotar a si mesmo, mantendo sempre o foco.

Geralmente, muitas instituições de qualidade oferecem cursos EAD por meio do recurso da autoaprendizagem, com um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e moderno, o que facilita bastante a assimilação do conteúdo e te deixa animado para seguir nos estudos. Nesse aspecto, é fundamental frisar também que você precisa escolher uma ótima instituição. Além de seguir as diretrizes das leis educacionais, verifique se os cursos são de qualidade, têm metodologias atuais e completas e quais são as vantagens reais aos alunos.

Cursos online grátis e com certificados rápidos: vale a pena?

Essa dúvida tem tudo a ver com a instituição, assunto que já mencionamos anteriormente. Para saber se o portal e seus cursos online são bons e indicados para suas metas, é bom apostar na opção que visa sempre ser transparente, deixando todas as informações à disposição e com canais de atendimento prontos para tirar qualquer dúvida dos interessados.

Duas artimanhas comuns que geralmente atuam como chamariz para sua matrícula: dizer que os cursos online são gratuitos ou os certificados podem ser adquiridos em tempo recorde. Impossível não desconfiar, portanto, o ideal é fugir dessas situações. Primeiro, uma instituição que oferece opções grátis, com certeza descontará tudo no valor do certificado. Segundo, é praticamente impossível estudar com equilíbrio e assimilar o conteúdo de 5 ou mais horas em pouco tempo, sendo que é necessário ser avaliado e ter uma boa nota para conseguir o documento final.

E, vamos combinar: quem se vale de estratégias ruins para divulgar seu trabalho, com certeza não preza por valores como qualidade e transparência, não é? Escolha sempre uma instituição séria, de preferência que tenha um portal totalmente informativo e com dados divulgados claramente, com uma gama variada de cursos profissionalizantes e que também seja nosso parceiro. Como a principal referência no Brasil em EAD, indicamos apenas os melhores portais e instituições sérias que você pode confiar tranquilamente.

Sempre que você pensar em se qualificar e dar um plus nos estudos, é essencial contar com as melhores alternativas. Entender e desmitificar tudo o que se refere ao ensino a distância é ótimo, para compreender o funcionamento dessa modalidade e saber o que é interessante para sua carreira e demais objetivos. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Aproveite para comentar e compartilhar com os amigos. Até mais.

Facebook Comments