Cursos online: como abordar EAD na entrevista de emprego?

Receber o convite para uma entrevista de emprego, ainda mais se a vaga é ótima, deixa qualquer pessoa animada e ansiosa. Nessa hora, um turbilhão de sensações passa pela cabeça, já que é fundamental se dar bem nesse momento tão importante. A principal questão de muitas pessoas é como se comportar em uma entrevista de emprego. Nessa hora, vale usar o que você tem de melhor para se destacar, sobretudo o conhecimento adquirido tanto na graduação ou em cursos online.

Sim, você pode (e deve) falar sempre dos cursos profissionalizantes que realizou. Como um plus e responsáveis por grande parte de seu conhecimento e qualificação, não dá para deixar nenhuma opção que agregue de fora. Nesse caso, só é necessário seguir alguns passos para que o contratante goste da sua abordagem e perceba o valor que o ensino a distância têm para um currículo.

Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas essenciais. Siga o passo a passo e aprenda a falar de cursos online na entrevista corretamente. Assim, seu objetivo é alcançado e você conquista aquele emprego que tanto deseja, afinal, não está fácil se destacar e se dar bem no mercado de trabalho, ainda mais nos tempos atuais.

Entrevista de emprego e cursos online: dicas essenciais

Pense e se prepare para a entrevista

Em tempos de recessão econômica no Brasil, em que, segundo o IBGE, mais de 20 milhões de pessoas estão desempregadas, receber aquele telefonema ou e-mail que informa a possibilidade de participar de uma entrevista de emprego é ótimo. Mais animador que isso é quando surge a oportunidade para aquela vaga que tem tudo a ver com você e sua área de atuação. Trabalhar em algo que gosta é inspirador e vai muito além do ganho financeiro.

Pensar na entrevista e em todos seus detalhes é o primeiro passo para se sentir seguro ao falar tanto de sua personalidade, hábitos e todas aquelas perguntas pessoais que os gestores de recursos humanos fazem, quanto para abordar com clareza o peso da sua experiência profissional: área de atuação, graduação, cursos profissionalizantes e demais qualidades que podem fazer toda a diferença em sua contratação.

Esse é o momento em que você precisa dar tudo de si para mostrar todo seu valor. Como diz o ditado, é preciso saber ‘’vender o peixe’’ para conseguir muitos créditos com a empresa em questão, se destacar além da concorrência e deixar claro que está pronto a dar o melhor de si para sua vaga, pois se sente preparado para qualquer desafio.

Por isso, de modo preliminar, você deve avaliar todos os parâmetros e as principais questões que podem ser importantes. E é claro que ter segurança é algo fundamental. Independente se será uma apresentação em público ou individual, mostrar-se decidido, empático e resguardado é essencial. Liberte-se do nervosismo, da timidez e da impaciência. Agir naturalmente e com bom senso são táticas infalíveis (não precisa falar demais, mas também não fique totalmente retraído).

Além disso, aqueles fatores básicos como nunca se atrasar, saber se vestir de modo equilibrado e manter uma postura educada valem sempre, são quesitos que fazem parte de um padrão essencial a todo candidato. Entenda que o sucesso em uma entrevista de emprego depende de um conjunto de fatores que são analisados sempre, então, cada detalhe importa.

Portanto, para ficar mais compenetrado e leve, vale até ensaiar antes da entrevista para mandar a pressão embora e chegar totalmente sereno. Quando você se mantém tranquilo, domina o assunto que está falando e busca sempre ser verdadeiro e confiante consigo mesmo, tudo acaba fluindo bem, de modo orgânico. Você verá que é mais simples do que imagina.

Organize o currículo e as competências

Depois que passa aquela euforia inicial e você já tem em mente todas as normas a seguir a respeito da entrevista de emprego, é fundamental dar uma revisada em cada ponto de seu currículo, atentando-se às competências que deseja abordar.

É importante estar claro que, mais do que te conhecer pessoalmente, a empresa deseja saber quais são seus pontos fortes quando se trata da qualificação profissional, o quesito principal a se destacar, aquilo que será essencial para executar as funções determinadas da melhor forma possível.

Sendo assim, é necessário ser direto, claro e solícito. Pense em uma lista e crie um rascunho básico do tempo fundamental para falar de tudo aquilo que deseja apresentar, expondo sempre os benefícios e como suas competências agregam para a função.

Se você está concorrendo para uma vaga de estágio em engenharia, por exemplo, vale a pena falar dos softwares que conhece a respeito do ramo, como o AutoCAD, por exemplo. É primordial destacar o que você absorveu dos cursos EAD e suas capacidades/domínio a respeito da ferramenta.

É nesse ponto que, tanto uma opção presencial quanto online podem ser equiparadas tranquilamente, afinal, o que vale é seu conhecimento, dedicação, organização e empenho no estudo e assimilação do conteúdo. Com tudo claro, é bom montar um plano para valorizar o ensino EAD, mostrar que seu currículo tem valor e que você está disposto a contribuir muito para a empresa com todo seu conhecimento e experiência.

como falar de cursos online na entrevista de emprego

Valorize os cursos online e a educação a distância

Muita gente pode imaginar que o ensino a distância não é tão bom quanto o presencial, o que é um grande equívoco. Ambas propostas são eficientes e ótimas para a formação de profissionais de diversas áreas. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, os cursos EAD tiveram um aumento significativo entre 2014 e 2015, acima da modalidade na sala de aula.

Devido aos compromissos e a rotina intensa do dia a dia, a praticidade, a segurança e a possibilidade de estudar em casa, em carga horária à escolha e por meio de plataformas interativas e modernas, muitos alunos se renderam ao poder do ensino a distância e tem investido cada vez mais nessa proposta, seja para a graduação ou para realizar cursos online.

Assim, com a oferta de cada vez mais cursos a distância por instituições diferentes, ficou ainda mais fácil aderir a essa alternativa. Você pode perceber em muitos comerciais de TV, propagandas em outdoors e anúncios na internet que as entidades estão cada vez mais investindo em publicidade para chamar atenção das pessoas, justamente para aproveitar os recursos da internet e destacar os benefícios de apostar no EAD.

Esses são ótimos argumentos para usar em uma entrevista de emprego. Se o gestor de recursos humanos ainda não compreende essa força da graduação e dos cursos profissionalizantes online, você pode agregar mais informação a respeito dessas opções e fazer com ele se encante por todo seu conhecimento, dando bastante crédito para a apresentação de suas competências.

A partir daí, depois dessa introdução essencial do valor do ensino a distância, chega a hora mais importante: falar especificamente dos cursos online na entrevista. Para começar, liste sempre aqueles que vale a pena falar com detalhes.

Escolha os melhores cursos online para abordar

Você pode ter feito mais de 10 cursos online e contar com muitos certificados, afinal, muitos portais oferecem condições interessantes, como a possibilidade de acessar e estudar os cursos EAD por um longo período de tempo em carga horária variável. Mas, nesse caso, só vale a pena destacar aqueles que possuem relação com a vaga em questão.

E aí que você precisa fazer uma otimização: elimine aqueles cursos inacabados e sem certificado, as opções realizadas em poucas horas ou que não valorizem a área. No caso de um emprego de técnico de segurança do trabalho, por exemplo, porque você abordará um curso sobre educação inclusiva? Não tem muito sentido.

Foque em alternativas que tenham a ver com legislação trabalhista, direito, primeiros socorros e tudo que tenha relação com o ramo. Dedique um pequeno tempo para falar sobre cada curso, e explane alguns fatores essenciais que não dá para deixar de lado. Já no caso geral, dá para citar sempre aqueles ligado à área de idiomas (é sempre bom saber várias línguas) e de perspectivas gerais que agreguem no currículo e que você ache interessante.

Fatores fundamentais ao citar cursos online na entrevista de emprego

Certificação

É recomendado dar bastante ênfase à certificação quando se está falando dos cursos a distância na entrevista de emprego. Nesse documento, consta todas as informações a respeito da metodologia e prova todo seu empenho e conhecimento ao estudar remotamente.

Ah, mas é necessário levar o certificado na dinâmica? Não, é desnecessário. Primeiro porque a empresa não exigirá que você comprove logo na entrevista que realizou tal curso. Se preciso, pedirá em outra ocasião, conforme você avança no processo.

Segundo que, não é indicado imprimir todos os papéis e distribui-los por aí. Além de não ser ecologicamente correto, há a possibilidade de ter um certificado digital, uma versão otimizada e prática desses documentos, que dá para enviar por e-mail tranquilamente. Assim, mencione apenas que tem certificado de todos os cursos que realizou para que fique claro ao entrevistador.

Carga horária

Explanar quantas horas cada curso foi realizado é uma tática essencial. Geralmente, muita gente vai pensar que os cursos online necessariamente seguem o padrão de pouco tempo, o que não se aplica a todos os casos. Há opções com mais de 360 horas, com conteúdo essencial para se tornar um expert em diversas áreas.

Nesse contexto, vale a pena considerar aqueles com maior carga horária, mostrando toda sua disciplina e domínio sobre o assunto, além, é claro, da qualidade. Quanto maior o tempo, entende-se que os materiais são excelentes e que você teve o máximo empenho para realizar a avaliação e conseguir o certificado final.

Conteúdo

Falando em conteúdo, é outro quesito que não dá para deixar de fora. Em um curso de inglês, por exemplo, você deve dizer tudo que aprendeu e em que nível está, seja básico, intermediário ou avançado, referindo-se à conversação, escrita e leitura.

Já em um caso mais específico, pondere os pontos fortes abordados e tudo que conseguiu agregar para sua qualificação. Essa hora é essencial para que o gestor veja o quanto você tem conhecimento e entende do que está falando.

Vale fortalecer também o poder dos cursos online hoje em dia, dizendo que são as melhores opções para se atualizar sobre todas as áreas, manter sua qualificação no topo com novas informações e até citar o censo da ABED, que informa o crescimento da modalidade a distância em todo país. Fazer cursos EAD é tendência e cada vez mais estudantes e profissionais são incentivados a estudar dessa forma.

Instituição

A instituição também vale muito ao falar de cursos online na entrevista de emprego. É interessante trazer à tona dados da escola em que se matriculou, favorecendo os métodos qualitativos de seu estudo.

Como revela um texto a respeito do ensino à distância da ABED: ‘’Há muitos cursos presenciais de baixa qualidade e isso se aplica também a cursos a distância. Assim, antes de decidir por um curso, seja ele presencial ou a distância, é importante obter respostas às questões que favorecem a probabilidade de uma boa escolha’’.

Nesse contexto de qualidade, aproveite para dizer o quanto a escolha da instituição interfere no aprendizado e faz a diferença em seu currículo. Classifique os pontos fortes, o ambiente virtual de aprendizagem, a carga horária necessária para ter um bom certificado, a variedade e o conteúdo dos cursos, além do suporte e das atualizações do material pedagógico. Vale até citar as referências e eventuais avaliações, por exemplo:

“O curso de Tecnologia Assistiva da instituição ‘X’ tem conteúdo exclusivo e 5 estrelas, um dos melhores do mercado, ótimo para aprender sobre essa área com um material excelente e que me trouxe ganhos expressivos em termos pessoais e profissionais”.

cursos online

Não se esqueça de falar do aprendizado técnico dos cursos online

Além de tudo o que os cursos a distância proporcionam para sua carreira no mercado de trabalho, é impossível não destacar também o aprendizado técnico, que serve para todos os aspectos da vida e, com certeza, estará com você sempre, sobretudo se conseguir a vaga de emprego.

Muita gente pode imaginar que fazer um curso é só teoria, mas não entende que é preciso ter consigo valores como organização, foco, força de vontade, disciplina e responsabilidade, tanto ao fazer cursos profissionalizantes remotamente quanto presenciais.

Quando você estuda a distância, é essencial ser disciplinado e abrir mão das distrações para se dedicar inteiramente aos estudos. Além disso, ter foco na matéria para assimilar o máximo de conteúdo e organização para encaixá-los em sua rotina também faz toda a diferença. Para completar, a força de vontade em querer se qualificar, mesmo estando em casa ou um ambiente que não pareça favorável – já que há muitas coisas à disposição, como a TV, celular, pessoas para conversar – e a responsabilidade em definir horários para fazer o curso também fazem parte de todo esse aprendizado.

Logo, se você conseguiu conquistar todas essas qualidades e aprimorá-las por meio dos cursos EAD, por que abrir mão disso na entrevista? Como já dissemos, essa é a melhor hora para “vender seu peixe”, dar tudo de si para convencer o gestor de que você é o melhor profissional para a empresa e que ele pode contar com seus serviços, habilidades e valores sempre.

Seja natural, pense positivo e faça sua parte

Embora seja um momento em que o nervosismo e a ansiedade tomam conta, busque ao máximo ficar calmo e estar seguro em sua entrevista de emprego. Seja natural, assim como você é no seu dia a dia, tendo bom senso e não fingindo ser um personagem. Confie em si mesmo e pense positivo, a partir daí, tudo fluirá melhor.

Pense em fazer a sua parte, destacar o que há de melhor em seu currículo e suas características. Siga nossas dicas que, com certeza, as coisas ficarão mais leves e, com certeza, você passará uma ótima impressão para o gestor.

E, caso consiga a tão sonhada vaga de emprego, nunca deixe de estudar e se atualizar. Os cursos online estão aí para te ajudar em diversos objetivos, então, nunca abra mão do ensino a distância. Seu futuro profissional depende disso e, aos poucos, você se torna um destaque e referência em sua área.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe. Boa sorte na entrevista e até mais.