LINGUAGEM E ARQUITETURA DE CONTEÚDOS EM
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR COMPUTADOR



Andrielly Andrade Freitas
FISP - Faculdades Integradas de São Paulo
andrielly@cead2.fisp.br

Prof. Dr. Waldomiro Loyolla
PUC-Campinas
loyolla@puc-campinas.edu.br


Prof. Dr. Maurício Prates
PUC-Campinas
prates@ puc-campinas.edu.br


(Texto original com imagens: clique aqui)


 

RESUMO

A Sociedade de Informação em que vivemos é caracterizada por sua cultura de aprendizagem, que demanda a busca contínua por conhecimento. Nela, a reciclagem profissional e a formação permanente são indispensáveis para o mercado de trabalho que se apresenta em constante mudança. Assim, tal como acontece em todo o mundo, no Brasil cada vez mais cresce a oferta de cursos a distância, particularmente a oferta de cursos extensão onde a busca da informação e do conhecimento é mais importante que a simples obtenção de um certificado. Entretanto, altos índices de evasão têm acontecido na maioria destes cursos, certamente fruto da ausência de abordagens pedagógica e tecnológica adequadas para o oferecimento de conteúdo On Line. Para vencer tal desafio tem se utilizado da Metodologia Educação a Distancia Mediada por Computador (EDMC®) onde um modelo de informação composto por uma adequada estruturação de linguagem e arquitetura de conteúdos utilizadas em cursos profissionais de extensão tem sido usadas. Isto tem levado a uma significativa aderência dos alunos aos cursos, obtendo-se índices recorde de evasão, da ordem de 3 a 4%. Este artigo descreve resumidamente a linguagem e a arquitetura de conteúdo usadas nestes cursos.

 

PALAVRAS-CHAVE

Arquitetura de Conteúdo para Educação a Distância, Linguagem multimídia, Educação a Distãncia Mediada por Computador

 

 

1 – INTRODUÇÃO

 

A Sociedade de Informação em que vivemos é caracterizada por sua cultura de aprendizagem, que demanda a busca contínua por conhecimento. Nela, a reciclagem profissional e a formação permanente são indispensáveis para o mercado de trabalho que se apresenta em constante mudança.

Diante disto, adotando a metodologia Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC)®, iniciou-se em novembro de 2000 o planejamento e implantação de um Centro de Educação a Distância encarregado de dar suporte a programas de Cursos Profissionais de Extensão. Estruturalmente composto pelas equipes de suporte pedagógico e suporte tecnológico, seus trabalhos foram iniciados através de reuniões com conteudistas e a preparação do material didático para lançamento em janeiro de 2001 do conjunto inicial de cursos de extensão profissional da instituição.

Por não haver no ensino a distância um contato direto face-a-face entre alunos e professores, existe a premente necessidade que os conteúdos dos cursos tenham um preparo especial em sua elaboração, particularmente nas questões de sua estruturação, organização e apresentação. Esse cuidado com o material didático na educação online valoriza o método, tornando não só as aulas mais funcionais como mais motivantes. O diferencial ocorre na fase chamada de “processamento de aulas”, onde o conteúdo a ser oferecido aos alunos é planejado juntamente com seus respectivos autores e professores. Imediatamente após este planejamento, o conteúdo passam por um processo de adaptação de linguagem, de construção de uma arquitetura de conteúdo e de gerenciamento de informações de forma a tornar-se adequado a seu oferecimento pelos meios interativos de comunicação através da Internet. Tais conceitos baseiam no trabalho de Moore e Kearsley (MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg.1996), que expressam que “O uso de tecnologias impressas e eletrônicas como forma primária de comunicação é o que diferencia claramente a educação a distância das outras formas de educação. O uso destas tecnologias apresenta um espectro amplo de novas e excitantes maneiras com as quais o professor pode apresentar a informação e conduzir as interações com os alunos. O sucesso no uso das tecnologias, entretanto, requer técnicas de elaboração especiais e muito mais cuidado no planejamento e produção de cursos do que no ensino usual de sala de aula”.

Tal como acontece em todo o mundo, no Brasil cada vez mais cresce a oferta de cursos a distância, particularmente a oferta de cursos extensão onde a busca da informação e do conhecimento é mais importante que a simples obtenção de um certificado. Entretanto, freqüentemente são registrados elevados índices de evasão, às vezes da ordem de 70 a 90% dos alunos matriculados. Enquanto isso, metodologia Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC)® – utilizando e priorizando um projeto pedagógico construtivista baseado em tecnologias que permitem vasta interação das partes envolvidas – registra um dos menores índices de evasão do mundo (LITTO, Fredric. M, 2001), oscilando em torno de 3%.

O crédito desses dados positivos é dado, em parte, a um trabalho de dedicação na elaboração do conteúdo das aulas, particularmente atendendo aos conceitos acima mencionados.  O trabalho de estabelecimento da linguagem e arquitetura de conteúdo das aulas é dirigido por professores com alto nível de titulação e experiência no projeto e implantação de cursos a distância e realizado pela equipe de suporte pedagógico, que é responsável pelo processamento das aulas.

A estruturação pedagógica dos conteúdos é baseada em preceitos construtivistas. Em razão disso, foi adotada uma linguagem adaptada ao tema de cada curso e sempre acessível aos alunos, seja em sua simplificação ou na utilização de um glossário.

Outra estratégia adotada é a construção da arquitetura de conteúdo, na qual os conceitos são hierarquizados, caracterizados graficamente e as aulas tomam forma. Assim, o aluno estabelece uma estrutura lógica da disciplina, identifica e relaciona melhor o aprendizado com conhecimentos anteriores.

Além disso, também é realizado um gerenciamento de conteúdo, para estabelecer a constante atualização e aprofundamento de assuntos tratados nas aulas. As necessidades de complementação são levantadas e solicitadas ao professor responsável pelo curso, e são inseridas antes mesmo que o módulo esteja online.

 

 

2 -  METODOLOGIA EDMC

 

A metodologia EDMC® recebeu o prêmio de excelência pela Associação Brasileira de Educação a Distância no ano de 2000. O modelo de ensino é formado por um conjunto de ferramentas e boas práticas pedagógicas construtivistas e interativas, suportadas e viabilizadas por plataformas tecnológicas digitais centradas na Internet, de modo a permitir um aprendizado a distância eficiente e de baixa evasão. Seu principal conceito é a Unidade de Aprendizagem (UA), que consiste em componentes unitários de conhecimentos que reunidos formam uma aula a distância (LOYOLLA, Waldomiro & PRATES, Maurício, 2001). A Unidade de Aprendizado, uma vez acessada pelo aluno, leva-o à obtenção da informação através de três fases: difusa (realizada instantaneamente através de um slide), analítica (realizada através de obtenção de documentos multimídia endereçados por hyperlinks) e sintética (realizada através de testes ou avaliações on-line) .

A metodologia Educação a Distância Mediada por Computador é caracterizada pelo seguintes elementos:

·       Priorização do projeto pedagógico.

·       Adequação do projeto tecnológico em razão do pedagógico.

·       Interação, integração e colaboração do aluno com o material didático, os demais alunos e o professor.

·       Articulação entre teoria e prática (estudos de caso, exemplos).

·       Enfatização do trabalho em grupo.

·       Maximização da confiabilidade dos processos de avaliação.

 

Usa-se esta metodologia como base para todo o trabalho de arquitetura e estruturação de linguagem nos conteúdos dos cursos oferecidos.

 

 

3 – ABORDAGEM PEDAGÓGICA ADOTADA

 

Um dos marcos que definem a nova cultura de aprendizagem da Sociedade de Informação é a necessidade de se aprender a aprender ou ensinar a aprender. Portanto, é imprescindível que se estruture estratégias adequadas a cada situação.

A psicologia da aprendizagem determina dois métodos que podem ser adotados. Existem dois métodos determinados pela psicologia da aprendizagem que podem ser adotados. O método condutista, desenvolvido por Skinner, baseia-se na repetição e associação da informação, gerando a aprendizagem denominada associativa. Já o método construtivista, desenvolvido por Piaget, Ausubel e Vigotsky, considera a construção do conhecimento como uma interação entre o que já se sabe e o que se está aprendendo. Neste método, aprender é construir modelos para interpretar a informação nova, reestruturar o que já se sabe em função da informação aprendida, construir o conhecimento.

Quanto mais abertas e variáveis são as condições em que os alunos devem aplicar seus conhecimentos e habilidades adquiridos, mais relevante é a aprendizagem construtivista. E, ao contrário, quanto mais repetitivas e rotineiras são estas condições, mais eficaz é a aprendizagem associativa.

Ambos os processos são integrados hierarquicamente, constituindo níveis alternativos de análise de uma mesma atividade de aprendizagem. Isto é, sem a acumulação de informação não poderia haver reestruturação, que, por sua vez, possibilitará a aquisição de nova informação.

A legislação brasileira (Decreto n.º 2494 de 10/02/1998, Art. 1º) define que educação a distância “é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

O contexto social em que estamos inseridos nos chama a atenção para a necessidade de formar profissionais adeptos às mudanças e transformações da vida cotidiana.  Sendo assim, o modelo construtivista é a nossa base, pela sua capacidade de gerar conhecimentos transferíveis a uma ampla gama de situações. A responsabilidade e autonomia, permitem ao aluno aprender a aprender, objetivo básico da educação contemporânea.

Para que o material de estudo possa ser compreendido, deve apresentar uma organização interna, uma relação lógica entre os diferentes conceitos apresentados – que não sejam grupos isolados de módulos e unidades de aprendizagem. Além disso, o vocabulário deve ser adequado à uma linguagem familiar ao aluno. A organização dos materiais de estudo facilita a recuperação da informação, facilitando a transferência do conhecimento à prática profissional.

 

 

4 – A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE INFORMAÇÃO

 

Desenvolveu-se um modelo de processamento dos módulos em que são divididos os cursos. Este modelo foi elaborado buscando a eficiência máxima dos conteúdos e a efetivação do objetivo maior que é educar. Com isto, foram adotados os seguintes tratamentos:

-                Objetividade da linguagem, respeitando o tema dos cursos oferecidos

-                Arquitetura do conteúdo (hierarquizações, padrões gráficos)

-                Gerenciamento dos textos (atualizações e aprofundamentos).

O processamento das aulas visa um melhor desenvolvimento didático do texto e funciona como uma edição e supervisão do material que é preparado pelos professores. Esse trabalho é realizado por uma equipe de jornalistas que utilizam conceitos de linguagem –  de como torná-la mais acessível, eficiente e completa – e de arquitetura do conteúdo, definindo estratégias para melhorar a comunicação social e visual dentro dos cursos.

Tendo em vista que o ensino a distância requer do aluno esforço e dedicação maiores que na educação presencial – em razão de fatores que podem dispersar sua atenção, ainda mais na Internet – definimos quais as características e funções de um módulo (unidade) e como elaborá-lo didaticamente, formando um conjunto organizado, sequenciado e integrado com os demais:

·       Motivação - (provocar e manter o interesse do aluno)

·       Relação com outros conhecimentos (processo de aprendizagem significativo)

·       Objetivos - (metas a serem atingidas em cada módulo)

·       Conteúdos - (conhecimentos que se tem a oferecer e receber)

·       Métodos - (didática adotada)

·       Materiais - (slides, vídeos, ilustrações, voz, chats etc.)

·       Estratégias - (operações utilizadas para otimizar o conteúdo)

·       Atividades - (exercícios propostos, automáticos ou estudos de caso)

·       Sistemas de avaliação - (auto-avaliação, com atividades de múltipla escolha, ou exercícios dissertativos enviados pelo aluno ao e-mail privado do professor)

Os especialistas em conteúdo devem analisar e decidir qual é a melhor seleção de temas para formar diferentes unidades de aprendizagem.

 

 

4.1 – Linguagem

 

A linguagem oferecida pelos cursos a distância online deve ser diferenciada daquela utilizada nos conteúdos distribuídos através de impressos, assim como aqueles direcionados para a televisão e rádio também o são. Preparar um conteúdo para a Web é muito diferente de prepará-lo para meios impressos. Segundo o pesquisador da rede Jakob Nielsen, 79% dos usuários da Internet “escaneiam” a página, em vez de lerem palavra por palavra. A leitura em tela de computador é 25% mais lenta que no papel.

Em razão dessas dificuldades de leitura, o aprendizado deve atentar para técnicas que facilitem o estudo via Web, quais sejam:

·       O estilo deve ser o mais simples e utilizado no sentido habitual.

·       Imagens ou elementos multimídia podem emitir dados, porém devem ser devidamente legendados.

·       Usar sempre parágrafos e sentenças curtas.

·       Evitar conectar sentenças com conjunções.

·       Organizar as frases que estiverem invertidas.

·       As frases e parágrafos devem enunciar idéias com princípio, meio e fim.

·       Atentar para a credibilidade do texto.

·       Usar sempre fontes idôneas de citação e bibliografia.

·       Manter os verbos da voz ativa e de preferência no presente.

·       Tentar estimular a passagem de hyperlinks ao final de cada tela.

·       Reduzir a quantidade de texto mas não de informação.

A simplicidade expositiva é a chave da compreensão. Clareza, objetividade e acessibilidade são as características mais importantes na linguagem oferecida em cursos de educação a distância, a função é  tornar  as aulas mais acessíveis ao aluno, de maneira que ele possa aprender e avançar no programa com maior facilidade.

É necessário que se elabore um glossário que esclareça termos novos ou pouco usuais presentes no texto. Com a Internet é possível usar esse recurso utilizando popups (novas janelas) em que o aluno não perde sua localização no módulo, nem tem a necessidade de buscar um dicionário impresso ou online.

Porém, a linguagem deve respeitar os aspectos de cada curso. Nas aulas dos cursos de extensão em Direito, por exemplo, o texto é mantido com linguagem forense, devidamente esclarecidas no glossário para que os graduandos não tenham dificuldades no entendimento.

 

 

4.2 – Arquitetura de conteúdo

 

A arquitetura de conteúdo nas aulas online visa a eficiência da navegabilidade e da compreensão do aluno. Ela compreende a estruturação e ordenação dos conteúdos.

As aulas devem ser organizadas de maneira coerente com o índice, os objetivos, a introdução etc., em ordem crescente, decrescente, mista, ou como quer que tenha sido concebida a estrutura lógica da disciplina.

A disposição obedece um modelo, que é flexível, de organização e hierarquização do conteúdo. As idéias fundamentais ou nucleares devem destacar-se das secundárias. Convém frisar esta relevância em tópicos separados, marcando estes elementos com um desenho gráfico que dê uma identidade fixa a cada um deles.

O modelo de processamento de módulos obedece o seguinte roteiro de estrutura:

·       Índice

·       Introdução

·       Objetivos

·       Conteúdo

-                Conceito central

-                Definição

-                Caracterização

-                Exemplificação

-                Sintetizando (Resumo)

-                Atividade de auto-avaliação

·       Estudo de caso

·       Sites para pesquisa

·       Bibliografia

·       Leitura recomendada

·       Glossário

·       Ampliações (Material complementar)

Além disso, foi adotado um padrão gráfico para corpo do texto, títulos e subtítulos, conceitos primários e secundários, exemplos, exercícios etc. Recursos de destaque também são utilizados (tipos de letra – negrito, sublinhado; tamanhos, numeração de seqüências de conteúdo;  cores).

O conteúdo maciço deve ser dividido em partes. A pirâmide invertida utilizada no jornalismo (onde o mais importante está no começo) pode ser de grande utilidade, facilitando a leitura e o entendimento. A informação pode ser aprofundada em camadas interrelacionadas, indo do básico ao mais complexo. É interessante criar hyperlinks que permitam o aluno se situar em relação ao contexto.

É importante enlaçar os novos conteúdos com os antigos e que os estudantes tenham consciência disso (estabelecendo indicadores como “igual a...”, “como no...”) remetendo o aluno à informação básica anterior, mencionando-a ou anexando-a.

 

 

4.3 – Gerenciamento de informações

 

Atualmente a informação “envelhece” mais rapidamente, os materiais didáticos escritos tornam-se obsoletos para serem reproduzidos com o passar dos anos, principalmente tratando-se de cursos cujo tema está relacionado à tecnologia.

O conhecimento não pode ser estático. Por isso, faz-se necessário um gerenciamento do conteúdo dos cursos a distância e uma constante atualização dos mesmos.

Nos cursos, esse levantamento é feito minuciosamente e solicitado ao professor responsável pelo conteúdo, para que, regular e frequentemente, atualize ou aprofunde temas tratados superficialmente.  A gerência de conteúdo é feita por profissionais de comunicação que utilizam-se de técnicas de reportagem e do uso do lead jornalístico (o que, quando, onde, como, por que, quem), devidamente adaptado.

 

 

5 – RESULTADOS

 

O adequado uso da Metodologia EDMC® para a composição do conteúdo de cursos On Line, com as descritas linguagem e arquitetura de conteúdos, tem levado a obter-se um significativo sucesso em tais cursos. Há ainda que ser salientado que tal metodologia tem sido utilizada no oferecimento de cursos profissionais de extensão, onde o aluno busca o real aprendizado para uso profissional imediato e não apenas um certificado que, por si só traz uma motivação. Portanto, nestes casos, o conteúdo e a abordagem pedagógicas têm que provocar uma significativa aderência do aluno ao curso pois, caso contrário, a evasão é imediata. O sucesso desta abordagem pode ser medido através de forte aderência dos alunos às dezenas de cursos oferecidos pelo programa, devidamente medido pelos índices de inadimplência que atingem patamares variáveis entre 3 e 4%, conforme mostra a figura 1. A correção da abordagem adotada também pode ser certificada através do crescente interesse apresentado por pessoas que acessam o site dos cursos e tornam-se inscritos no programa, como mostra a figura 2.

 

Figura 1 – Evolução dos inscritos nos cursos e do índice de evasão

 

 

Figura 2 – Evolução de acessos ao site e de alunos inscritos nos cursos

 

 

 

 

6 – BIBLIOGRAFIA

 

AZEVEDO, Wilson. Muito Além do Jardim de Infância. O desafio do preparo de alunos e professores online. Revista Brasileira de Educação a Distância, ano 6, n.º 36, setembro/outubro de 1999.

 

KEARSLEY, Greg & MOORE, Michael. Distance Education: a system view. Belmont – USA: Wasdsworth Publishing Company. 1996.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.

 

LITTO, Fredric. M; entrevista no Jornal O Globo em 08 de outubro de 2001.

 

LOYOLLA, Waldomiro & PRATES, Maurício. “Metodologia de Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC): resultados de sua aplicação em diversos níveis educacionais no biênio 1998-2000.”, anais do VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, São Paulo, SP, 2000

 

LOYOLLA, Waldomiro & PRATES, Maurício. “Ferramental Pedagógico de Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC)”, anais do VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, Brasília DF, 2001.

 

MORKES, John & NIELSEN, Jakob. Concise, scannable and objective: how to write for the Web? (http://www.useit.com/papers/webwriting/writing.html) 

 

MEEKS, Cristopher. Style as substance. (http://www.efuse.com/Design/wa-style_as_substance.html)

 

MEEKS, Cristopher. More Better Writing (http://www.efuse.com/Design/wa-more_better_writing.html)