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ANAIS DO ENCONTRO
TRABALHOS APRESENTADOS

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PROJETO ASTRA E A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EM EAD - UM PARADIGMA PARA O ENSINO BASEADO EM TECNOLOGIA.

NAYDE BAPTISTA COSTA – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO : Esse trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de Curso de Formação de Professores em EAD, dotado das ferramentas para instalar competências profissionais necessárias à atuação no mundo moderno, respeitando as diversidades culturais, valorizando o saber produzido,bem como dominar os princípios científicos e tecnológicos que sustentam a moderna produção da vida contemporânea.

PALAVRA-CHAVE : Projeto de Curso

1. Introdução

O cenário educacional tem sofrido grandes mudanças neste século promovendo o surgimento de novas tecnologias que trazem no seu bojo o aumento da complexidade dos problemas a serem tratados. Essa nova realidade exige a redefinição do perfil do professor que deve apresentar um tipo que aprenda de forma não convencional e que saiba trabalhar cooperativamente para gerar soluções inovadoras e competitivas

O ensino formal não mais oferece condições de preparo adequado à essas necessidades para os alunos. Essa estrutura educacional que implica em deslocamentos de treinandos e professores e conseqüentemente na necessidade de interromper as atividades laborais para se submeterem a um processo de formação . Isso torna difícil pois exige a disponibilidade de tempo para a dedicação a esse estudo.

Torna-se necessária a utilização de uma nova abordagem para a formação de profissionais que atendam ás exigências do mercado produtivo e que possam acompanhar as evoluções do seu tempo.

A solução é um novo modelo de formação e de aprendizado cooperativo ligados em rede e em tempos virtuais

Aprender passa a ser uma atividade com a duração direcionada pelo aluno envolvido no processo.
E a tecnologia dos ambientes em rede é um meio para facilitar a interação, viabilizar a aprendizagem individual, através de interações com os grupos e que possa possibilitar a criação coletiva de um conhecimento compartilhado

I. O Novo Paradigma

Neste tipo de paradigma do processo ensino-aprendizagem o conhecimento é centrado no aprendizado no qual o uso de sistemas computadorizados usados como suporte na geração e transmissão das bases do conhecimento e experiência servirão para esse modelo se tornar uma realidade disponível ao alcance da clientela envolvida.

II. ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Ao se utilizar um ambiente de ensino-aprendizagem baseado nesse novo paradigma é necessária a reavaliação de uma série de exigências não existentes no ensino tradicional. Esse novo tipo de ensino requer uma atenção e cuidados maiores que no modelo usado comumente devido às alterações geradas pela simples introdução da tecnologia computacional nas atividades a serem desenvolvidas.

No ensino normal o tempo de preparação das aulas é pequeno; . No ensino à distância exige mais tempo disponível e ferramentas de apoio para trocas de informações visando o feedback do aluno envolvido, tais como o uso de e-mails, chats, video-câmera e reuniões virtuais síncronas e assincronas.

No ensino a distância as informações das aulas não possui a disponibilidade de grandes espaços como o quadro, sendo necessário dividi-la em blocos ( arquivos de textos, etc ).

Há também a exigência de um maior número de alunos para compensar os gastos do investimento com as tecnologias.

A interação com os estudantes nessa nova realidade exige que o professor se adapte a uma série de situações antes não existentes

A avaliação requer uma técnica diferenciada imposta pala tecnologia utilizada com ferramentas especiais para receber o feedback dos alunos.

O aprendizado cooperativo é aquele que proporciona um suporte computacional para que os alunos possam interagir que deve conter diversos aspectos com o objetivo de fornecer todo o auxílio ao aprendizado em conjunto , segundo Palme ( CSCL - Computer – Supported Collaborative Learning - 1992).
Na construção de um ambiente de suporte ao aprendizado cooperativo devem ser levadas em consideração as seguintes funcionalidades:

a. A Mensagem, classificada em :
Interpessoal - representada pelos textos enviados individualmente para o grupo.
Mensagem de contribuição - representada por textos dos componentes, enviada para o grupo;
Mensagem de Notificação - são aquelas enviadas para os componentes dos grupos.

b. As Reuniões, classificadas em :
Reunião normal : onde está um conjunto de participantes e contribuições em que todos podem escrever;
Reunião fechada : em que somente o moderador poderá adicionar um novo membro;
Reunião aberta : em que qualquer usuário pode se tornar um novo membro;
Reunião restrita : Em que alguns participantes podem se tornar membros;
Reunião protegida : em que nenhuma informação estará disponível para não membros;
Reunião protegida contra contribuições em que somente alguns participantes podem adicionar ovas contribuições;
Sub-reuniões são as reuniões dentro das reuniões;
Suspensão : cancelamento temporário da adição de novos membros, normalmente controlada pelo coordenador

c. As Operações em Reuniões, classificadas em:
Anúncio; Diretório de Reuniões; Diretório de Usuários; Diretório de Mensagens; Criação de Reuniões; Inscrição de Participantes;; Criação de Grupos; Exclusão de Membros; Arquivamento das reuniões; Lista de Membros.

d. Ações Especiais : Papéis dos elementos; Regras para as responsabilidades de cada membro; Submissão; Período de expiração; Busca de Conversações para catalogar as contribuições dos membros.

e. Suporte para exames, questões e respostas : ferramentas para verificar o desempenho do aluno.

III O Curso

TÍTULO
“Curso de Formação de Professores de 1o. e 2o. Ciclos em EAD”

OBJETIVO

Contribuir para a formação de um professor capaz de continuar aprendendo e um cidadão responsável e participativo, integrado co projeto da sociedade em que vive e ao mesmo tempo crítico e transformador

ESTRUTURA

Duração : 04 Semestres
Natureza - Modular : 04 Módulos
Total de horas/aulas : 3.200 horas
Organização das Horas das aulas : 96 horas presenciais, na Agência credenciada; Fase à distância : atividades de estudo individual apoiadas por material didático auto-instrucional e prática pedagógica
Currículo:06 áreas temáticas com os Eixos Integradores ( Tema que em cada Módulo deverá orientar os conteúdos das áreas ). Projetos de Trabalhos . Estágio.
Avaliação : através dos Cadernos de Verificação da Aprendizagem, com periodicidade quinzenal; Provas Bimestrais. Prática Pedagógica; Memorial; Projetos de Trabalhos ( Atividades sob a forma de Pesquisa )
Aprovação : Média de 60% entre todos os instrumentos de avaliação ; 75% de freqüência nas atividade previstas.
Monitoramento do Curso : Estrutura informatizada para registro de recuperação da informação
Materiais Impressos: Manual do Tutor; Proposta Pedagógica; Perfil do Professor que se deseja formar; Manual de Operacionalização; Vídeos; Guias de estudos; Cadernos de Verificação da Aprendizagem
Perfil Profissional : Crescimento profissional, tornando o aluno do curso mais competente nas suas atividades pedagógicas
Proposta Pedagógica fundamentada em diversas concepções : de Educação Moderna; de Aprendizagem,; de Prática Pedagógica; de Interdisciplinaridade; de Identidade Profissional
Metodologia do Curso: Trabalhos em grupo; os individuais; Memorial ( uma espécie de Diário )
O Tutor : é o facilitador da aprendizagem
Recuperação : Trabalhos Adicionais, caso o aluno não consiga os 60%
Auto-Avaliação : Memorial


IV .Estrutura de Um Módulo:

Semanas X
Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 1 19 20 Total de Horas

Fase Presencial
Atividades Individuais
Reuniões de Sábado
Prática Pedagógica
Elaboração do Memorial
Total de Horas Semanais
Projetos de Trabalhos Interdisciplinares

V. MATRIZ CURRICULAR

Àreas e NúcleosX
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Módulos Área A Área B Área C Área D Área E Área F Eixos Integrado
res Projetos de
Trabalho
Integração
Módulo I
Módulo II Escola
Módulo III
Módulo IV Comunidade


Referências Bibliográficas

ARAUJO, R. “ Quorum - Tese de Mestrado “ COPPE/UFRJ, 1994.

MAIA, Carmem. “ EAD. BR “ Uiversiotária UPPE.2000

PALME, Jacob. “ Computer Conferencing Funtions and Standards” Sg/Verlag / The Najaden Papers, 1992.

SCHROEDER U. “ Hyperscript - Innovative Educacional Use of WWW, Proceedings of the Third International Workshop on Trainning and Teaching on theWeb”. Darnstadt, 1995, http://www.w3.org/pu/Conferences/WWW4/Papers/287/

 

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