5 cursos EaD que serão tendências em 2021

Principalmente, focando no mercado de tecnologia, diversos cursos terão um crescimento de popularidade

Desde março de 2020, por conta da pandemia do coronavírus, diversos estudantes encaram uma nova realidade: o ensino a distância. Por conta do isolamento social, muitos daqueles que tinham aulas presenciais começaram a absorver o conteúdo através do computador/celular e com acesso à internet. A rotina mudou e a adaptação precisou ser mais rápida do que o usual, mas aconteceu.

Dessa maneira, a tendência é que o ensino superior a distância continue crescendo e aumentando a penetração entre os estudantes. Só que quais cursos estarão em alta neste ano? Em parceria com o Quero Bolsa, trazemos uma lista com 5 opções que poderemos ver um crescimento em 2021. Vamos a ela?

Big Data e Ciência de Dados

Com a popularização dos aplicativos digitais, a profissão de Big Data e Ciência de Dados se popularizou exponencialmente. Diversas empresas querem coletar e analisar o maior número possível de informações para conseguir tomar decisões mais assertivas em um mercado cada vez mais volátil.

Dessa maneira, o cientista de dados tem um lugar garantido no mercado de trabalho e, por ser um profissional escasso, ele terá grande remuneração também. Dessa maneira, a tendência é que cursos na área sejam mais relevantes.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Por fim, o mercado de trabalho para profissionais de TI está cada vez mais aquecido. Durante a pandemia do coronavírus, momento em que diversas ocupações tiveram saldo negativo de formação de postos de trabalho, analistas de desenvolvimento de sistemas foram na contramão e, ao lado de profissionais de saúde, viram novas vagas surgir.

A explicação é simples. Passamos um momento de acelerada transformação digital e são demandados mais e mais profissionais do setor. A tendência é que esse número aumente com o crescimento de empresas de tecnologia disruptivas.

Design de jogos

O mercado de jogos no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo informação da Newzoo, o setor cresce em média 10% ao ano, tem uma receita de US$ 148 bilhões em 2019 e mais de 2,4 bilhões de jogadores globais.

Tivemos exemplos de empresas de games se tornando unicórnios (atingindo um valor de mercado de US$ 1 bilhão) e crescendo muito ano após ano. Profissionais assim serão extremamente requisitados.

Marketing digital

Se você precisa de um produto, hoje em dia, você utiliza os meios digitais para encontrá-lo, seja com redes sociais, sejam mecanismos de busca, ou seja, através de recomendações de amigos.

Tudo isso é feito através do marketing digital. Cada vez mais, por conta da transformação digital, ele se tornará mais importante. Nesse contexto, os cursos vão ser mais procurados e os profissionais mais demandados no mercado.

Gestão comercial

Saber lidar com negócios digitais é cada vez mais importante. Startups vem crescendo e o mercado que elas abrem é muito grande, principalmente para profissionais de negócios que entendem muito bem do mundo digital.

Dessa maneira, o curso tecnólogo de Gestão Comercial traz uma grande vantagem, já que ele é de rápida conclusão e já se prepara para o mercado de trabalho.