Cursos online com certificados rápidos: é possível ter qualidade?

A educação a distância está conquistando as pessoas cada vez mais. O fato de estudar remotamente, em qualquer ambiente que achar conveniente, chama atenção de muita gente, que aposta tanto na graduação quanto em cursos online que informam, qualificam e dão aquele upgrade essencial no currículo e na formação.

Quando se trata da capacitação, porém, há um parâmetro que ainda confunde diversos indivíduos: o mito dos certificados rápidos. Ao pensar em cursos EAD, há a velha crença de que se tratam de propostas que dá para realizar em tempo recorde, conseguindo certificação em poucos dias. Também não dá para deixar de destacar que muitas instituições contribuem para esse pensamento. Na ânsia de vender cada vez mais cursos, acabam usando chamadas agressivas que atraem muitos alunos. Mas, com o tempo, percebe-se que não passa de uma cilada.

Se você está surpreso apenas com essas informações preliminares, vale a pena acompanhar o artigo, já que vamos abordar diversas situações e dados que provam que uma certificação rápida para cursos online é praticamente impossível e pode ser muito prejudicial para seus objetivos. Depois de saber mais, você entenderá o valor dessa modalidade e porque deve levá-la a sério sempre.

Cursos online com certificado de qualidade: entenda seu valor

O valor de um certificado

Saber o valor de um certificado é o primeiro passo para compreender porque você não deve fazer qualquer curso que prometa esse documento rapidamente. O grande problema é que muitas pessoas querem se auto sabotar, pensando mais em quantidade do que qualidade.

Ou seja, há diversos casos em que se pensa em estudar o máximo possível  de variados cursos a distância para mostrar que entende de determinada área, mas, na realidade, não é bem isso que acontece. Não adianta ter dez certificados de cursos ruins e que não agregam para sua formação apenas para encher o currículo ou mostrar que está por dentro de tal assunto. Você só está enganando a si mesmo.

Ah, mas então só posso fazer cursos de longa duração? Não necessariamente. A proposta do nosso artigo não é dizer que as opções com carga horária menor não são indicadas, mas te fazer refletir de modo claro e real: é impossível absorver um bom conteúdo estudando poucas horas, em apenas um dia, apenas para conseguir um certificado.

Como prova de todo seu esforço e empenho em se dedicar para fazer cursos profissionalizantes e similares, esse documento tem um valor inestimável e precisa ser bem visto pelas empresas e demais lugares onde você apresentar, mostrando o seu aprendizado, a carga horária, o plano de aulas e o quanto de conhecimento assimilou da matéria/ assunto.

Para entender com mais clareza, pense que você começou a fazer um curso sobre as normas regulamentadores da segurança do trabalho. Nesse caso, são mais de 40 tipos complexos e com muitos detalhes, que precisam ser compreendidos e dominados para que você possa abordá-los e colocá-los em prática em uma entrevista de emprego, no dia a dia e no próprio trabalho em si.

Sendo assim, não dá para entender ”por cima” e basicamente. Esse estudo demanda tempo, anotações, leitura e tudo o que é pertinente para se dar bem na avaliação final e tirar o máximo proveito do curso. E não dá para fazer tudo isso em apenas um dia, não é? Não há mente e corpo que aguente.

Tudo precisa de tempo, inclusive fazer cursos a distância. E por mais que você esteja a disposição deles, o cansaço vai bater e vai chegar a hora de parar. Pense que, um material de qualidade e excelência visa sempre tirar o máximo do aluno. Opções simples demais e básicas sempre deixarão a desejar e, no fim, você percebe que não agregaram em nada na sua qualificação.

E se eu já trabalho na área, conheço o assunto e preciso apenas de um certificado? Por que não fazer cursos online rapidamente só para conseguir o comprovante? Bom, mesmo que você já tenha vivência prática no ramo de interesse, vale lembrar que cursos a distância de qualidade estarão atualizados frequentemente com o melhor conteúdo referente ao tema. Logo, sempre terá informações novas que você gostará de conhecer.

Além disso, um vasto material pedagógico conta com muitas metodologias interessantes para incluir e alimentar seu aprendizado. Você pode precisar do certificado de um curso de segurança do trabalho para atuar com a norma regulamentadora 5, mas, de repente, compreender também os dados de outra norma pode agregar muito para sua função e complementar seu conhecimento.

Fora que, se você faz um curso de qualidade de 5 horas, por exemplo, de qualquer forma terá que passar pela avaliação final para conseguir o documento que prova sua dedicação e aprendizado. Sendo assim, estudar ”de qualquer jeito”, apenas para ter um certificado, pode prejudicar nessa etapa fundamental, levando a algumas dificuldades que poderiam não aparecer caso você estivesse feito o curso normalmente e com o máximo empenho.

Essa argumentação inicial é primordial para você começar a entender o que queremos explanar, acabando com o mito de que cursos EAD, apenas por não serem ministrados em sala de aula e não exigirem tantas regras impostas nos presenciais, são fáceis e simples de serem feitos, sem demandar foco e disciplina dos alunos. Essa teoria precisa cair por terra, e se você pensar em qualidade, dá para perceber rapidamente que certificados rápidos para cursos online não é um bom negócio.

Cursos online com certificados rápidos

Por que a qualidade de cursos online é fundamental?

Embora estejam livres da legislação do Ministério da Educação, que é responsável pelos cursos superiores, ou seja a graduação a distância, os cursos online, de acordo com os órgãos de educação do Brasil, devem seguir padrões estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por meio do artigo 42, que revela: ”as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade”.

Esse termo mostra que diversas escolas podem oferecer cursos regulares tanto de modo remoto quanto presencial, desde que estejam aptas a fornecer metodologias interessantes e planos pedagógicos essenciais, para que o aluno use seu certificado para objetivos variados: como parte da formação profissional, para se atualizar a respeito de tal assunto, para contar como horas complementares na faculdade, entre outras situações.

Sendo assim, independente da meta, não dá para negar que a qualidade precisa sempre ser uma característica fundamental dessa modalidade, afinal, trata-se de sua carreira e de seu conhecimento. Quem está disposto a aprender coisas novas e até a usá-las para uma eventual função, deve ter claro na mente tudo que foi abordado no curso, caso contrário, além de se enganar, pode passar até por momentos constrangedores.

Ao falar de cursos online e profissionalizantes que estão descritos em seu currículo/portfólio em uma entrevista de emprego, por exemplo, é fundamental mostrar que domina o assunto e favoreça a importância dessa bagagem para sua qualificação. Você pode dizer que tem ótimas informações a respeito de um curso de segurança do trabalho, por exemplo, e ser questionado pelo gestor de recursos humanos a respeito de um termo básico sobre o assunto. Se não lembrar na hora, vai soar claramente que, ou não houve empenho necessário de sua parte na hora de estudar, ou o curso possui conteúdo fraco para não abordar algo tão simples.

E daí que vem o questionamento: será que você precisa de um certificado de algo que não valeu seu esforço? Qual o sentido de realizar diversos cursos online com certificados rápidos se o principal não foi conquistado? Não adianta tentar se enganar. Essa proposta é claramente uma cilada que você precisa desconfiar e ajudar a dar fim à ideia de que é um bom negócio.

Qualidade é o que mais importa, portanto, ao se deparar com instituições que se valem dessa chamada para promoção de seus cursos e serviços, é melhor fugir. Busque alternativas que realmente valorizem seu aprendizado e te respeitem como aluno, pois capacitação, independente da meta, é coisa séria, assim como a transparência.

Qualificação em tempo recorde: é possível?

Embora muita gente possa entender a fria dos certificados rápidos, ainda há quem não questione o fato da qualificação em tempo recorde, tudo porque acha que é possível, sim, fazer cursos EAD em um dia ou poucas horas.

Ah, mas se eu estou desempregado e tenho tempo de sobra, por que não posso investir nessa solução? Bom, cada um sabe de suas capacidades e como otimizar o tempo no dia a dia. Mas, vamos lá: considerando uma carga horária básica para assimilação do conteúdo de cursos a distância de 5 horas, com avaliação e tempo para anotações e atividades similares, é praticamente impossível alcançar esse ”recorde” com eficiência. No meio dos estudos, o desgaste é inevitável.

Se formos citar cursos online de qualidade, em que os recursos pedagógicos descrevem o assunto passo a passo, tem definições claras de vários contextos e apresenta materiais atualizados, você terá à disposição uma gama enorme de conteúdo e manuais. Por mais que seja um assunto que você goste, vai chegar uma hora em que o cansaço – e até o estresse – será latente.

Sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e divulgada pelo programa Bem-Estar, da Rede Globo, o excesso de esforço, e deixar de dormir para estudar de madrugada, piora o desempenho no dia seguinte? Além disso, um guia do G1 mostra que estudar demais leva a desgastes do corpo e da mente e, para quem se prepara para concursos públicos ou provas como o Enem, é essencial trocar de matéria a cada 30 minutos para não prejudicar o aprendizado.

Nisso, quem se dispõe a estudar no mínimo 5 horas um mesmo assunto, com certeza na metade da aula já estará desgastado, com o rendimento caindo mais e mais. Aí que fica a pergunta: pra que tanto sacrifício? Respeite seus limites e estabeleça metas concretas e eficientes. Não precisa cair na conversa de muitas instituições que dizem que você precisa aproveitar para fazer o máximo de cursos profissionalizantes do que conseguir só para ter um certificado rápido de todos. Se a própria escola já pensa assim, não vale a pena ser um de seus alunos.

A melhor opção é aquela que apresenta propostas reais e claras a respeito de seus serviços e metodologias. Conforme revela um artigo da ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância, o aluno que opta pelo ensino a distância precisa estar ciente de que existem escolas boas e ruins, assim como na modalidade presencial. Por isso, segundo a associação, é fundamental aos interessados que procurem as instituições que foquem em seu aprendizado, aquelas que tenham ”bons professores, tutores, equipes técnico-administrativos de apoio e instalações que sejam compatíveis com as necessidades desse aprendizado”.

Se você ainda está na dúvida de como escolher e quais as estratégias para não cair na cilada dos cursos online com certificados rápidos, preparamos algumas dicas gerais no próximo tópico que vão te ajudar bastante.

Certificados rápidos para cursos online

Como escolher cursos online de qualidade e com bons certificados?

Quem busca fazer bons cursos profissionalizantes para se atualizar em determinada área de interesse, aprender uma função e ficar por dentro de determinado assunto, deve seguir alguns passos essenciais para não cair em armadilhas e, pior que isso, perceber que perdeu tempo investindo em soluções que não agregaram em nada para suas metas.

Estudo e formação profissional são coisas sérias e devem ser vistas como maneiras responsáveis e qualitativas para conseguir ótimas vantagens. Assim, com métodos, recursos e materiais de excelência, o certificado vem como consequência para mostrar o quanto você se esforçou e dedicou para dominar tal tema, técnica e assunto em geral.

Nesse parâmetro, é essencial se matricular em uma instituição que respeite seus estudos e seja transparente. A primeira coisa a perceber é sua estrutura em geral. Verifique sempre se:

  1.  o portal é intuitivo, apresenta informações claras e categorias fundamentais para que as pessoas saibam como é o trabalho da instituição;
  2. há uma sessão específica sobre certificação e os modelos de carga horária disponíveis para consulta, do mínimo ao máximo, com o valor dos certificados e o tempo que precisa ser dedicado para os estudos;
  3. os cursos EAD apresentam dados atualizados e as metodologias descritas passo a passo, com tudo que abordam;
  4. existem materiais auxiliares que trazem dados relevantes aos interessados, como um blog para sustentar e apresentar o conteúdo proposto nos cursos EAD do portal;
  5. a instituição segue as diretrizes propostas pelos órgãos oficiais e apresenta parceria com a ABED, a maior associação de ensino a distância do Brasil;
  6. os canais de atendimento são otimizados, com variadas opções para que os alunos possam entrar em contato parar tirar as principais dúvidas;
  7. o portal exige um tempo mínimo de realização do curso para conseguir um certificado. Geralmente, uma carga horária ideal começa com 5 horas e vai aumentando gradativamente (passando de 300 horas). Dessa forma, é possível aprender bastante e ter um conteúdo eficiente para sua capacitação.

Com esse guia, já dá para ter uma boa ideia de como é o trabalho da instituição de ensino e quais as melhores opções para se matricular. Você pode usar o próprio Google para realizar essa pesquisa e perceber quais se adequam a esses fatores que são muito valorosos. Ah, e se ver de cara um portal que destaca o fato da certificação rápida, pense em tudo que abordamos aqui.

Não pense que cursos online e a modalidade EAD não são interessantes para seus objetivos pessoais e profissionais. Essa é a tendência do futuro e tem crescido cada vez mais por aqui, com aumento perceptível e até maior que a modalidade na sala de aula. Portanto, valorize seu conhecimento e veja o certificado como uma verdadeira conquista.

Estude no seu tempo e assimile o máximo de conteúdo, pois, mais do que um papel, o que importa é a sabedoria, que fará de você um destaque onde quer que seja. Pense nisso. Se tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário no artigo. Até mais.

Facebook Comments