ANAIS DO ENCONTRO
TRABALHOS APRESENTADOS
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PROJETO ASTRA E A CONSTRUÇÃO
DE AMBIENTES VIRTUAIS EM EAD - UM PARADIGMA PARA O ENSINO BASEADO
EM TECNOLOGIA.
NAYDE BAPTISTA COSTA – UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA
RESUMO : Esse trabalho tem como objetivo apresentar
um projeto de Curso de Formação de Professores em
EAD, dotado das ferramentas para instalar competências profissionais
necessárias à atuação no mundo moderno,
respeitando as diversidades culturais, valorizando o saber produzido,bem
como dominar os princípios científicos e tecnológicos
que sustentam a moderna produção da vida contemporânea.
PALAVRA-CHAVE : Projeto de Curso
1. Introdução
O cenário educacional tem sofrido grandes
mudanças neste século promovendo o surgimento de novas
tecnologias que trazem no seu bojo o aumento da complexidade dos
problemas a serem tratados. Essa nova realidade exige a redefinição
do perfil do professor que deve apresentar um tipo que aprenda de
forma não convencional e que saiba trabalhar cooperativamente
para gerar soluções inovadoras e competitivas
O ensino formal não mais oferece condições
de preparo adequado à essas necessidades para os alunos.
Essa estrutura educacional que implica em deslocamentos de treinandos
e professores e conseqüentemente na necessidade de interromper
as atividades laborais para se submeterem a um processo de formação
. Isso torna difícil pois exige a disponibilidade de tempo
para a dedicação a esse estudo.
Torna-se necessária a utilização de uma nova
abordagem para a formação de profissionais que atendam
ás exigências do mercado produtivo e que possam acompanhar
as evoluções do seu tempo.
A solução é um novo modelo
de formação e de aprendizado cooperativo ligados em
rede e em tempos virtuais
Aprender passa a ser uma atividade com a duração
direcionada pelo aluno envolvido no processo.
E a tecnologia dos ambientes em rede é um meio para facilitar
a interação, viabilizar a aprendizagem individual,
através de interações com os grupos e que possa
possibilitar a criação coletiva de um conhecimento
compartilhado
I. O Novo Paradigma
Neste tipo de paradigma do processo ensino-aprendizagem
o conhecimento é centrado no aprendizado no qual o uso de
sistemas computadorizados usados como suporte na geração
e transmissão das bases do conhecimento e experiência
servirão para esse modelo se tornar uma realidade disponível
ao alcance da clientela envolvida.
II. ASPECTOS PEDAGÓGICOS
Ao se utilizar um ambiente de ensino-aprendizagem
baseado nesse novo paradigma é necessária a reavaliação
de uma série de exigências não existentes no
ensino tradicional. Esse novo tipo de ensino requer uma atenção
e cuidados maiores que no modelo usado comumente devido às
alterações geradas pela simples introdução
da tecnologia computacional nas atividades a serem desenvolvidas.
No ensino normal o tempo de preparação
das aulas é pequeno; . No ensino à distância
exige mais tempo disponível e ferramentas de apoio para trocas
de informações visando o feedback do aluno envolvido,
tais como o uso de e-mails, chats, video-câmera e reuniões
virtuais síncronas e assincronas.
No ensino a distância as informações
das aulas não possui a disponibilidade de grandes espaços
como o quadro, sendo necessário dividi-la em blocos ( arquivos
de textos, etc ).
Há também a exigência de um
maior número de alunos para compensar os gastos do investimento
com as tecnologias.
A interação com os estudantes nessa
nova realidade exige que o professor se adapte a uma série
de situações antes não existentes
A avaliação requer uma técnica
diferenciada imposta pala tecnologia utilizada com ferramentas especiais
para receber o feedback dos alunos.
O aprendizado cooperativo é aquele que proporciona
um suporte computacional para que os alunos possam interagir que
deve conter diversos aspectos com o objetivo de fornecer todo o
auxílio ao aprendizado em conjunto , segundo Palme ( CSCL
- Computer – Supported Collaborative Learning - 1992).
Na construção de um ambiente de suporte ao aprendizado
cooperativo devem ser levadas em consideração as seguintes
funcionalidades:
a. A Mensagem, classificada em :
Interpessoal - representada pelos textos enviados individualmente
para o grupo.
Mensagem de contribuição - representada por textos
dos componentes, enviada para o grupo;
Mensagem de Notificação - são aquelas enviadas
para os componentes dos grupos.
b. As Reuniões, classificadas em :
Reunião normal : onde está um conjunto de participantes
e contribuições em que todos podem escrever;
Reunião fechada : em que somente o moderador poderá
adicionar um novo membro;
Reunião aberta : em que qualquer usuário pode se tornar
um novo membro;
Reunião restrita : Em que alguns participantes podem se tornar
membros;
Reunião protegida : em que nenhuma informação
estará disponível para não membros;
Reunião protegida contra contribuições em que
somente alguns participantes podem adicionar ovas contribuições;
Sub-reuniões são as reuniões dentro das reuniões;
Suspensão : cancelamento temporário da adição
de novos membros, normalmente controlada pelo coordenador
c. As Operações em Reuniões,
classificadas em:
Anúncio; Diretório de Reuniões; Diretório
de Usuários; Diretório de Mensagens; Criação
de Reuniões; Inscrição de Participantes;; Criação
de Grupos; Exclusão de Membros; Arquivamento das reuniões;
Lista de Membros.
d. Ações Especiais : Papéis
dos elementos; Regras para as responsabilidades de cada membro;
Submissão; Período de expiração; Busca
de Conversações para catalogar as contribuições
dos membros.
e. Suporte para exames, questões e respostas : ferramentas
para verificar o desempenho do aluno.
III O Curso
TÍTULO
“Curso de Formação de Professores de 1o. e 2o.
Ciclos em EAD”
OBJETIVO
Contribuir para a formação de um
professor capaz de continuar aprendendo e um cidadão responsável
e participativo, integrado co projeto da sociedade em que vive e
ao mesmo tempo crítico e transformador
ESTRUTURA
Duração : 04 Semestres
Natureza - Modular : 04 Módulos
Total de horas/aulas : 3.200 horas
Organização das Horas das aulas : 96 horas presenciais,
na Agência credenciada; Fase à distância : atividades
de estudo individual apoiadas por material didático auto-instrucional
e prática pedagógica
Currículo:06 áreas temáticas com os Eixos Integradores
( Tema que em cada Módulo deverá orientar os conteúdos
das áreas ). Projetos de Trabalhos . Estágio.
Avaliação : através dos Cadernos de Verificação
da Aprendizagem, com periodicidade quinzenal; Provas Bimestrais.
Prática Pedagógica; Memorial; Projetos de Trabalhos
( Atividades sob a forma de Pesquisa )
Aprovação : Média de 60% entre todos os instrumentos
de avaliação ; 75% de freqüência nas atividade
previstas.
Monitoramento do Curso : Estrutura informatizada para registro de
recuperação da informação
Materiais Impressos: Manual do Tutor; Proposta Pedagógica;
Perfil do Professor que se deseja formar; Manual de Operacionalização;
Vídeos; Guias de estudos; Cadernos de Verificação
da Aprendizagem
Perfil Profissional : Crescimento profissional, tornando o aluno
do curso mais competente nas suas atividades pedagógicas
Proposta Pedagógica fundamentada em diversas concepções
: de Educação Moderna; de Aprendizagem,; de Prática
Pedagógica; de Interdisciplinaridade; de Identidade Profissional
Metodologia do Curso: Trabalhos em grupo; os individuais; Memorial
( uma espécie de Diário )
O Tutor : é o facilitador da aprendizagem
Recuperação : Trabalhos Adicionais, caso o aluno não
consiga os 60%
Auto-Avaliação : Memorial
IV .Estrutura de Um Módulo:
Semanas X
Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 1 19 20 Total
de Horas
Fase Presencial
Atividades Individuais
Reuniões de Sábado
Prática Pedagógica
Elaboração do Memorial
Total de Horas Semanais
Projetos de Trabalhos Interdisciplinares
V. MATRIZ CURRICULAR
Àreas e NúcleosX
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Módulos Área A Área B Área C Área
D Área E Área F Eixos Integrado
res Projetos de
Trabalho
Integração
Módulo I
Módulo II Escola
Módulo III
Módulo IV Comunidade
Referências Bibliográficas
ARAUJO, R. “ Quorum - Tese de Mestrado “
COPPE/UFRJ, 1994.
MAIA, Carmem. “ EAD. BR “ Uiversiotária
UPPE.2000
PALME, Jacob. “ Computer Conferencing Funtions
and Standards” Sg/Verlag / The Najaden Papers, 1992.
SCHROEDER U. “ Hyperscript - Innovative Educacional
Use of WWW, Proceedings of the Third International Workshop on Trainning
and Teaching on theWeb”. Darnstadt, 1995, http://www.w3.org/pu/Conferences/WWW4/Papers/287/
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