Como os cursos a distância se saíram no Guia da Faculdade?

Avaliação feita pelo Quero Bolsa e Estadão avaliou o ensino superior brasileiro

Por Quero Bolsa

O ensino superior a distância vem aumentando, ano após ano, o número de adeptos no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que são 2.450.264 matriculados na modalidade EaD, com 1.592.182 sendo ingressantes naquele mesmo ano.

Mas a pergunta que fica é: a qualidade dos cursos vai crescendo em conjunto da procura deles? Para respondê-la, vamos utilizar o Guia da Faculdade, ranking universitário feito pelo Quero Bolsa e o jornal Estadão. Você pode conferir tanto no hotsite da plataforma quanto no do portal. Vamos lá?

Como funciona o Guia da Faculdade?

A segunda edição do Guia da Faculdade foi produzido a partir de uma parceria entre a Quero Educação e o Estadão, avaliando 14.343 cursos superiores, de instituições públicas e privadas presentes em todos os estados do país.

Mais de 9 mil professores de faculdades brasileiras se cadastraram para participar do projeto, dando notas para os cursos de outras instituições, em uma metodologia conhecida como avaliação por pares. Em 2020, pela primeira vez também foram analisadas as graduações oferecidas na educação a distância (EAD), modalidade de ensino que mais cresce no país.

A avaliação é feita considerando 3 aspectos: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura. Ao fim, chega-se ao selo de qualidade do Guia da Faculdade, dado em forma de “estrelas”:

  • Não estrelados;
  • 3 – bom;
  • 4 – muito bom;
  • 5 – excelente.

É uma importante referência para todos os estudantes que enfrentam o desafio de escolher um bom curso superior, entre dezenas de opções disponíveis.

Como se saíram os cursos de ensino superior EaD?

Ao todo, foram 546 cursos presenciais que passaram pela avaliação. Destes, 8 tiveram a avaliação máxima e receberam 5 estrelas, ou seja, 1,46% do total. Com 4 estrelas, temos outros 130 cursos, que correspondem a 23,81% do total. Com a avaliação de 3 estrelas, ou seja, considerado como bom, temos 144 cursos, correspondendo a 26,37% do total. Os que não foram estrelados somam 264, correspondendo a 48,35% deles.

Analisando os cursos, História foi o que saiu com mais 5 estrelas, totalizando 4. Além dele, Pedagogia e Matemática tiveram 2 cursos com 5 estrelas. Com 4 estrelas, o primeiro com mais cursos é Pedagogia com 39, seguido por Matemática com 17, Ciências Contábeis com 11, História com 10 e Administração com 8. Por fim, com 3 estrelas, temos Pedagogia e Administração com 22 cursos, Ciências Contábeis com 19 e Ciências Biológicas com 12.