ANAIS DO ENCONTRO
TRABALHOS APRESENTADOS
Voltar
APLICAÇÕES DA TCL À
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Roberto Luiz Souza Monteiro
CEPPEV - Centro de Pós-graduação e Pesquisa
Visconde de Cairu
E-Mail: info@souzamonteiro.com
José Roberto de Araújo Fontoura
CEPPEV - Centro de Pós-graduação e Pesquisa
Visconde de Cairu
E-Mail: banga@atarde.com.br
Marcelo A. Moret
CEPPEV - Centro de Pós-graduação e Pesquisa
Visconde de Cairu
E-Mail: moret@uefs.br
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar
as principais vantagens no uso da linguagem Tcl para construção
de ambientes de educação à distância.
Serão discutidos os principais recursos da linguagem, aplicáveis
ao tema, assim como as ferramentas de programação
disponíveis.
Palavras-chave: Tcl, educação à
distância, simulação.
1. Introdução
A construção de ambientes EAD passa,
sempre, pela seleção das ferramentas de programação
mais adequadas à implementação dos programas
que serão utilizados tanto pelos educandos, quanto pelos
educadores envolvidos nos cursos oferecidos pela instituição.
O problema então, normalmente, recai na
escolha da linguagem de programação que ofereça
os recursos computacionais necessários, ferramentas RAD acessíveis,
uma boa curva de aprendizagem, assim como um custo de aquisição
compatível com o projeto.
Em geral, as opções se limitam às
linguagens Java, PHP ou ASP. Contudo, embora estas linguagens sejam
muito adequadas à construção de ambientes web,
se mostram totalmente inadequadas, quando se pretende que os alunos
possam executar simulações e laboratórios off-line.
Outro problema comum é a necessidade de combinar pelo menos
duas das linguagens citadas anteriormente, devido ao fato de nenhuma
delas satisfazer plenamente os requisitos necessários à
implementação de um dado projeto. Esta situação
traz ainda o inconveniente de ter-se que aprender mais de uma linguagens
de programação.
É neste panorama que surge a Tcl, uma linguagem
de programação repleta de recursos voltados à
construção de ambientes web, suporte à criação
de aplicações independentes de plataforma, programação
objeto-orientada, recursos 3D, possibilidade de ser executada como
script, applet ou aplicativo, expressões regulares, suporte
a vídeo-conferência, servidores e clientes ftp, smtp,
irc e http embutíveis na aplicação, integração
com a maioria dos bancos de dados disponíveis, ferramentas
C.A.S.E, suporte XML, capacidade para ser embutida em outras linguagens,
atuando como linguagem ferramenta, código-fonte aberto e
vasta documentação, inclusive em língua portuguesa.
Nos tópicos a seguir, serão discutidas
as principais características do Tcl e suas aplicações
à educação à distância.
2. Web sites dinâmicos
Um problema comum quando da construção
de um curso à distância é a atualização
do site. Com frequência, são necessárias modificações
nos conteúdos das aulas e adequação do site
às características de cada aluno.
Somente a questão da atualização
dos conteúdos já envolveria uma considerável
dose de trabalho do webmaster. Por outro lado, a adequação
do conteúdo às características de cada educando,
seria inviável sem algum tipo de automatização.
Neste contexto, Tcl se mostra uma ferramenta ideal,
quer seja utilizando-se o Tcl Httpd Web Server, ou o pré-processador
Tcl para páginas web, embTcl.
O Tcl Httpd Web Server é um servidor web
totalmente escrito em Tcl, que permite a inclusão de código
Tcl em páginas HTML e geração dinâmica
de conteúdos. Já o embTcl é um script CGI compatível
com o Apache Web Server, que processa as páginas HTML do
site, expandindo o código Tcl misturado às tags HTML,
antes que elas sejam enviadas ao navegador web do cliente. Com isso,
o servidor pode selecionar a apresentação mais adequada
das páginas, assim como a abrangência e profundidade
do conteúdo, de acordo com as preferências do usuário.
O resultado disso, em um ambiente EAD, é
que o aluno pode selecionar o nível de dificuldade dos exercícios
de aprendizagem, assim como a profundidade do conteúdo e,
todas as vezes que ele acessar o curso, o mesmo lhe será
apresentado do modo selecionado e no exato ponto onde tiver sido
interrompido em sua última visita ao site.
Os conteúdos, assim como os exercícios
de aprendiagem e suas respostas, podem ser armazenados em um banco
de dados objeto-relacional como o PostgreSQL e recuperados pelo
servidor web antes de gerar as páginas do curso. Tudo feito
automaticamente pelo script Tcl e pelos modelos de páginas
definidos pelos edcadores.
O Tcl Httpd Web Server pode ser obtido do site
http://www.tcl.tk e o pré-processador embTcl pode ser baixado
de http://www.souzamonteiro.com.
3. Laboratórios virtuais
Diversos são os cursos que exigem a participação
dos alunos em experimentos de laboratório. Em um curso de
Física, por exemplo, é essencial que o aluno verifique
a validade das leis aprendidas em situações reais.
Neste contexto são necessários, normalmente, equipamentos
e condições adequados.
Uma forma de contornar as dificuldades apresentadas
acima é através de laboratórios virtuais e
simuladores.
Tcl oferece diversos recursos adequados à
construção de laboratórios virtuais, como uma
área de desenho vetorial, onde podem ser criados modelos
2D e uma área de desenho OpenGL para criação
de ambientes 3D.
Com isso, podem ser criadas simulações
bastante realísticas de fenômenos físicos, como
o movimento hamônico símples, queda-livre, colisões
ou mesmo a construção de ambientes mais complexos
como eco-sistemas e modelos do corpo humano.
Ferramentas adicionais como o Nebula e o VTK, tornam
a criação de cenários 3D uma tarefa rápida,
fácil e por vezes agradável.
Um exemplo de simulação do movimento
harmônico simples pode ser baixado do endereço http://www.souzamonteiro.com/ead/pendulum/,
para Linux e Windows.
4. Vídeo-conferência
De um modo geral, cursos à distância
são não-presenciais. Contudo, nada substitui as discussões
e trocas experiências que só podem ser obtidas em um
curso presencial.
Um modo de minimizar este problema é através
de vídeo-conferências. Por meio delas, educandos e
educadores podem debater os conteúdos, trocar experiências
e até divergir dos pontos de vistas uns dos outros, interagindo
de um modo que não seria possível em um curso não-presencial.
Tcl oferece ferramentas adequadas ao desenvolvimento
de aplicações para vídeo-conferência
que podem ser adaptadas às características de cada
curso e às necessidades de cada instituição.
Recursos prontos para a criação de chats, troca de
dados em base 64, envio e recebimento de arquivos e troca de e-mails
podem ser encontrados nas principais distribuições
do interpretador Tcl e plug-ins para transmissão de streams
de vídeo e audio podem ser facilmente montados e integrados
à aplicação.
Um projeto de aplicação para vídeo-aula
interativa, escrito em Tcl, vem sendo desenvolvido e pode ser acessado
a partir do site http://www.souzamonteiro.com.
O físico Rildo Pragana vem desenvolvendo
um quadro-branco virtual, utilizando a linguagem Tcl, que pode ser
obtido do endereço http://pragana.net.
5. Conclusão
Soluções para construção
de ambientes EAD existem, contudo, dentre todas elas, a linguagem
Tcl aparece como uma das mais adequadas, quer pelos recursos que
oferece, quer pelo custo mínimo ou nenhum, que em geral,
representa sua aquisição e instalação
em um servidor. Sua curva de aprendizado é excelente, e o
tempo necessário à implementação de
aplicações é mínimo, e em geral, bem
menor que com qualquer outra linguagem de programação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MONTEIRO, Roberto Luiz Souza. Curso on-line de
Tcl/Tk. Available from the World Wide Web: <URL:http://www.souzamonteiro.com>
MONTEIRO, Roberto Luiz Souza. Tcl/Tk Guia de Consulta
Rápida. São Paulo: Novatec, 2001.
Voltar |